sábado, 21 de outubro de 2017

NEVES: DO PASSADO GLORIOSO À DECADÊNCIA NAS NOVELAS DA GLOBO

Neves na década de 20 e cena da novela "A Força do Querer" no bairro gonçalense

Quem passa hoje por Neves não imagina que aquele bairro feio já teve um passado rico e glorioso.

Para quem não sabe, na época que São Gonçalo era conhecida como a Manchester Fluminense (alusão à cidade inglesa por ter várias indústrias), Neves era mais importante que o Centro do município. 

Por conta da concentração de grandes indústrias na região, Neves era o centro do poder político, cultural e econômico de São Gonçalo. É lá que se reunia a classe política e a elite gonçalense.

A movimentada estação de trem, cinemas, bares, cafés, clubes e as grandes indústrias faziam de Neves um esplendoroso lugar.

Atualmente, lamentavelmente, Neves não tem mais nada de seu rico e glorioso passado. A única marca do passado que sobrou, o prédio da antiga estação de trem, serve hoje de arquivo e carceragem para a 73ª DP - que serve também de locação para cenas de filmes e novelas globais.

Ontem (20/10), por exemplo, o último capítulo da novela "A Força do Querer" mostrou a personagem Bibi (Juliana Paes) deixando o presídio de Neves ao lado de sua mãe, interpretada pela atriz Elisângela. Na cena aparecem ônibus da Viação ABC e do Consórcio São Gonçalo. Assista AQUI.

Mas essa não foi a única cena da novela gravada em Neves. No capítulo da última quarta-feira (18/10), os personagens  Sabiá (Jonathan Azevedo) e Rubinho (Emílio Dantas) também apareceram deixando o mesmo presídio, e no fundo da imagem aparece um ônibus da Coesa. Assista AQUI.

Pois é, do glorioso passado à decadência retratada nas novelas da Globo... Neves não merecia essa triste realidade! Lamentável!

Confira abaixo algumas imagens antigas do bairro:

Neves - década de 20


Estação de Neves - 1938
Neves - década de 50


Cinema Neves


Siderúrgica Hime

Siderúrgica Hime

Praça Vila Lage

Vila operária - Vila Lage

Cenas da novela "A Força do Querer"

Sabiá (Jonathan Azevedo) deixando o presídio de Neves

 
Bibi (Juliana Paes) deixando o presídio de Neves

D. Aurora (Elisângela) e Bibi (Juliana Paes)



Fotos: Acervo Memor, internet e reprodução da novela

2 comentários:

  1. exelente lembrança do bairro onde nasci ,1948 em neves são gonçalo rj.

    ResponderExcluir
  2. Dá uma enorme tristeza quando passo por Neves vindo do Centro de SG sentido Niterói. Quando a Siderúrgica Hime foi desativada, os comentários é que ali seria construídos diversos condomínios sendo que a frente seria preservada. O que vemos hoje é a fachada que prometeram manter a preservação, está tudo largado a exemplo de diversos imóveis dos dois lados da rua principal em estados precários e ninguém faz nada desde os anos 70, MUITO TRISTE. Pra piorar o tal MUVI que resolverá o lado referente ao transporte, nada fará para recuperar as saudosas estações de trem que estão abandonadas desde o fim da Leopoldina pobre São Gonçalo...

    ResponderExcluir