domingo, 3 de junho de 2012

A influência das redes sociais em São Gonçalo



As redes sociais são um fenômeno totalmente consolidado em nossa atualidade. Não era só uma febre passageira, como muitos imaginavam. Os sites de relacionamentos definitivamente fazem parte da dinâmica da nova realidade.

Já há um tempinho, as redes sociais vêm fazendo parte integrante da vida de muita gente: entrar várias vezes ao dia, postar alguma coisa, compartilhar, visitar perfis alheios ou somente dar uma olhada na própria página no site de relacionamento em que está inscrito, virou um ritual para milhões de pessoas em todo o mundo.

Ideias, piadas, críticas e engajamentos a causas sociais, culturais e políticas ganham dimensão e repercussão de forma extramente rápida e eficaz.

Na última quinta-feira (31/05), tivemos outro exemplo da influência das redes sociais em questões políticas, em São Gonçalo: a Câmara Municipal aprovou a Lei da gratuidade nos ônibus de uma porta e microônibus para os idosos, estudantes e portadores de necessidades especiais. (Confira AQUI)

Se não fosse a pressão popular, com a ajuda do Facebook, essa Lei não teria sido aprovada.

O vereador Marlos Costa (PT), muito atuante na internet, reconheceu a influência das redes sociais na decisão da Casa Legislativa para a aprovação da Lei:

“Conseguimos ontem à noite na Câmara, a correção de uma injustiça: aprovamos lei que garante a gratuidade nos ônibus de uma porta e microônibus da cidade para os idosos, deficientes e estudantes. Vitória da mobilização popular! Aprovamos emenda que garante que independente de recadastramento, todos aqueles que já tem passe (riocard), sejam beneficiados imediatamente, na data da promulgação da lei. Não tenho dúvida que a força das redes sociais, especialmente do facebook foi fundamental. Um novo tempo na política gonçalense se inicia: o tempo da transparência e da participação popular.”, declarou o parlamentar em sua página no Facebook.

Mas como eu disse acima, esse não foi o único fato em que as redes sociais mobilizaram os gonçalenses em questões políticas.

Demolição do centenário centro de Umbanda, em Neves

O Território Gonçalense e as redes sociais foram os responsáveis pelo forte debate em São Gonçalo sobre a demolição do primeiro e centenário terreiro de Umbanda do país, instalado em nosso município.

Clique no link abaixo para conferir:


Exoneração do secretário de Niterói, Wolney Trindade

O Território Gonçalense e as redes sociais promoveram um forte debate na cidade sobre o ato racista do secretário municipal de Niterói, Wolney Trindade, contra os gonçalenses, no episódio envolvendo os Supermercados Guanabara.

A mobilização popular foi tão grande que o secretário niteroiense não resistiu: pediu para sair.

Clique no link abaixo para conferir:


A mudança do nome da Praça Chico Mendes para Praça da Bíblia

Através das matérias do Território Gonçalense, o episódio envolvendo a atitude autoritária do Governo Panisset, de mudar o nome da Praça Chico para a Praça da Bíblia, também teve grande repercussão nas redes sociais ao ponto de a Prefeitura voltar atrás e dizer que nunca tivera a intenção de mudar o nome daquela área de lazer.

Confira nos links abaixo:



A repercussão no Facebook:

 
Mas depois que a poeira abaixou, num gesto de total desrespeito e evidente autoritarismo, a Prefeitura colocou no local uma placa anunciando a construção da Praça da Bíblia, e novamente o fato repercutiu nas redes sociais.


Com a nova pressão popular, a Prefeitura então colocou uma placa no local anunciando a reforma da Praça Chico Mendes.

 
Mas vejam só que amadorismo e mico político: São Gonçalo é o único lugar do mundo onde será realizado, num mesmo espaço, a construção e a reforma de uma praça.



Como podemos constatar, meus queridos leitores, o debate nas mídias sociais (Blog + redes sociais) está completamente consolidado em São Gonçalo.

A influência das redes sociais hoje na sociedade gonçalense é uma realidade comprovada.

Em vez de alguns políticos e defensores do Governo Panisset ficarem fazendo acusações descabidas a alguns veículos da internet, deveriam é inovar as suas estratégias e posicionamentos políticos.

A verdade é que o mundo mudou. As pessoas estão mais informadas e antenadas com os assuntos relacionados a sua realidade. Isto é fato!

Aqueles que não se inovarem vão perder oportunidades e o trem da história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário