quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Prioridade de Pezão agora é a construção do BRT de São Gonçalo, que promete inaugurar até 2018. Ou: começaram as promessas vazias das eleições de 2016

 

Antes, a prioridade do Governo do Estado para São Gonçalo, em períodos pré-eleitorais, era a construção da Linha 3 do Metrô. Agora, segundo o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, é a implantação do BRT que ligará os municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí no trecho da RJ-104. De acordo com Osório, durante um seminário realizado ontem (17/11) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), as obras do corredor expresso de ônibus do lado de cá da Baía deverão ser concluídas até 2018. A meta do Governo é transportar 200 mil passageiros por dia útil nos corredores desse BRT intermunicipal.

"Temos um caso de sucesso na cidade do Rio e, agora, o estado planeja levar o sistema BRT para o transporte intermunicipal. O BRT do Leste Metropolitano é fundamental para a Região Metropolitana, que não tem nenhum meio de transporte de alta capacidade", explicou Osório. No projeto, está prevista ainda a integração com a Linha 3 do metrô, que ligará Niterói a São Gonçalo, e a integração com o corredor Transbrasil, possibilitando a criação de um sistema integrado de transporte público. Ainda de acordo com o secrertário, o projeto conceitual já está pronto: "Está sendo apreciado pelas prefeituras de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí".

Porém, para que isto aconteça o projeto precisa estar no Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, que será votado pela Alerj e que define as diretrizes e projetos que serão desenvolvidos pelo estado nos próximos anos. Ou seja, nada está certo ainda. A única coisa que podemos concluir desse assunto é que tudo não passa, por enquanto, de promessas vazias que visam influenciar as eleições de 2016, principalmente as candidaturas dos candidatos a prefeito apoiados pelo Governo Estadual.


2 comentários:

  1. BRT na RJ 104 é o cúmulo!! Vão ser gastos muito maiores do que o trajeto da linha 3... Sem falar que se isso for mesmo pra frente, imaginem durantes as obras, sair de SG para Niterói vai ser uma missão quase impossivel!! BRT não é trará melhoria alguma para nós, interditar a RJ 104 para obras de BRT vai ser o caos total... Acordem!! O dinheiro gasto em obra do BRT é quase o mesmo da Linha 3!! Eles mascaram valores e criam ilusões... Só de desapropriações pela via seriam valores absurdos de indenizações, quando o trajeto da linha 3 está praticamente livre!!!
    Ah mas ta certo! Afinal protestaram contra o Cabral no "oba oba", mas na hora do vamos ver elegeram Pezão... O povo merece!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem do que, o metro ira fazer concorrência direta com os ônibus, já o BRT é formado por um consorcio de empresas de ônibus, ou seja, fica tudo em casa, eles não são loucos de querer enfrentar Jacob Barata o rei dos ônibus.

      Excluir