quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Lixo e Prefeitura: uma relação nojenta em SG


Lixeira a céu aberto na Rua Raul Veiga, em Alcântara - Foto: Vagner Rosa

Não é de hoje que o lixo em São Gonçalo vive no centro das atenções.

Há anos, as lixeiras a céu aberto nas principais vias da cidade e as falhas no serviço de coleta do lixo vêm sendo motivos de reclamações por parte da população gonçalense.

Por outro lado, a relação entre a Prefeitura e as empresas de limpeza urbana sempre foram conflituosas – em junho de 2009, o Governo Panisset trocou a Serviflu pela Marquise devido aos péssimos serviços prestados pela empresa anterior.

Depois de uma certa regularidade nos serviços, agora, os problemas se repetem: acúmulo de lixo em vários bairros e a Marquise responsabilizando a Prefeitura pelo problema.

Por conta de uma dívida de aproximadamente R$ 14 milhões da Prefeitura com a Marquise – valor apurado pela auditoria que vem sendo realizada nos contratos firmados pela administração anterior –, a empresa teria reduzido o efetivo nas ruas e a coleta do lixo passou a ser feita apenas uma vez por semana, o que vem provocando muitas reclamações dos moradores por causa do acúmulo de resíduos.

O novo secretário de Infraestrutura e Urbanistmo, Antônio José Raymundo Sobrinho, promete resolver essa questão o mais rápido possível.

– A população não pode ser prejudicada pela falta da coleta de lixo, é uma questão de saúde e estamos todos preocupados. É nosso compromisso resolver essa questão o mais rápido possível. Sabemos onde está o problema, fizemos um relatório e vamos comunicar a empresa para entrarmos em um acordo – afirma Sobrinho.

Vamos torcer para que no Governo Mulim, as questões relacionadas ao lixo da cidade sejam tratadas com seriedade. Além de ser um problema que envolve a saúde dos habitantes, as imagens das lixeiras a céu aberto pelas ruas de São Gonçalo também nos envergonham profundamente.

Leia também:

Um comentário:

  1. Pelo menos aqui na rua onde eu resido no bairro do Gradim, a coleta de lixo está normal mesmo com estes transtornos, enquanto em algumas partes daqui do bairro, já vi montanhas de lixo.

    ResponderExcluir