segunda-feira, 21 de julho de 2014

Nova promessa de UPP para São Gonçalo


Prometida inicialmente pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, para o primeiro semestre deste ano (veja aqui), a instalação das novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nos municípios de São Gonçalo, São João de Meriti e Belford Roxo tem agora uma nova previsão para sair do papel: somente em 2015. É o que informa a matéria publicada hoje pelo jornal O Dia (veja aqui).

Segundo a matéria, a onda de crimes praticada por bandidos do Complexo da Maré foi a responsável pelo adiamento do sonho de paz dos moradores da Baixada e São Gonçalo, ou seja, a prioridade das intervenções policiais se voltou para a segurança daquela comunidade carioca.

O jornal ainda informou o aumento do índice de criminalidade no período em que houve o adiamento da retomada dos territórios. Os dados foram registrados pela 74ª DP (Alcântara), responsável pela região que corresponde ao Complexo do Salgueiro – área onde seria instalada a UPP.

De janeiro a maio (período em que a área seria ocupada), foram registrados 1.330 roubos a pedestres e 67 homicídios. No mesmo período de 2013, foram 942 roubos e 64 mortes. Confira no quadro abaixo:

Foto: arte O Dia

E agora vem o governo dizendo que a UPP só será instalada em 2015. Será que dá para acreditar nesta nova promessa? Estamos em campanha eleitoral, nem sabemos quem será o governador no ano que vem. E vale ainda lembrar que foi prometido também um reforço policial para São Gonçalo após o término da Copa do Mundo (veja aqui). Pois bem, estamos no aguardo do cumprimento dessa promessa. Mas é bom destacar que a violência não espera.

2 comentários:

  1. Sinceramente sinto vergonha dessa situação. A prova de toda incapacidade do Estado gerar segurança para o cidadão resume-se em instalar UPP!!!

    ResponderExcluir
  2. Estamos perdidos em São Gonçalo! No Colubande,Capote e adjacências, os assaltos sao frequentes, diários, constantes. Acostumou-se a sair de casa com alguma coisa para ser roubado para não ser morto por aqui. Tomo conhecimento de pelo menos uns 7 a 8 assaltos por semana. Isso precisa mudar. Onde esta nossa polícia?

    ResponderExcluir