segunda-feira, 29 de março de 2010

Editor do Blog Território Gonçalense participa do II Encontro de Blogueiros e Internautas promovido pelo Governo do estado do Rio de Janeiro

Eu, de camisa cor bege, da esquerda para a direita


O Núcleo de Comunicação Digital do governo do Estado promoveu, na última sexta-feira (26), o II Encontro com blogueiros e internautas – o primeiro aconteceu em 12/03 com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, o de sexta foi com a Secretaria Estadual de Transportes–, aonde foram abordadas questões relacionadas aos transportes com o secretário da pasta, Júlio Lopes.

O encontro contou com os seguintes nomes do mundo virtual: com as blogueiras cariocas Claudia Figueiredo e Celma Capeche (Grupo Grande Tijuca), e do blogueiro Gustavo Sirelli (Andei Pensando). Niterói foi representado pelo internauta Felipe Pacheco, do site OCD Holding, e São Gonçalo, por mim (Território Gonçalense) e pelo internauta Joel Vasconcelos, da comunidade São Gonçalo, no Orkut.

Os cariocas eram todos do tradicional e charmoso bairro da Tijuca. Eles abordaram questões sobre o trânsito da região, a superlotação nos carros do metrô, entre outros problemas.

O niteroiense falou sobre o novo e polêmico corredor viário da Alameda São Boaventura, inaugurado na segunda-feira passada (22).

Questões gonçalenses

Já os assuntos referentes a São Gonçalo abordados por mim e pelo Joel foram a implantação das Barcas ligando São Gonçalo a Praça XV e a Linha 3 do Metrô. Dissemos ao secretário que essas obras parecem factóides, pois são promessas de todas as eleições que nunca saem do papel.

Segundo o secretário, as Barcas para São Gonçalo é um projeto inviável porque o nosso litoral é impróprio para uma estação. Seria necessário fazer dragagens constantemente na área de desembarque, elevando com isso o custo de manutenção.

Indaguei também sobre o prazo para iniciar as obras da Linha 3 do Metrô. O secretário disse que agora só depende da liberação do Tribunal de Contas da União (TCU), que embargou o projeto por causa de problemas orçamentários apresentados na execução do projeto no governo anterior.

Reforcei que a população gonçalense está cansada dos discursos eleitoreiros e indignada com os factóides políticos. E o indaguei novamente se ele tinha uma perspectiva de quando as obras teriam inicio após a liberação do TCU? Ele disse que não tinha como prever devido ao embargo do TCU, e pediu para que pressionássemos também o Tribunal de Contas para que liberasse logo as obras.

O Joel também falou sobre o Bilhete Único, chamando a atenção para a carência de ônibus urbanos nas linhas da região de Alcântara para o Rio e relatou sua própria experiência ao pegar muito engarrafamento na Alameda durante as obras do corredor viário, e que agora não podia usar a via porque praticamente não há ônibus com BU por lá, partindo de Alcântara.

O secretário prometeu tomar providências, Joel disse que iria cobrá-lo, e ele replicou que o nosso orkutiano gonçalense podia enviar-lhe e-mails cobrando a solução do problema.

Encontro esclarecedor

Gostaríamos de ter discutido outros tópicos que estavam em nossa pauta, só que em virtude do atraso do secretário que teve um chamado inesperado do governador, tivemos que deixá-los de fora do debate, mas mesmo assim o encontro foi proveitoso e esclarecedor.

Novo Encontro

Ficou aberta a possibilidade da realização de um novo encontro, quando então poderemos ter mais tempo para discutir outros assuntos e para conhecermos também os projetos do governo na área de transportes. Ficaremos no aguardo de um novo convite.

E por falar nisso eu não poderia deixar de registrar aqui a satisfação que tive de ter participado desse 2º Encontro e de parabenizar toda a equipe do Núcleo de Comunicação Digital que organizou e abriu esse canal de comunicação possibilitando um diálogo democrático entre a sociedade e o governo do Estado.

Obrigado pela oportunidade e até o próximo encontro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário