terça-feira, 22 de maio de 2012

VIAGEM NO TEMPO EM SÃO GONÇALO


São Gonçalo - área onde atualmente está localizada a Praça Zé Garoto e ao fundo a Igreja Matriz  (1920)


Como é bom ver imagens antigas. É uma viagem ao tempo e a história.

Dia desses, me emocionei vendo alguns registros antigos do nosso município, no Grupo “Amigos de São Gonçalo”, no facebook.

Entrei em contato com o Sr. Sérgio Toledo Rodrigues, autor das postagens e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo, para pedir-lhe a permissão para publicá-las aqui no blog.

Com a autorização prontamente cedida, eis, abaixo, algumas fotos:


Colégio - Rua Nilo Peçanha - década de 20

Cinema em Neves - década de 30

Vila operária - bairro Vila Lage (década de 20)

Bairro Vila Lage (década de 50)

Cinema em Paraiso - década de 30

Prefeitura Municipal de São Gonçalo - década de 20


Pronto-Socorro municipal  - década de 20

Rodo - trecho que atualmente abrange as avenidas Presidente Kennedy e 18 do Forte (década de 20)

Avenida Dr. Albino Imparato - Jardim Catarina (1948)

Estação de Trem do bairro Raul Veiga - Alcântara (década de 20)

Fazenda Colubandê quando não havia ainda a rodovia (década de 30)

Fazenda Colubandê - década de 70

Centro do Alcântara - 1948

Igreja São Pedro de Alcântara - década de 70

Praça Carlos Gianelli - Alcântara (década de 70)

Sede da Fazenda Jacaré do Barão de São Gonçalo - década de 70

Praça do Rodo (década de 70)
Praça do Rodo (década de 70)

Praça do Rodo (década de 70)

Cine São José...hoje, Igreja Universal do Reino de Deus

Clube Mauá

Fonte das fotos: 

Página Facebook "Amigos de São Gonçalo"

Site História de São Gonçalo

AMAJAC

29 comentários:

  1. Gostei da iniciativa do Sr. Sérgio Toledo Rodrigues em mostrar como era São Gonçalo antigamente. Curti as fotos, mas as que me surpreenderam foram os cinemas nos bairros do Paraíso e Neves e o extenso matagal na área onde fica a praça do bairro Zé Garoto.

    Caro Vagner, será que o Sr. Sérgio Toledo Rodrigues tem alguma foto do antigo Cine Santa Maria? (Este cinema extinto é atualmente Igreja Universal do Reino de Deus no bairro do Porto da Madama, que é vizinho ao bairro do Paraíso)

    Que você poste mais fotos antigas de São Gonçalo em todos os meios do TG. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jean! Tudo bem?

    O Sr. Sérgio Toledo talvez tenha sim essa foto que você gostaria de ver. Ele é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo. Entre em contato com ele através de sua página no facebook (o link está no final das postagens acima)

    Fico feliz por você ter gostado das fotos. Com certeza postarei outras.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Prezado José Carlos Policarpo, tudo bem?

    Tenho enorme satisfação em poder divulgar um pouco da história do nosso município. Gostaria de poder fazer muito mais.

    Quanto mais gonçalenses souberem da nossa rica história, mais orgulhosos ficarão de São Gonçalo.

    Obrigado pelo seu reconhecimento ao Território Gonçalense!

    Grande abraço!
    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  4. Vagner,

    Eu ainda não tinha visto essa publicação. Realmente muito interessante!

    Curiosidade: salvo engano meu, ainda existem as ruínas do Patronato de Menores ao lado da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Patronato. O segundo andar não existe mais e o primeiro andar está completamente em ruínas, bastante deteriorado.

    Outra questão importantíssima! Descobri hoje, ao passar pela Estrada do Boqueirão Pequeno, que será erguido um condomínio no terreno do Mimi, onde havia o palacete. O muro foi pintado e haviam uns rapazes que me informaram isso. Eu sei que já não há ruínas há muito tempo, mas não seria interessante aproveitar aquele maravilhoso espaço para a criação de um parque municipal, do qual nossa cidade tanto carece? No lugar do palacete, poderia haver um prédio moderno, para servir de centro cultural, de museu ou qualquer outro equipamento que promovesse a cultura na cidade.

    Fica aí a sugestão de artigo, Vagner!

    Ah, quero muito ver as fotos do antigo Cinema Santa Maria! Devia ser o maior da cidade, além de ser, de longe, o mais bonito, na minha opinião. Moro muito próximo e, com todo respeito à Igreja Universal (que poderia se instalar em outro prédio), gostaria muito de vê-lo reformado e integrado à estação de trem da Madama, que deverá ser transformada, um dia, em espaço cultural, de acordo com o projeto aprovado do Marlos Costa.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ademir disse:sempre procuro fotos antigas de São Gonçalo e adorei estas,valeu galera do território!

    ResponderExcluir
  6. Olá gostei das fotos antigas do meu município. Tenho uma pergunta a fazer. Há duas enormes palmeiras imperiais plantadas na avenida São Miguel, quase na altura da avenida 18 do Forte. Disseram-me que elas ladeavam a entrada de uma antiga fazenda e quase perto delas havia uma grande fonte de mármore muito antiga (não sei se ainda existe) e cuja origem era desconhecida. Atrás da Igreja Assembleia de Deus do Mutuá havia, há muitos anos (década de 60) muitas mangueiras plantadas e entre elas havia troncos muito antigos, grossos e com argolas enormes cravadas neles e enferrujadas. Diziam ser do tempo da escravidão. Alguém do Instituto Histórico sabe a origem das palmeiras, se havia uma fazenda ou se há documentos sobre esses fatos? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus! Conseguiram destruir a cidade! Me lembro que quando eu era criança eu assitia desfile de fantasia de luxo, na TV Tupy, direto do Clube Tamoio. São Gonçalo perdeu seu espaço no estado do Rio de Janeiro, hoje nem mesmo o imenso número de eleitores desperta respeito no governo do estado. Mas me digam uma coisa: O que seria a MAMADEIRA DANÇANTE do Clube Mauá? Uma matinê?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, comunidade "Amigos de SG",

    Moro no Bairro Vila Lage há 41 anos(desde que nasci) e fiquei muito feliz com essa página por resgatar a memória de um Bairro de grande importância no cenário fluminense de crivo sócio-econômico. Não somente pelo fato de ser cidadão, mas porque sou arquiteto e sempre quis fazer algum tipo de trabalho que seja passado as gerações seguintes. Meu pai Flávio Rocha foi presidente do Clube Vila Lage por 18 anos e tenho muitas fotos dos bailes da década de 60, 70 e 80 assim como fotos de carnaval. Caso estejam interessados, me contactem por e-mail : rocharq@ig.com.br

    Forte abraço

    Fernando Rocha

    ResponderExcluir
  9. Amigos,

    Além da colaboração iconográfica que disponho ao site, também tenho dissertação de mestrado aprovada pela UFF em 2009 no centro tecnológico com trabalho de acessibilidade em São Gonçalo.

    ResponderExcluir
  10. Vagner, sempre é bom ver ou rever a nossa cidade nos tempos antigos. Ainda deve haver muitas fotos escondidas em baús em algum lugar. Um dia eles aparecerão.
    Gostaria de fazer uma observação: Eu morei desde dos meus cinco anos na 18 do Forte e posso dizer que a foto onde mostra o "Rodo trecho que atualmente abrange as avenidas Presidente Kennedy e 18 do Forte (década de 20)" não é esse trecho. parece-me que é o cruzamento da rua Jaime Figueiredo com a Rua Capitão João Manoel. Os trilhos ficavam em uma parte alta da rua e havia uma cancela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel, tambem acho que e' um outro lugar. Puxei pela minha memoria, depois conferi no Google Maps (street view) e tenho quase certeza que e' no cruzamento da Rua Mauricio de Abreu com Silva Jardim (Entre Vila Lage e Neves). Se reparar bem nos detalhes da fachada... creio que e' o predio mostrado no lado esquerdo da foto. Contudo sem a chamine'

      Excluir
  11. amei adoro conhecer as historias do meu município.

    ResponderExcluir
  12. Prezados bom dia!
    Descobrir está pagina, realizando pesquisa para o meu filho, na escola dele passaram um dever de casa, falando sobre os bairros do município onde ele mora. Gostei muito de saber que existe pessoa que ainda se preocupa com a história da nossa gente. Gostaria de fazer parte desse grupo, em levar para as novas gerações que São Gonçalo é um dos municípios mais importantes do Estado do Rio de Janeiro e até mesmo do Brasil, no contexto Histórico do nosso País. Moro no Bairro Barracão aqui, por onde eu ando vejo a história do nosso município, sendo deteriorados casarões sendo destruídos, sendo erguidos novos prédios e casas. Uma boa noticia é que a Fazenda Engenho Novo, foi novamente tombada e vai virar um ponto turismo.
    Gostaria também de receber fotos antigas do nosso município se possível. Deixo meu e-mail, alexandresoarestst@ig.com.br.
    Um grande abraço a todos.
    Alexandre R. Soares.

    ResponderExcluir
  13. Não existia fiat, gol e chevete em 70, eu tinha 11 anos e ainda lembro de como era o rodo.
    Havia um pequeno círculo no centro e paralelepipedos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também reparei isso; acho que as fotos que estão marcadas como anos 70 na realidade são dos meados dos anos 80...andei muito naquele modelo do onibus Circular 10 da Galo Branco nos anos 80....

      Excluir
  14. Estudei no Instituto São Miguel e no Grupo Escolar Ismael Branco,frequentava o cine Mútua na praça do Mútua São Gonçalo entre 67 e74...será que tens imagens desses locais?? seria muito legal...abç...
    Robson .....Nova Iguaçu..

    ResponderExcluir
  15. Olá !! Alguém pode me dizer pq o nome nova cidade ( bairro ) sua origem ?

    ResponderExcluir
  16. Muito legal ver essas imagens da cidade que nasci e que tenho muito carinho e respeito,gostaria que vcs postasem imagens do saudoso Lavoura,pois ouço falar histórias incríveis a respeito dele.Abraços

    ResponderExcluir
  17. Que sentimento gostoso que é a Saudade de poder através destas fotos trazer as lembranças de um passado tão importante em nossas memórias talvez o cinema exposto uma das fotos não fosse adquirido por uma instituição religiosa teria o mesmo destinos como muitos outros imóveis que hoje até mesmo já não mais existe e lamentável como nossas autoridades seja a nível Municipal e outros órgãos incopetentes não cuidem do que restou do passado de nosso querido município.cabe apenasnos contentar mos em pelo menos termos o privilégio de ver mos fotos como esses e viajar mos no tempo através de nossa memória .
    Agradeço a Deus por ter pessoas como todos vcs que trazem esse sentimento de zelo e respeito pela história de nossa cidade em especial a esse blog e aos que dele fazem parte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico muito contente em saber que essa postagem provoca sentimentos de saudades e boas recordações do passado da nossa querida cidade. O objetivo deste blog é valorizar São Gonçalo em todos os sentidos, principalmente, sua rica história e pontos importantes de seu belo passado.

      E obrigado pelo reconhecimento do nosso trabalho! Abraço!

      Excluir
  18. Amei! Gostaria de ver mais imagens do Bairro Jardim Catarina onde nasci e moro, e também sua história.Parabéns pela inciativa.

    ResponderExcluir
  19. Por acaso, existem fotos antigas do Paraíso; ou do Patronato da época do grande muro de pedras, construído na época dos jesuítas; o qual,o prefeito joaquim Lavoura teve de derrubar para ampliar a rua Francisco Portela(?).

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente, não temos. Se não tivesse acontecido um incêndio numa parte de seu prédio em 2017, talvez a Prefeitura de São Gonçalo tivesse essas fotos. Eu soube que muitos documentos antigos e registros históricos da cidade foram consumidos pelo fogo.

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito de fotos antigas é lindo recordar!!

    ResponderExcluir
  22. Muito bom ver essas fotos antigas de São gonçalo,É uma maravilhosa viagem no tempo,parabéns!!! Top!

    ResponderExcluir
  23. A nona foto não corresponde à legenda. Essa foto é do bairro de Neves e, não trecho da Avenida 18 do Forte. Por favor, ratifiqie a informação.

    ResponderExcluir
  24. Adorei poder ver todas essas fotos. Pena que não tem mais.

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de ver fotos antigas do Cine Nova Cidade.

    ResponderExcluir