sábado, 11 de setembro de 2010

JOSÉ SERRA TEM RECEPÇÃO CALOROSA EM SÃO GONÇALO



Primeiro candidato à presidência da república a fazer campanha em São Gonçalo, o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), foi recebido calorosamente pelo público ontem a tarde (10/09), em Alcântara.

O assédio foi tão grande que Serra precisou se “refugiar” em uma ótica para se recompor. O seu candidato a vice, Índio da Costa, chegou a pedir carinhosamente a multidão para que fosse aberto um espaço para o seu companheiro de chapa passar e assim pudesse cumprimentar as pessoas tranquilamente, além de permitir também o acesso do batalhão de jornalistas ao presidenciável.

Pode parecer exagero, mas a verdade é que as pessoas ficaram extasiadas com a presença de Serra em Alcântara. Talvez, elas tenham ficado emocionadas pelo prestígio que o ilustre político paulista deu ao segundo colégio eleitoral do estado com a sua visita.

No momento da coletiva de imprensa, realizada no meio do calçadão, Serra foi aplaudido pelo público ao prometer, se eleito, um salário mínimo de R$ 600 já em 2011. Ele prometeu também a implantação da Linha 3 do metrô. Segundo o candidato, essa obra é viável por ser possível utilizar uma linha de trem atualmente desativada. “Isso poderá ser feito em prazo breve”, afirmou, sendo novamente aplaudido.

Após a coletiva, o candidato continuou a sua caminhada cumprimentando os transeuntes e sendo muito cortejado pelo público. É fato que ele não vem obtendo bons resultados nas pesquisas de intenção de votos, porém o povo não o rejeita nas ruas, pelo contrário, demonstra grande carinho por ele, como ficou constatado nessa sua visita a São Gonçalo.

Ao analisarmos o retrato político do momento, temos que levar em conta que Serra está disputando a eleição, não propriamente com a Dilma, mas sim com a popularidade do presidente Lula, com o poderio da máquina administrativa do governo e o milionário marketing em torno da candidata petista. Portanto, sem dúvida alguma, essa é uma disputa desigual.

A verdade é que esta eleição presidencial não apresenta nada de novo. O governo Lula é a continuidade do governo FHC. Ele pegou tudo prontinho. Não mudou absolutamente nada da política de seu antecessor, apenas fez uns ajustes aqui, outro ali, e foi beneficiado pela bonança da economia mundial, vivenciada até um tempo atrás.

As "diferenças" que Lula e Dilma apregoam em relação ao governo FHC e o discurso de continuidade usado pelos dois, não passam de retórica eleitoral. Seja quem for o vencedor, tudo continuará da forma em que está. Não terá nenhuma diferença.

Não é à toa que um famoso cantor da MPB e eleitor histórico do PT soltou essa para desagrado dos petistas:

“Eu confesso, vou votar na Dilma porque é a candidata do Lula e eu gosto do Lula. Mas, a Dilma ou o Serra, não haveria muita diferença.”, afirmou o petista Chico Buarque, em entrevista a revista francesa de informações brasileiras, "Brazuca".

Na minha opinião, a única diferença que vejo entre os dois é a biografia de cada um, mas isso cabe ao eleitor analisar e decidir em quem votar, conforme sua consciência política. Pois o que importa, antes de tudo, é que a democracia brasileira seja respeitada, não é mesmo?

Agora, confira abaixo o registro de uma tarde política histórica para Alcântara e São Gonçalo.


Concentração da militância

Integrantes da Juventude do PSDB de São Gonçalo


Chegada do candidato José Serra




Serra e o seu candidato a vice, Indio da Costa, ouvem o pedido de uma senhora



Devido ao grande assédio e amasso da população,
Serra se refugia em uma ótica para se recompor


Jornalistas entram pela lateral da ótica para fotografar Serra no interior da loja
Serra, já recomposto e pronto para continuar a caminhada
Curiosos e imprensa aguardam saída de Serra das Óticas Par







A grande mídia presente em Alcântara

Coletiva de imprensa no meio do Calçadão



Público e imprensa se despedem de Serra

Todas as fotos da matéria são de autoria de Vagner Rosa



5 comentários:

  1. Eu não sei quem escreveu esse texto dizendo que o governo FHC é igual ao do governo LULA. Acredito que quem redigiu o texto esquece que o governo FHC foi aquele que privatizou as empresas estatais em massa, gerando desemprego sem precedentes. Verdade que em seu governo (FHC) houveram crises como a asiática e russa, mas o governo LULA também teve a crise do mercado imobiliário que assolou a maioria dos países e o Brasil continuou a crescer estabelecendo vários acordos internacionais, inclusive o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), potências emergentes. Só temos sorte quando temos competência para geri-la.

    ResponderExcluir
  2. Prezado anônimo,

    quem redigiu este texto fui eu mesmo.

    Vamos as suas considerações...

    Privatização

    Quem disse que as privatizações foram todas prejudiciais para o país? Lembro-me, que antes da privatização das telecomunicações, as pessoas levavam uma eternidade para receberem suas linhas telefônicas. Eu mesmo levei 4 anos para receber a minha. Hoje, em 24 horas, você tem uma linha instalada!

    A Vale do Rio Doce pode até ter sido vendida por um preço menor, porém hoje é a empresa brasileira mais lucrativa e a que mais arrecada para os cofres da União.

    Não se pode demonizar totalmente as privatizações da era FHC. Temos que avaliar o lado positivo que elas trouxeram para o país. E esse negócio de que ele vendeu o país não passa de uma retórica “esquerdista” populista e ultrapassada.

    Se as privatizações foram tão prejudiciais assim para o país, porque o governo não reestatiza as empresas privatizadas?

    Desemprego

    Como você muito bem reconheceu, o governo FHC passou por várias crises econômicas mundiais. É evidente que isso prejudicou o progresso do país na época.

    Já o contexto da crise no governo Lula foi completamente diferente. A economia brasileira só não foi a bancarrota nessa última crise mundial (2008) graças ao PROER (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional), criado no governo FHC e tão criticado na época pelos petistas. Foi esse programa do governo FHC e mais uns ajustes (mais ortodoxos ainda) do atual governo na economia que evitaram a quebradeira do país em 2008.

    Embora a política exija partidarismo, não podemos deixar de avaliar os feitos positivos de outros governos. Isso é o que significa fazer uma análise inteligente dos fatos. É ter uma visão holística do todo e não apenas de uma parte do que nos interessa!

    Se a herança do governo FHC foi maldita como os integrantes do governo gostam de afirmar, porque não mudaram a forma de governar? Tudo continua igual, tudo mesmo! Até as alianças que criticavam do antecessor, hoje o governo atual faz descaradamente. Vide aí o exemplo de Sarney, Collor, Jader Barbalho e outros...

    Tanto é que o governo deixou a oposição sem discurso justamente porque encampou todas as prtáticas, bandeiras e conquistas do governo anterior. Agora, durma-se com um barulho desses!

    Isso é o que podemos dizer que são coisas da política: o oportunismo.

    No momento, o oportunismo favorece a candidata do governo que se encontra amparada na popularidade do presidente Lula, e que por sua vez todos querem também pegar carona...risos

    É isso aí, meu caro, isso tudo que nós vemos, faz parte do jogo político.

    Um grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  3. Como dizer que o Governo de FHC foi igual ao de Lula. A lista é imensa. Todavia vou enumerar somente estas:1) Politica do Salário Minimo. A política era de que se aumentasse o SM este atingiria a inflação. Com Lula é inflaação mais dois anos de PIB.2) Como dizer que Dilma é igual a Serra? a) Serra é claro quanto à política externa.Enquanto Lula/Dilma pretendem manter e crescer os laços com os nosssos irmãos da América Latina e Africa, Serra deixa claro que a prioridade é os EEUU, a Europa e o Japão.b) Serra ao dizer que diminuirá o numero de Ministérios na verdade ele está deixando claro que a política neoliberal vai seraplicada nos moildes de FHC de encolhimento do Estado. Lua contratou mais de dois teerços do atual efetivo da PF, só como exemplo. Quer mais, o Pré-sal: a defesa do PSDB era no sentido de abrir por completo a exploração do Pré-sal para as multinacionais.Enquanto que Lula/Dilma foi manter o controle pela Pretrobras.Meu nome é Emmanuel Gomes - Jacobina/Bahia/Brasil

    ResponderExcluir
  4. No debate de ontem da Rede TV ficou provado que Serra é o melhor candidato para governar o país.
    A Dilma além de ser evasiva, como Serra a s.classificou com muita propriedade, não passa de uma marionete do presidente Lula. Não tem luz própria!
    E por falar em luz, li em algum lugar que a luz vermelha acendeu na campanha dela. Ela caiu 10 pontos no segmento da classe média, por causa dessa história da quebra de sigilo da receita.
    A ordem agora é Lula entrar de cabeça mais do já entrou na campanha dela como um touro enfurecido.
    Mas afinal de contas quem é o candidato de verdade? É ela ou Lula?
    Que candidata é essa que não tem capacidade para se defender?
    Pobre eleitor que não sabe nada dessa senhora...

    Vagner, parabéns pela bela cobertura da visita do Serra em Alcântara. Você foi bem isento. O que incomoda muita gente é que você simplesmente falou a verdade sobre o quadro eleitoral. Apenas isso...

    Continue assim...

    Romano Batista

    ResponderExcluir
  5. Prezado Emmanuel

    Desculpe, mas eu insisto no discurso de que os governos FHC e Lula são parecidos, sim!

    Os pontos discordantes que o senhor enumerou em sua lista são detalhes pequenos que passam despercebidos na evidência maior que é a manutenção da política econômica de FHC, e de outras práticas e bandeiras que o governo atual adotou de seu antecessor.

    Eu não vou refutar aqui as questões enumeradas pelo senhor, porque o propósito deste blog não é fazer campanha política pra nenhum candidato, mas sim apenas informar os fatos.

    Mas como estamos em época de campanha eleitoral, e um político de grande expressão veio a São Gonçalo, é natural que se fale dele também, principalmente esse nome sendo um candidato a presidência. Foi o que aconteceu. Apenas isso. Não estou fazendo campanha para ele.

    Se o senhor pesquisar este blog vai observar que não há nenhuma menção ao nome do candidato do PSDB, desde a sua inauguração na internet. A análise do momento político atual que fiz foi influenciada pela visita dele a nossa cidade. Achei oportuna. Faria o mesmo com a Dilma, com a Marina e o Plínio.

    Para encerrar, gostaria de chamar a atenção para o fato que o PSOL – partido fundado por ex-petistas – é o que mais bate na tecla que os governos Lula e FHC são parecidos.

    Veja este tópico extraído do programa do partido e que o senhor pode conferir no site do PSOL (http://psol50.org.br).

    “3) Governo Lula: guinada doutrinária a serviço do capital.

    A vitória de Luis Inácio Lula da Silva foi uma rejeição do modelo neoliberal lançado no governo Collor, mas consolidado organicamente nos dois mandatos de FHC. Seus 52 milhões de votos eram a base consistente para uma nova trajetória governamental.

    Seu governo, no entanto, foi a negação dessa expectativa. Depois de quatro disputas, Lula entregou-se aos antigos adversários, e voltou as costas às suas combativas bases sociais históricas. Transformou-se num agente na defesa dos interesses do grande capital financeiro. Na esteira dessa guinada ideológica do governo, o Partido dos Trabalhadores foi transformado em correia de transmissão das decisões da Esplanada dos ministérios.”

    Eu não tenho uma visão tão radical como a do PSOL, mas tenho que admitir que para um partido (PT) que criticava todas as práticas do PSDB e hoje faz o mesmo, a conclusão que tiro é que os dois governos são parecidos, sim! As diferenças estão em pequenos detalhes.

    Quanto ao bom momento econômico que estamos vivenciando atualmente no governo Lula se deve apenas a uma questão de contexto. Nada mais...

    Agradeço a sua participação e grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir