quarta-feira, 29 de abril de 2009

Obras do metrô começam mês que vem em SG

Parece que, finalmente, a Linha 3 do Metrô vai sair do papel. Deve começar no prazo de um mês, no trecho entre os bairros do Barreto e Alcântara, as obras do sistema de transporte que vai beneficiar milhares de passageiros no eixo Niterói-São Gonçalo.

Segundo o subsecretário estadual de transportes, Sebastião Rodrigues, que participou ontem de uma audiência pública, na Câmara Municipal de São Gonçalo para discutir os impactos da implantação da linha férrea, R$ 62 milhões já estão disponíveis para o inicio das obras.

- Já temos a licença ambiental prévia e o Instituto Estadual do Ambiente deve liberar uma definitiva que nos permita o início das obras já nesse próximo mês. Já fizemos também um plano de trabalho para receber mais R$ 400 milhões por meio desse mesmo convênio com o Ministério das Cidades", afirmou Rodrigues.

Mas, diante de toda essa expectativa, existe também um impasse. Moradores do Jardim Catarina e arredores reivindicaram ontem na Câmara, a circulação do metrô “em elevado” e não pela superfície, como prevê o projeto, no trecho que liga Alcântara a Guaxindiba. A questão é a divisão dos bairros que pode dificultar a circulação de pedestres e ciclistas.

Outra questão levantada foi feita pelo vereador Marlos Costa (PT), que está preocupado com a situação dos moradores que vivem no entorno da linha férrea e que terão de deixar as suas casas.

- Tenho informações de que há cerca de quatro mil pessoas nessa região. Como ficarão essas pessoas?", indagou Marlos.

Quanto a esse problema, o subsecretário estadual de Transportes, explicou que a desapropriação será feita junto com a Procuradoria Geral do Estado e que as pessoas serão indenizadas e realocadas.

Já, sobre a questão da circulação do metrô ser “em elevado”, o subsecretário disse que qualquer alteração no plano inicial poderia prejudicar o andamento das obras, já que para um novo projeto outros trâmites burocráticos seriam necessários.

Tomara que o encontro de ontem que contou também com a presença do presidente interino da Câmara, o vereador Miguel Moraes (PT), além de membros das associações de moradores de vários bairros e representantes da Prefeitura, tenha selado de vez o início da tão aguardada obra que vai transformar o cotidiano da nossa cidade trazendo benefícios para a população com uma opção a mais de transporte.

Que iniciem rápido essas obras!

Fonte: O Fluminense

11 comentários:

  1. Maravilhaaaaa!!! Então quer dizer que teremos o metrô funcionando daqui a alguns meses?

    Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  2. Vamos esperar para ver....Esses impasses são complicados...A verba disponível tb é pequena por enquanto...

    ResponderExcluir
  3. 3 anos e meio, Clarice. Esse é o tempo de obras.

    É muito bom ouvir isso, será o divisor de águas na história da cidade. Preparem-se porque virá muita coisa boa (e também ruim...) por aí!

    ResponderExcluir
  4. Eu imaginava que seria metrô subterraneo, mas parece que vai ser de superfície... Um trem mais rápido... Se for até ao Barreto ainda teremos que pegar ônibus para chegar ao Centro de Niterói. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Sou Jussara Moreira , nasci e cresci no Jardim Catarina na beira da linha onde passa o trem.Tenho um filho de 14 que estuda no catarina e tem uma vida inteira de 14 anos no catarina. Eu tenho 32 e meus 56 e 57 ,vizinhos de 80 anos que nascerão onde moram e agora vem esse projeto do metro.e o que sera de nos? ja que ninguem perguntou ou respondeu, ou se entereçou. luvalle123@hotmail.com. ps muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. Prezada Jussara,

    segundo informação do subsecretário estadual de Trasnportes, Sebastião Rodrigues, as pessoas que moram no entorno da linha férrea serão indenizadas e realocadas.

    Para que você tenha maiores informações sobre o assunto, aconselho a entrar em contato com a secretaria de transportes do Estado do Rio de Janeiro e do município de São Gonçalo.

    Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro

    Ouvidoria Setrans:
    Teleatendimento: (21) 2333-8664
    2333-8665

    Site: http://www.sectran.rj.gov.br/

    Secretaria Municipal de Transportes de São Gonçalo

    Rua Uriscina Vargas, 36 - Alcântara - SG
    Tel: 3262-3573 / 3578
    E-mail: transporte@pmsg.rj.gov.br

    Espero que você obtenha nessas unidades respostas satisfatórias para a sua dúvida.

    Saudações,
    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  7. KD A OBRA MEU AMIGO????
    EM 31/10/2009,,,,,,,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir
  8. Passou da hora de São Gonçalo Crescer, tesmos tambem que prioridade a saude da Cidade.

    ResponderExcluir
  9. EU ACHO QUE NAO E DE BOA VONTADE DOS NOSSOS GOVERNANTES QUE O METRO VENHA PARA SAO GONCALO RJ. LEVYLIMA

    ResponderExcluir
  10. Se vocês fala São Gonçalo desse uma chegadinha,até a Rua Maria Rita Porto Novo.Constatariam que o valão que enche e trasborda afetando os moradores da rua, não é dragado a bastante tempo.Votei nesse prefeito que esta no poder mais seriamente arrependida,pois a prefeita que saiu dragava esse valão constantemente e todos os bueiros da rua eram desentopidos.Isso aqui esta uma calamidade.Espero que o atual prefeito tome providências.Pois o valão nem existe de tão coberto de lama , mato e lixo .Essa rua esta uma vergonha .A prefeita anterior sempre deu uma certa atençao a este valão , coisa que não vi até agora com esse prefeito.

    ResponderExcluir
  11. A Rua Maria Rita esta uma calamidade,o valão que ali existe desde que o prefeito atual tomou p osse não foi dragado nem limpo.A prefeita anterior dava uma devida atenção a esta rua, desentopindo os bueiros e dragando o valão pelo menos três vezes por ano.Atualmente esta abandonado sem dragar e sem limpeza .Sofremos constantemente com enchentes a rua fica intransitável.Espero que apareça alguém da prefeitura para dar uma solução a este problema o mais rápido possível.

    ResponderExcluir