quarta-feira, 10 de junho de 2009

Entrevista: João Sena (Vem Pra Rir)

Idealizador do projeto teatral Vem Pra Rir, junto com o ator gonçalense Rafael Zulu – o Caco da novela Caras e Bocas -, João Sena, também da terrinha, fala sobre o espetáculo que terá nova apresentação neste sábado, no Teatro Carequinha.

Vagner Rosa: Como surgiu a ideia de criar o espetáculo Vem Pra Rir em São Gonçalo?


João Sena: Surgiu de uma "cobrança" dos amigos que "reclamavam" de fazermos apresentações no Rio. Davam todas as desculpas possíveis: é tarde, é caro, trabalho amanhã... Daí pensei em trazer o que acontece lá, pra cá. Pensei em reunir vários gêneros para não cansar o público que não tem tanto acesso a estes trabalhos.


Vagner: A direção do espetáculo é sua?


João: Faço a concepção, a direção é coletiva.


Vagner: E como foi a reação do público gonçalense na estréia?


João: Foi muito bacana... A identificação foi ótima... Fizemos vinhetas explicando o próximo gênero para incluir a plateia totalmente no espetáculo. As duas primeiras apresentações duraram 2 horas e o público pediu mais.


Vagner: O espetáculo recebeu algum tipo de patrocínio?


João: Tivemos apoio. O que mais contribuiu deu R$150,00 ganhando 2 ingressos para assistir. Quem deu menos, contribuiu com R$60,00. Recebemos também algumas doações de amigos e o restante completei do meu bolso, aliás, não se vende o que não se compra (risos).


Vagner: Você não correu atrás de patrocínio das grandes empresas instaladas em São Gonçalo?


João: Como o espetáculo é novo e a cidade não tem histórico de apoios para teatro, não fomos às grandes, até porque pediram que enquadrássemos na lei Rouanet. Vamos tentar um apoio maior nas apresentações no SESC-SG.


Vagner: Já vimos que o público gonçalense comparece ao teatro e prestigia um espetáculo quando ele é bom. Na sua opinião, o que está faltando para o teatro profissional receber mais atenção em São Gonçalo?


João: Falta investimento, falta olhar para a cultura e fazer um teatro que possa receber os grandes espetáculos, não dá pra imaginar que o teatro municipal da cidade está dentro de uma escola. Somos quase 1 milhão de habitantes, se os governantes cobrassem das empresas uma parte no investimento, comprassem espetáculos e colocassem preços populares para formar plateias, seria absorvido sem dúvidas, e essa renda seria revertida em melhorias na cidade, abertura de cursos e criações de mais manifestações culturais.


Vagner: Vocês estão programando mais apresentações para São Gonçalo?


João: Estaremos em agosto no SESC-SG. A nossa idéia é manter pelo menos uma apresentação na cidade, mas não poderemos pagar pra trabalhar... O espetáculo é de alto nível, temos convidados da mídia que vem como amigos, ganhando até 10% do que ganhariam no Rio. Juliano Antunes e Cassia Vanessa, além da produção que é toda daqui. A nossa proposta é de fazer um espetáculo novo a cada mês... É pra formar plateia, trazer as pessoas para o teatro... Aceitaremos até bebês de colo, pois os pais nas duas primeiras apresentações queriam ir e não tinham com quem deixá-los.


Vagner: Tem projeto para apresentar o espetáculo em outras cidades?


João: Temos convites das prefeituras de Araruama, São Pedro e Macaé para apresentações no segundo semestre.


Vagner: Você atualmente trabalha muito com o gênero Stand Up, um estilo de comédia que faz muito sucesso no eixo Rio-São Paulo. Como você começou neste tipo de humor?


João: Fiz um workshop com o Fernando Caruso que me chamou para fazer um texto e me apresentar no Comédia em Pé....Daí foram surgindo trabalhos, cheguei a fazer Faustão e com Leandro Hassum no espetáculo dele, entre apresentações em São Paulo, Curitiba, Minas... É um gênero bem antigo, vindo dos EUA, aqui Zé Vasconcelos, Chico Anysio, Jô Soares e outros já faziam. A maioria dos atores de comédia que vemos nos principais filmes americanos são oriundos no Stand up Comedy.


Vagner: Há alguma surpresa para a apresentação do próximo sábado, como foi na estréia com a participação do Nizo Neto?


João: Teremos um convidado da TV. Ele atua na novela Caras e Bocas. Mas não é o Rafael Zulu, pois esse já faz parte do elenco do espetáculo.


Vagner: João, muito obrigado pela entrevista e desejo muito sucesso para a apresentação de sábado! Vida longa para o espetáculo Vem Pra Rir!


Saiba mais sobre o trabalho do ator João Sena. Visite o seu blog:
João Sena - Stand up Comedy

Assista um trecho do espetáculo com João em cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário