domingo, 14 de junho de 2009

São Gonçalo sediou a primeira corrida do Brasil

Corrida de São Gonçalo (Fonte: ACB)

Corrida de São Gonçalo (Fonte: ACB)

Nomes como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Airton Sena, Rubinho Barrichello e Felipe Massa fazem parte da trajetória do automobilismo brasileiro, mas o que muita gente não sabe é que foi em São Gonçalo onde aconteceu a primeira corrida oficial automobilística do Brasil.

Foi exatamente no dia 19 de setembro de 1909, a data da realização do Circuito de São Gonçalo – Rio de Janeiro, tendo como vencedor Gastão de Almeida, com seu carro Berliet que percorreu 42 Km em 1 hora e 05 minutos, com média de 38,8 km h, margeando a linha férrea de Neves até a Fazenda do Engenho (Monjolos).

O evento contou com a presença do presidente Nilo Peçanha, o governador Alfredo Backer e do vereador Olavo Bilac. Na ocasião foram oferecidas duas taças para premiar os vencedores.

Como se vê o nosso município é rico em fatos históricos, e esse, como outros nos dão motivos suficientes para orgulharmos da nossa cidade.

Fontes:

Auto Relíquias Clube de São Gonçalo

Automóvel Clube do Brasil

6 comentários:

  1. Tudo bem Vagner?

    Seu blog é legal e tem muitas fotografias interessantes. Valeu a visita ao The Blogger. Volte sempre.Um abraço e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei saber dessa informaçao , com respeito ao automobilismo em sao gonçalo pesquisei e pesquisei muito e vejo que sem dúvidas que o seu blog está certíssimo com grandes informaçoes. obrigado por me ajudar a busca-las.

    deixo aqui o meu email p/ maiores informaçoes se vc tiver alguma material sobre o bairro boa vista em sao gonçalo que é o meu ,cujo o qual ainda nao descobrir nada me envie por favor obrigada jefferson.ira@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jefferson! Tudo bem?

    Pode deixar... sabendo de qualquer informação sobre o bairro Boa Vista, passarei pra você com todo prazer.

    Obrigado por prestigiar o blog.

    Abraço,
    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  4. Uma pena que os políticos de São gonçalo não se interessam em cuidar da historia

    ResponderExcluir