domingo, 12 de julho de 2009

Mãos à obra em prol de São Gonçalo

Foto: Vagner Rosa


Dias atrás conversando com um amigo gonçalense sobre a minha vontade de ver um dia São Gonçalo mais moderno, ele retrucou e disse que jamais isso iria acontecer, pois a nossa cidade nunca vai mudar, porque é administrada por forças ocultas do atraso que desejam que tudo permaneça do jeito que está.


Pois bem, respondi que uma visão assim como a dele é que prejudica o avanço da cidade. Enquanto pensarmos que não tem jeito, de fato, não terá mesmo. Mas, se pensarmos que uma nova realidade poderá despontar no horizonte, de fato, essa realidade poderá ser percebida um dia.


É tudo uma questão de visão. O que não podemos é deixar o trem da história passar e a cidade continuar paralisada. É óbvio que as coisas não mudarão de um dia para o outro. A transformação será um processo a longo prazo, pois a questão é cultural. Timidamente, percebe-se que houve uma mudança, mas é preciso mais, precisamos sentir a modernidade invadindo a atmosfera gonçalense.


Quando o meu amigo diz que há forças ocultas do atraso trabalhando para que isso não aconteça, entendo o que ele quer dizer com essa subjetividade, mas é importante ressaltar que quem faz a verdadeira política de uma cidade é a população e essas forças só atuam se deixarmos. As forças do atraso jamais poderão vencer as forças da modernidade. Ninguém pode impedir a evolução dos tempos.


Mas como dar início a essa modernidade? Primeiro passo: mudarmos a nossa visão sobre a cidade, passarmos a percebê-la com outro olhar, valorizando e se informando sobre as nossas qualidades; Segundo passo: contaminar as pessoas com essa visão; Terceiro passo: invadir o território livre da internet com informações sobre a cidade e estimular os nossos amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho a participarem.


A internet hoje é o veiculo de comunicação mais poderoso do universo, pois não existem fronteiras, barreiras ou quaisquer outras coisas que possam impedir a livre circulação das informações. É um espaço totalmente democrático a ser explorado por todos nós e de forte influência sobre o mundo real. É só saber usar.


E é por isso que eu creio e consigo ver um futuro moderno para São Gonçalo, e todos também poderão presenciar isso, basta apenas que comecemos a acreditar nessa possibilidade desde já, pois a própria modernidade está nos oferecendo ferramentas para atingirmos esse objetivo. Portanto, gonçalenses, mãos à obra em prol de São Gonçalo!

3 comentários:

  1. Eu também tenho amigos que não acreditam numa mudança em São Gonçalo. Concordo com você. a gente não pode pensar assim.

    Mariana Sampaio

    ResponderExcluir
  2. São Gonçalo só vai melhorar de fato quando as pessoas q aqui vivem acreditarem nisso. Acho q muita gente ultimamente vem apostando na nossa cidade. Tá faltando só grande parte da população entender isso.

    ResponderExcluir