domingo, 23 de agosto de 2009

São Gonçalo tem resultado positivo no IFDM

Embora para muitos as melhorias não sejam tão perceptíveis, a verdade é que São Gonçalo teve uma ligeira melhora conforme avaliação do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na última sexta-feira (22/08). Levando-se em conta o salto de posição que a cidade teve no ranking do estado e do país, entre os anos de 2005 e 2006: passando do 27º lugar para a 23º e 788º para 699º, respectivamente, pode-se dizer que o resultado foi positivo.

O índice que foi criado pelo sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras, considera, com igual ponderação, as três principais áreas de desenvolvimento humano: Emprego e Renda, Educação e Saúde.

A leitura dos resultados – por áreas de desenvolvimento ou do índice final – é bastante simples, variando entre 0 e 1, sendo quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento da localidade.

Os fatores de avaliação que são levados em conta nas áreas de desenvolvimento são os seguintes:

Emprego e Renda: geração de emprego, estoque de emprego e salários médios.

Educação: taxa de matrícula, evasão escolar, percentual de docentes com ensino superior, média de horas aula e resultados do Índice de Desenvolvimento Educacional Básico (Ideb).

Saúde: número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas e óbitos infantis por causas evitáveis.

Para que você tenha uma visão geral e possa comparar os resultados da avaliação das três pesquisas realizadas pelo IFDM – anos 2000 e 2005, divulgados ano passado, e 2006, divulgado agora – veja o quadro abaixo:

Ano

Ranking

Nacional/Estadual

IFDM

Emprego e Renda

Educação

Saúde

2000

189º/5º

0,7324

0,7168

0,6221

0,8584

2005

788º/27º

0,7226

0,6580

0,6629

0,8468

2006

699º/23º

0,7296

0,6897

0,6480

0,8512


Ao compararmos o ano de 2006 com o de 2005, podemos perceber que as áreas de desenvolvimento que tiveram variações positivas foram as de Emprego e Renda e da Saúde. Já, a área de Educação, teve variação negativa. Isso demonstra que ela está estagnada e precisa de atenção. A da Saúde, apesar de ter oscilado positivamente, a variação foi muito pequena, porém já é alguma coisa. Já, o destaque, foi para a área Emprego e Renda que teve uma oscilação mais significativa.

Agora, o que é intrigante, é a queda brusca que o nosso município teve no ranking entre o período de 2000 e 2005, passando do 5º lugar ao 27º no estado e, do 189º para 788º no país. Embora não tenha havido pesquisas para nós avaliarmos o que aconteceu, isso demonstra que houve na época um descaso total por parte do governo municipal com o desenvolvimento de São Gonçalo. Um absurdo isso!

E mesmo não tendo ainda os dados referentes aos anos de 2007 e 2008 para saber se houve variações positivas ou negativas nas áreas de desenvolvimento analisadas pela IFDM, gostaria de chamar a atenção do governo atual para ter mais seriedade na área de Educação. É inconcebível que uma cidade como São Gonçalo, a segunda maior do estado, dispense uma dedicação especial a uma área que é vital para o progresso humano e estrutural de uma cidade.

Sei que o nosso município viveu por muitos anos numa estagnação total e que, devido a sua extensão geográfica, é complicado presenciarmos uma mudança significativa da noite para o dia, por isso, devemos ter um pouco de paciência e acreditar que as coisas vão melhorar, mas a Educação é uma área imprescindível de que não se pode esperar e o investimento deve ser constante, pois é o futuro dos cidadãos gonçalenses que está em jogo. É preciso ser sensível a este problema e jamais ignorá-lo.

Já, sobre a nossa posição no ranking do IFDM, não podemos nos conformar de forma alguma com essa colocação. Com a importância que São Gonçalo tem, éramos para figurarmos, pelo menos, entre os 10 do estado.

E como o índice da Firjan é uma ferramenta que avalia as melhorias necessárias para garantir a qualidade de vida municipal, espero que os dados divulgados sirvam de estímulo para a nossa prefeita se comprometer na solução dos problemas e colocar a nossa cidade no patamar que ela merece.

Tenho certeza e quero acreditar que a prefeita Aparecida Panisset se esforçará ao máximo para mudar a realidade do nosso município. Creio que ela terá o cuidado de fazer bonito e de deixar bem escrito o seu nome na história política da cidade como a mulher que transformou São Gonçalo. Assim espero.

Fonte: FIRJAN

Um comentário:

  1. também estou intrigado como caiu a avaliação de 2000 para 2005.

    Houve um descaso muito grande com a nossa cidade...

    Ronaldo Santos

    ResponderExcluir