sábado, 19 de setembro de 2009

Holofotes sobre a cultura gonçalense

-->
Muita gente reclama da carência cultural em São Gonçalo. De fato, é inaceitável uma cidade com cerca de 1 milhão de habitantes não ter pelo menos um teatro municipal.

Mas, felizmente, parece que a cultura em nossa cidade começa a ganhar holofotes. Na última quinta-feira (17/9), foi realizada audiência pública na Câmara dos Vereadores para discutir pontos importantes desta área.

Estiveram presentes na audiência o presidente da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Alessandro Molon (PT), o presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, o vereador Marlos Costa (PT) e o secretário municipal de Cultura, Carlos Ney.

O secretário destacou a necessidade de investir no setor e reivindicou mais recursos. Segundo ele, atualmente o setor só recebe 0,86% da fonte de recursos destinada à secretaria proveniente de impostos. O justo seria receber pelo menos 1%.

Ney informou ainda que a Secretaria de Cultura de São Gonçalo analisa a construção de um Complexo Cultural com capacidade para 6.500 pessoas na cidade.

Vamos torcer para que o projeto do Complexo se torne realidade e as reivindicações de mais recursos sejam atendidas. A população gonçalense merece e agradece!

Mas quero chamar a atenção para um outro detalhe: embora saibamos da carência cultural em nossa cidade, isso não significa também que não esteja acontecendo nada.

Excelentes espetáculos teatrais têm sido apresentados no Sesc e no Teatro Carequinha, e obras de arte têm sido expostas na Casa das Artes e no ICBEU. Até a Prefeitura agora está servindo de espaço cultural, onde atualmente recebe a Exposição “S.O.S Pantanal – Animais em Extinção”.

E aproveito para informar que, fazendo parte das comemorações de aniversário do município, o ICBEU, abre no próximo dia 24, às 19h30, a Exposição São Gonçalo do Amarante.

E é importante ressaltar que as exposições na Casa das Artes, no ICBEU e na Prefeitura são gratuitas.

Vale a pena conferir! Vamos prestigiar a nossa cultura!

Casa das Artes Villa Real ( Foto: Vagner Rosa)

Casa das Artes Villa Real ( Foto: Vagner Rosa)

Galeria Central - Prefeitura Municipal de São Gonçalo (Foto: Vagner Rosa)

2 comentários:

  1. Legal seu espaço aqui.Também temos um blog falando de São Gonçalo.Sendo que nos dedicamos a cultara da cidade.Quando puder visitar.Dá um pulo lá.E aproveitando,poderiamos fazer uma parceria de Blogs.

    Abraço

    Dias

    ResponderExcluir
  2. É muito bom ter um site atualizado falando sobre o movimento da arte em São Gonçalo, a Cidade é realmente maravilhosa, mas com arte fica mais ainda!

    ResponderExcluir