quarta-feira, 7 de julho de 2010

A nova geração da política brasileira

Rafael do Gordo, o político mais jovem de São Gonçalo

É comum ouvirmos nos bate-papos políticos que o Brasil precisa se renovar no campo político, como forma de expurgar a sujeirada e respirar novos ares. Pois bem, diante dos escândalos que abalaram a Câmara Federal nos últimos quatro anos e, agora com a Lei da Ficha Limpa em vigor, cientistas políticos apostam que 70% dos nomes serão mudados nas urnas, nas próximas eleições. E isso, consequentemente influenciará as Câmaras estaduais.

Porém, mesmo diante desse desejo de renovação, não podemos deixar de reconhecer que a nossa política nos últimos anos já vem respirando ares joviais. Aumentou o número de parlamentares jovens na nação verde e amarela.

O prefeito mais jovem do Brasil, Caio Vellasco de Castro Curado (PMDB-GO), da cidade de Faina (GO), por exemplo, tem 22 anos. Enquanto que, no poder legislativo, o deputado federal mais jovem é Filipe Pereira (PSC-RJ), com 26 anos. Já, no legislativo estadual, a cearense Lívia Arruda (PMDB-CE) é considerada a deputada mais novinha do país, a moça tem 25 anos.

E no legislativo municipal, não é diferente. No último pleito de 2008, os vereadores mais moços eleitos no país foram o matogorossense Junior (PMDB-MT), 17, da cidade de Juscimeira e o paulista Tioza (PT-SP), do município de Aspásia, também com 17 anos.

Já, em São Gonçalo, o parlamentar mais jovem da cidade é o vereador e agora candidato a deputado estadual, Rafael do Gordo (PSB), com 26 anos.

Os nomes acima não são os únicos da nova geração da política brasileira. Serviram como referência para mostrar que, mesmo que a representatividade dos jovens ainda seja pequena no cenário político, como por exemplo, dos deputados - 1,89% dos 1.059 estaduais e 1,36% do 513 federais -, é importante destacar a presença dos jovens na vida política do país.

Embora não se possa negar que de uma forma ou outra, houve, sim, uma renovação do quadro político pela ótica da jovialização, porém uma parcela da sociedade ainda olha meio desconfiada para esses parlamentares de tenra idade, pois os consideram crus demais.

Mas observando por outro ângulo podemos ver também um lado positivo desse contexto político. É um pessoal antenado com as novas tendências, que não tem vícios do passado, e são atualizados com o seu tempo. E um dos pontos favoráveis é a vontade que eles têm de fazer as coisas realmente acontecerem.

A vantagem dos políticos jovens é a modernidade, a criatividade e a inovação que eles trazem para a política.

E Lembrando que já estamos em plena campanha eleitoral, vale a pena chamar a atenção para o fato de evitarmos os preconceitos em relação a falta de experiência dos jovens candidatos. Devemos dar-lhes um crédito de confiança e ouví-los. Conhecer suas propostas, e só então depois julgá-los se são competentes ou não para nos representar. E esse conselho vale também para avaliação dos candidatos mais velhos.

Pois o importante, acima de tudo, é o voto consciente sempre!


Caio Vellasco de Castro Curado, o prefeito mais jovem do Brasil

Filipe Ribeiro, o deputado federal mais jovem do Brasil

Lívia Arruda, a deputada estadual mais jovem do Brasil

Saiba quem são os deputados e vereadores mais jovens do Brasil:

Deputados

Vereadores


Um comentário:

  1. Vagner, tomara que esses jovens tenham um compromisso de verdade com os seus eleitores. Não sigam os vicios dos antigos.

    Mauricio

    ResponderExcluir