terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Estado do Rio dividiu-se entre Dilma e Serra

Serra agradece os votos recebidos (Foto: Sergio Neves/AE)


Na totalidade dos votos, Dilma Rousseff (60,48%) venceu José Serra (39,51%) em todo o Estado do Rio de Janeiro, mas a petista não liderou em todas as cidades. O tucano venceu em 40 dos 92 municípios fluminenses.

Serra ganhou praticamente em todo o Norte Fluminense, Região Serrana e Região dos Lagos. A melhor votação foi em São José do Vale do Rio Preto: 72,12% contra 27,88% de Dilma. Em outros municípios, o tucano liderou acima de 50 e 60%.

Dilma Rousseff liderou com folga na capital (perdeu apenas na Zona Sul e Zona Oeste 1- que engloba Barra da Tijuca e Recreio), Baixada Fluminense e Sul do Estado.

Já na região Leste Fluminense, onde localiza-se o nosso município, Dilma liderou apenas em 7 das 11 cidades:

Itaboraí
Dilma – 71,60%
Serra – 28,38%
Magé
Dilma – 71,44%
Serra – 28,56%
Tanguá
Dilma – 71,30%
Serra – 28,70%
São Gonçalo
Dilma – 70,17%
Serra – 29,83%
Maricá
Dilma – 57,82%
Serra – 42,18%
Silva Jardim
Dilma – 52,80%
Serra – 47,20%
Niterói
Dilma – 52,64%
Serra – 47,36%
Guapimirim
Serra – 65,43%
Dilma – 34,57%
Cachoeiras de Macacu
Serra – 59,61%
Dilma – 40,39%
Casemiro de Abreu
Serra – 53,39%
Dilma – 46,61%
Rio Bonito
Serra – 50,74%
Dilma – 49,26%

Apesar de a candidata petista ter sido a grande vitoriosa das eleições, as urnas deram o seu recado: revelou que não houve aprovação expressiva ao nome de Dilma Rousseff.

Levando em consideração a votação de José Serra (43.711.162), votos brancos (2.452.594), votos nulos (4.689.397) e o número de abstenção (29.196.864), podemos afirmar que 80.050.017 de brasileiros não foram seduzidos pela pupila de Lula.

Esse resultado nos leva também a conclusão que a popularidade de Lula é questionável, mesmo sabendo que há um fator que o difere de sua sucessora – o carisma.

O bom disso tudo é saber que no Brasil felizmente não há uma divindade política. Isso para a democracia, seguramente é ótimo!!!

Veja o mapa eleitoral completo do Estado do Rio de Janeiro aqui.

Correção: Peço desculpas aos leitores pelo título anterior da matéria "Serra venceu em 14 dos 22 municípios fluminenses". O Estado do Rio de Janeiro é composto por 92 municípios e não 22. Na verdade, a informação do título se referia a vitória de Serra em 14 dos 22 municípios do Norte Fluminense. Desculpem-me pelo equívoco cometido.



5 comentários:

  1. Vagner
    Para quem pensou que Serra sairia pequeno destas eleições se enganou redondamente.
    Mas se o candidato fosse Aécio, com certeza hoje teríamos um excelente presidente eleito.
    Jsé de Arimatéia

    ResponderExcluir
  2. Vagner, você está desculpado. Eu gosto desse seu respeito pelo leitor. Isso é o que mais conta. Seu blog e seus textos são maravilhosos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Querido Vagner,
    A eleição presidencial acabou. Infelizmente para você o seu Serra perdeu e a minha Dilma ganhou. Agora é hora de baixarmos todas as guardas e torcermos pelo bem do país. Eu quero que você agora dê atenção a politica gonçalense, algo que você faz muito bem e com muita propriedade.
    Grande abraço!
    Juninho

    ResponderExcluir
  4. "Quarta-feira, 3 Novembro, 2010
    MG e RJ deram maioria folgada à Dilma como o Nordeste

    O total de votos que José Serra obteve nos estados em que ganhou de Dilma Rousseff - Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Roraima e Rondônia (quantos estados pobres nessa lista, diga-se) - só superaram a vantagem da petista obtida no Sudeste em míseros 35.097 votos.

    Isso também pode ser lido da seguinte forma: para ser presidente da República, à Dilma bastava ter 35.098 votos a mais que Serra nos demais estados do Norte e Nordeste, onde venceu. Não precisava da surra que deu nas urnas por lá.

    Postado por: Ana d'Angelo às 13:42 :: Arquivado Comentário(0)
    Dilma venceu na região mais desenvolvida
    Petista teve mais votos que Serra na soma do Sudeste e do Sul


    Dilma Rousseff venceu na região mais desenvolvida do Brasil e maior colégio eleitoral do País, o Sudeste. Recebeu 1,63 milhão de votos a mais que seu adversário. E daí? Daí que, desde domingo, parte da classe média e dos ricos, influenciados por análise enviesada da imprensa, aproveitou para difundir nas redes sociais, tipo Twitter, que o Nordeste e o Norte "de pobres" elegeram Dilma. É a aquela visão curta, medíocre e individualista, de ódio e preconceito aos mais simples, de sempre.

    Dilma ganhou tranqüilamente em Minas e no Rio: ficou com 58,5% em Minas e 60,5% no Rio, o que lhe rendeu 3,5 milhões de votos a mais. Em São Paulo, reduto tradicional de tucanos, onde Serra já foi prefeito e governador e o PSDB vai completar 20 anos no poder com a eleição neste ano de Geraldo Alckmin, o tucano conseguiu 54% dos votos e a petista, 46%, 1,8 milhão de eleitores a mais (o mesmo tanto que as Alterosas deram também a mais para a petista). Para quem exigiu de Aécio Neves a transferência de votos em Minas, Serra deveria ter tratado primeiro de seu quintal e alargar essa vantagem.

    No Espírito Santo, a diferença foi mínima para Serra: 50,8% frente a 49,2% de Dilma (apenas 31,4 mil separaram os dois - nem influi na dianteira de Dilma no Sudeste). Nos quatro estados do Sudeste, Dilma recebeu 22.540.695 votos e Serra, 20.910.091.

    No Sul, do País, onde Serra ganhou nos três estados, seu maior desempenho foi de 56,6%. Foi o máximo que ele conseguiu de percentual em todo o País, onde teve maioria. Lá, Serra teve 1,23 milhão de voto a mais que Dilma. Insuficiente para superar a vantagem que ela teve no Sudeste. Assim, como a vitória do tucano no Sul não foi lá assim tão larga, se somarmos os votos válidos das duas regiões, Dilma teve 29.807.765 e Serra, 29.403.649. Logo, Dilma venceu nas duas regiões mais desenvolvidas, Sul e Sudeste.
    Números não mentem. Mas podem ser interpretados. E a minha conclusão é: onde Serra venceu, Dilma foi bem. Onde Dilma foi muito bem, Serra foi muito mal. Por isso, o tucano não teve chances.

    Fonte: Site do Jornal O dia de 04 Nov 2010"

    Atenciosamente BETO RUSSO

    ResponderExcluir
  5. Beto Russo,

    já foi esclarecido que mesmo sem os votos do Nordeste, a Dilma seria eleita de qualquer forma, porém é fato e não podemos negar que a votação dela foi expressiva somente naquela região. A explicação para esse resultado está baseada no grande número de pessoas beneficiadas pelo programa de transferência de renda.

    Mesmo que José Serra tenha vencido por uma margem pequena nas outras regiões do país, o que conta realmente no resultado final de uma eleição é a vitória em si, independente que ela tenha sido apertada ou não.

    Quanto a questão de Minas Gerais, o Aécio só não conseguiu transferir os votos para o Serra, porque os mineiros se vingaram do ex-governador de São Paulo. Na verdade, eles queriam Aécio como presidente. Como Serra foi o responsável pela não candidatura de Aécio, então os mineiros resolveram dar o troco nele. Mas em Belo Horizonte, terra natal de Dilma, Serra venceu.

    Já em relação ao Rio de Janeiro, aqui é um estado oposicionista por natureza. Isso se deve ao grande número funcionários públicos que têm aqui, porém mesmo assim Serra venceu em 40 dos 92 municípios, o que acabou dividindo o eleitorado fluminense.

    A verdade dos fatos é que Dilma Rousseff ganhou nas urnas, mas está longe de ter sido uma vitória expressiva. Hoje a oposição represena 52% da sociedade brasileira, ou seja, o jogo político está equilibrado.

    Mas esse resultado não desqualifica a vitória de Dilma. A sua votação foi legítima, e o que importa agora e que todos nós, brasileiros, torçamos para que o seu governo seja bom.

    É isso aí...

    Grande abraço,

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir