quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Governador promete Linha 3 do Metrô para 2012 em sistema de monotrilho

Monotrilho de Sidney - Austrália

Já faz 10 anos que estamos tomando conhecimento pela mídia do início, recomeço e embargos da obra da Linha 3 do Metrô (Niterói-São Gonçalo-Itaboraí). A última notícia saiu ontem: “Governador anuncia início das obras da Linha 3 do metrô para 2012.”


A novidade agora é que o sistema de operação será sobre elevados do tipo monotrilho – ferrovia constituída por um único carril/trilho, em oposição às ferrovias tradicionais que possuem dois carris paralelos.


Esse modelo de transporte já funciona em vários países, inclusive no parque da Disney, nos Estados Unidos. Segundo o governador Sérgio Cabral, ele foi escolhido por ser mais em conta e veloz.


– Optamos por este tipo de sistema por ser mais rápido e barato. Além disso, ele é capaz de transportar até 40 mil passageiros por hora, por sentido, que é exatamente a demanda de lá. É perfeito. – afirma o governador.


A expectativa é que tudo esteja pronto antes da Copa de 2014.


Vamos torcer para que, de fato, essa novela da Linha 3 termine e reserve um final feliz para a população da região.


Nós merecemos. Chega de promessas vãs!

4 comentários:

  1. É uma ótima notícia: o monotrilho, de fato, é mais moderno e veloz que o antigo sistema que queriam usar.

    No entanto, a própria afirmação do Cabral me deixa preocupado. A demanda atual é de 40 mil passageiros/hora. São Gonçalo e Itaboraí estão em franco crescimento e o COMPERJ atrairá milhares de trabalhadores. Será que essa capacidade de transporte será suficiente? Acho que eles precisam rever as contas...

    ResponderExcluir
  2. Também acho errado construir uma coisa caríssima que irá se saturar em 2 anos. Tem que ser em maior escala esse metrô, tem que permitir expansão. Porque estão limitando em 40 mil por hora? Não há como por mais carros para aumentar a quantidade de passageiros/hora não?

    Estão querendo fazer um metrô absoleto para atender somente a quem vai para o Rio e Niterói. Tem que haver espaço no metrô na hora de pico, para locomoção dentro da cidade de SG.

    Esse metrô não pode ser visto pelo governo como um transporte bilateral Rio-Comperj não.

    O mais importante aqui nessa questão é a cidade de SG, que inclusive vai ser a mais afetada e vai ser a que terá a via de trilhos passando por seu território.

    Tem que haver espaço para uso, e para crescimento futuro.

    A idéia de 40 mil seria suficiente somente num projeto de faixa seletiva com articulado na Ponte onde o fluxo seria somente de quem vai para o Rio, sendo que dividido ainda com mais alguns milhares que iriam atravessar a Baía pelas Barcas até a Praça XV. Ou seja, a quantidade de pessoas que vão para o Rio é maior ou quase isso.

    O metrô precisa atender quem o grande fluxo diário de pessoas que vão para a cidade de Niterói (sem intenção de ir para o Rio), que é um fluxo grande diário e também a locomoção dentro da cidade de SG. Se não, cria-se um investimento bilionário obsoleto.

    E ainda adiam para 2012...assim fica fácil enrolar mais ainda. Já estão fazendo a população esperar mais um ano, de 2011, inteiro, só pra ver se depois desse tempo todo se vão mesmo iniciar as obras. Já estamos cansados de prazos não cumpridos.

    ResponderExcluir
  3. Espero que a tão sonhada linha 3 do Metrô saia de fato do papel e que não seja mais uma promessa não cumprida.
    Quanto a capacidade a ser transportada, espero que seja vista com muito cuidado pois a Cidade está em crescimento devido ao pólo industrial.
    Abç

    ResponderExcluir
  4. Vejam a opinião de um especialista no assunto sobre o monotrilho, publicada nesta matéria retirada da revista Exame, dia 20.10.2010:

    http://app.exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/monotrilho-fracassou-em-dubai-las-vegas-e-johannesburgo?page=1&slug_name=monotrilho-fracassou-em-dubai-las-vegas-e-johannesburgo

    ResponderExcluir