segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Hoje é dia de São Gonçalo do Amarante, padroeiro da cidade

Igreja São Gonçalo do Amarante (Foto: Vagner Rosa)

A partir deste ano, o dia 10 de janeiro passa a ser feriado municipal em homenagem ao santo português São Gonçalo do Amarante, considerado o padroeiro da nossa cidade.

O autor dessa iniciativa é o vereador José Antônio (PSDB), que teve a sua lei publicada no Diário Oficial de julho de 2010.

Quem foi São Gonçalo do Amarante

São Gonçalo do Amarante nasceu em Portugal em fins do século XII, estudou teologia e ordenou-se sacerdote. Por quatorze anos visitou a Terra Santa e outros lugares santos. Quando voltou entrou na ordem Dominicana e depois foi para Amarante onde construiu uma importante ponte sobre o rio Tâmega, adquiriu fama de santidade e muitos milagres lhe são atribuídos. Segundo a lenda, tocava viola e converteu as pessoas dançando. Veio a falecer no dia 10 de janeiro de 1259, sendo beatificado em 1561 e seu culto permitido a partir do mesmo ano, pelo Papa Pio IV. É tido como patrono dos ossos; daquelas que buscam um bom casamento e dos violeiros

Saiba mais sobre a história do santo dominicano aqui.

Fundado em 1540, o convento dominicano de São Gonçalo de Amarante foi construído no local onde se erguia uma pequena ermida medieval dedicada ao santo eremita. A edificação do cenóbio prolongou-se até ao reinado de Filipe I, e embora, numa primeira fase, a direção das obras fosse atribuída a Frei Julião Romero, a feição maneirista que hoje apresenta o convento amarantino deve-se ao risco do arquitecto Mateus Lopes (RUÃO, 1995, p.24).

Um comentário:

  1. Bela postagem, Vagner!
    O engraçado é que, na foto da Igreja Matriz, ficou parecendo que o micro-ônibus da Mauá é um CityPlus! hahaha

    ResponderExcluir