segunda-feira, 21 de março de 2011

Algumas notas sobre a visita de Barack Obama, o cidadão gonçalense mais poderoso do mundo

O presidente Barack Obama e família visitam o Cristo Redentor
(Foto: AP)


Pelo fato de o Barack Obama ser um Cidadão Gonçalense - título concedido a ele em outubro de 2009 -, não poderia deixar de comentar sobre a visita que o homem mais poderoso do mundo fez ao nosso país.

Como a grande mídia já deu uma ampla cobertura condizente com o poder que Obama representa no mundo, para não ser redundante, destaquei apenas os fatos que achei relevantes.
Vamos lá.

Obama, um show de simpatia


Os dois presidentes cumprimentam as crianças (Foto: EFE)


Gostem ou não dos Estados Unidos, gostem ou não de Barack Obama, mas uma coisa ninguém pode negar: ele é super carismático! O homem mais poderoso do mundo conquistou o Brasil com a sua simpatia!

E mesmo sem grandes acordos políticos ou comerciais, a sua visita foi importantíssima para o país: fortaleceu a imagem do Brasil no exterior. Mostra a importância que o País tem hoje no mundo.

“Por tanto tempo vocês foram chamados de o país do futuro. O Brasil não é mais o país do futuro. O povo do Brasil deve saber que o futuro chegou. Está aqui, agora. O povo americano não apenas reconhece o sucesso do Brasil, mas torce por ele. Ficaremos juntos como parceiros iguais, comprometidos com o progresso que podemos compartilhar”, discursou o presidente mais poderoso do mundo, no Teatro Municipal.

Valeu Obama!

Valeu você também Michelle!

Vocês dois engrandeceram o nosso país com suas simpatias e simbolismo de poder!


O Cara não quis saber de Obama



Lula e Obama na reunião do G20 (02/04/2009), ocasião em que
o presidente americano disse que Lula era "O Cara"

Justamente o homem que foi chamado de “O Cara” pelo Obama não compareceu ao almoço em homenagem ao presidente americano. A sua ausência até agora tem gerado muitas especulações.

Segundo fontes próximas a Lula, ele recusou o convite porque não queria ofuscar a presidenta Dilma.
Já as más línguas dizem que ele não participou por que é super vaidoso e jamais aceitaria participar do evento na categoria de ex-presidente, principalmente ao lado de Fernando Henrique Cardoso.

Mas é a coluna Poder On Line, do IG, que revela o que parece ser os reais motivos. Segundo os colunistas que assinam a coluna, rolou uma vingancinha. Lula não compareceu aos eventos políticos de Obama, porque soube no ano passado que o presidente americano só viria ao Brasil quando ele deixasse o poder. (saiba mais aqui)

Se for mesmo esse o motivo, o rancor não combina com a imagem de Lula. Logo ele que passa tanta simpatia para o povo mostrando ter um coração do tamanho do mundo. E que inclusive já perdoou tantos políticos brasileiros que o humilharam pesadamente no passado. Não faz sentido.

Sinceramente não deu para entender a ausência do presidente mais carismático do Brasil no almoço do presidente mais carismático do mundo.


A grande Dilma Rousseff


Ex-presidentes da República José Sarney e Fernando Henrique Cardoso cumprimentam
a primeira-dama americana ao lado de Dilma Rousseff
(Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)


Os leitores mais antigos deste blog sabem que votei em José Serra para presidente, pois declarei aqui o meu voto para o candidato do PSDB. Mas o bom senso, a humildade e a grandeza de espírito pedem que sejamos honestos para reconhecer as qualidades das pessoas que, em algum momento não representaram as nossas expectativas.

Portanto, confesso a vocês que hoje estou admirado com o estilo de governar da presidenta Dilma Rousseff. Em três meses de mandato ela já conseguiu imprimir a marca do seu governo: competência, equilíbrio e elegância.

E é justamente no quesito elegância que ela tem chamado muita atenção. A forma cortês como vem tratando os seus adversários políticos tem merecido elogios por toda a parte. A sua gentileza tem ignorado completamente as diferenças e picuinhas do jogo político, contrastando radicalmente com o comportamento infantilizado de seus seguidores nos blogs e sites políticos.

Foi muito bonito vê-la se dirigindo até o presidente Fernando Henrique Cardoso para brindar com ele, no almoço oferecido a Obama, e também em colocá-lo na mesa principal. Foi um gesto de gentileza belíssimo da parte dela. (assista a cena do brinde com FHC aqui).

“Achei uma gentileza, senão não teria vindo. Em matéria de Estado, quando se está representando o País, não cabem divisões partidárias. A presidente Dilma demonstrou que tem compreensão correta dessa matéria”, afirmou o não menos elegante, Fernando Henrique Cardoso.

Eu espero que a Dilma continue nos surpreendendo cada vez mais com a sua competência, equilíbrio e elegância. Com uma postura digna de líder de primeiro mundo!

O Título de Cidadão Gonçalense


Vereador Jorge Mariola posa com as homenagens concedidas ao presidente Obama
(Foto: Roberto Moreyra/OSG)

Infelizmente não tivemos a oportunidade de receber o homem mais poderoso do mundo em nossa cidade para ser homenageado pessoalmente com o Título de Cidadão Gonçalense – honraria concedida pelo vereador Jorge Mariola (PDT).

Mas como o próprio Mariola já havia me garantido (veja aqui), ele não voltou para casa sem levar a homenagem. A prefeita Aparecida Panisset se encarregou de entregar a honraria ao presidente americano, no Teatro Municipal.

Como vimos na TV, a agenda do presidente Barack Obama é muito complexa. Muda conforme as estratégias de segurança. E São Gonçalo não fazia parte da sua agenda brasileira.

Quem sabe numa outra oportunidade não teremos o prazer de recebê-lo em nossa cidade? Nada é impossível na vida.

De qualquer forma, valeu a intenção do vereador Mariola, que justifica o motivo do título concedido a Obama:

“Foi uma homenagem a um cidadão do mundo. São Gonçalo é um município que apesar de um território pequeno no mundo tem sua representatividade nesse estado, patrimônio mundial, assim como Obama”, afirmou o parlamentar.

6 comentários:

  1. Lula foi deselegante, Dilma uma verdadeira presidenta, Mariola sem comentários e Obama realmente uma simpatia de homem. Resumi minha opinião seguindo os seus tópicos.

    ResponderExcluir
  2. Viva Obama! Ele sim é o CARA! contagiou o Brasil todo com o seu carisma!
    Amanda

    ResponderExcluir
  3. Esperava mais de Obama. A verdade é que a popularidade dele não anda nada bem nos EUA. Ele tá querendo é pegar carona no bom momento que o nosso país está vivendo, e também tá de olho no nosso pré-sal. Esse Obama é muito é dos espertos.
    Lula fez muito bem não ter ido ao almoço lamber as botas desse americanozinho de meia-tijela.

    ResponderExcluir
  4. Obama teve a oportunidade de cumprir suas promessas de campanha e mostrar ao mundo que o Imperialismo intervencionista americano estava mudando, mas ele fez questão de mostrar que tem pouca diferença de seus predecessores. O intervencionista do Bush pai, Bush filho no Iraque, Afeganistão e agora o Obama mostra que sua política internacional é o continuismo dos velhos Yanks.
    Resultado da visita de Obama: 13 presos políticos de forma arbitrária por terem tido o seu direito de manifestarem contrários à visita do presidente americano.

    ResponderExcluir
  5. Dizem que está rolando um clima entre Dilma e FHC, por isso ultimamente os dois tem estado tão próximos. Será???

    ResponderExcluir
  6. Hipócritas e ignorantes...
    "Países não tem amigos tem interesses..."

    ResponderExcluir