quinta-feira, 3 de março de 2011

O passado glorioso do carnaval gonçalense

Flávio Rocha com a fantasia que desfilou no
famoso Concurso de Fantasias de Luxo, do Clube Tamoio

A partir de amanhã, a festa mais alegre e popular do planeta vai reinar durante quatro dias em todos os cantos do país.

E, como fato histórico, vale a pena informar aos gonçalenses da nova geração, que o carnaval carioca, por um bom tempo, iniciava-se com muita pompa em São Gonçalo.

Durante as décadas de 60, 70 e 80, o famoso Concurso de Fantasias de Luxo, realizado no Clube Tamoio, abria oficialmente, na sexta-feira, o carnaval do Rio de Janeiro.

O evento que contava com a participação de grandes artistas da festa momesca como Wilza Carla, Evandro Castro Lima, Flávio Rocha, Clovis Bornay, entre outros, era transmitido para todo o Brasil pela TV Globo. Depois mais tarde passou a ser pela TV Manchete, até o seu fechamento.

É uma pena que um evento tão bonito que associava o nome da cidade a um momento glamouroso da maior festa do país tenha acabado. Segundo fontes, depois da falência da TV Manchete, as outras emissoras não se interessaram em continuar com a transmissão, e nem os organizadores se esforçaram para convencê-las.

Mais uma vez, leitores, podemos constatar como o passado gonçalense era glorioso em tudo.

Mas com o carnaval agora se revitalizando cada vez mais, quem sabe um dia o glamour não retorne ao carnaval gonçalense, não é mesmo?

Felizmente, nem tudo está perdido. Temos ainda a Porto da Pedra no grupo especial para levar o nome de São Gonçalo para todo o mundo, naquele que é considerado o maior espetáculo da terra: o desfile das escolas de samba, na Sapucaí.

E viva o carnaval gonçalense!

Em tempo: veja no link abaixo o relato de uma ex-recepcionista do clube sobre o luxuoso carnaval que era realizado no Tamoio.

http://diditristao.blogspot.com/2010/02/carnaval.html

E veja também uma entrevista com o artista Flavio Rocha sobre o concurso de fantasias de luxo.

http://www.obatuque.com/artistas/flavio_rocha/flavio_rocha.htm


Carnaval gonçalense das antigas


Baile de Carnaval - década de 50 (Acervo MEMOR)

Desfile de carnaval - Clube Mauá ( Foto: Sinésio Pires Cavalcante/Acervo MEMOR)

Um comentário: