sábado, 28 de maio de 2011

O progresso venceu na Praça do Alcântara

Maquete do Pátio Alcântara


Depois dos protestos (OAB, Associação Comercial, moradores e transeuntes) e do embargo do Ministério Público, que apontou diversas irregularidades no contrato de concessão à iniciativa privada da Praça Carlos Gianelli, o Pátio Alcântara (Terminal e Centro Comercial) poderá agora dar continuidade as obras iniciadas no local.

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro suspendeu a liminar concedida pela 4ª Vara Civil de São Gonçalo, que determinava a interrupção das obras.

A decisão partiu do presidente do TJ, desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos, que autorizou a retomada dos trabalhos imediatamente.

A decisão do juiz frustrou as pessoas que não queriam ver de jeito nenhum o empreendimento no local, principalmente os comerciantes.

Já aquelas que aprovam o empreendimento comemoraram a vitória do progresso em Alcântara.

E viva São Gonçalo!


14 comentários:

  1. Ainda tem duas instâncias, Vagner... (Se forem recorrer)

    Esse "pessoal de SG", que impede a obra, só quer ver o crescimento no bolso deles...

    Abraços,

    Wilson

    ResponderExcluir
  2. O protesto repentino dos comerciantes e da OAB foi muito estranho. A praça esteve abandonada por anos a fio e ninguém reclamava. Como que de uma hora para outra esse pessoal resolve morrer de amores pela praça dos mendigos e da prostituição em Alcântara?
    Vagner, aproveito a ocasião para parabenizá-lo pela sua isenção no caso. Informou tudo sem envolver com nenhuma das duas partes. Apenas cumpriu o seu papel de informar com muita qualidade. Valeu rapaz!
    Grande abraço!
    Ruy

    ResponderExcluir
  3. Progresso com suspeita de "diversas irregularidades no contrato de concessão à iniciativa privada" não é para se comemorar.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro mil vezes o terminal do que uma praça abandonada. Viva o progresso!

    ResponderExcluir
  5. Estou infeliz com essa decisão. O Vagner me conhece e sabe que eu torço demais pelo desenvolvimento de São Gonçalo. Mas isso que estão fazendo é um absurdo urbanístico...

    Essa praça reformada poderia ser belíssima! Tenho certeza que mesmo a prefeitura, com seu gosto arquitetônico duvidoso, poderia fazer um projeto razoável, para dar mais vida ao bairro.

    Com essa obra, o bairro perde ainda mais espaço livre de construções e acinzenta ainda mais a paisagem...

    Vale lembrar que a praça também tem valor histórico, por ser o local de rôdo dos bondes.

    ResponderExcluir
  6. Essas mesmas pessoas que hoje reclamam da construção do terminal não fizeram nada quando a praça estava abandonada,cheia de mendigos e camelõs.Agora estão querendo posar de defensoras do patrimonio público o qual não estavam nem aí.
    Porquê não fizeram um abaixo assinado pela recuperação da praça antes da prefeitura anunciar essa obra?Tempo é o que não faltou,pois o espaço está às moscas ja faz muito tempo!

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com as palavras do Ruy. Achei bem oportunista esse protesto... Que Alcantara tenha dias melhores daqui para frente!!! Valmir.

    ResponderExcluir
  8. Acho que uma omissão (dos que promoveram o protesto) não justifica a outra (do poder público, que é o culpado pelo abandono da praça).

    Em São Gonçalo fala-se pouco em "o que é o certo a se fazer" e muito em "o que fica bonito fazer". Pergunte a qualquer urbanista (que é quem realmente entende do assunto) sobre o certo a se fazer. Duvido que ele aceite a substituição de uma praça por um shopping...

    ResponderExcluir
  9. É de suspeitar os questionamentos sobre o abandono da Praça. Pois desde 2004 o bairro foi tema de estudo do sebrae , parceria com a prefeitura , secretarios e arquitetos, onde apresentado os diagnosticos e prognosticos do problema do Bairro, ficaram para neste seu governo solucionar. Foi criado e assinado com a prefeitura o POlo COmercial do Alcantara, onde se comprova usando o google, no jornal O empreendedor do Sebrae. E nada foi feito para praça de proposito , pois o jogo final era este . Acabar com a Praça. Antes de criticarem o abandono , olhem quem era o gestor.

    ResponderExcluir
  10. DEIXEM AKLCANTARA CRESCER, FAÇAM O PATIO ALCANTARA E APROVEITEM PARA CONSTRUIR UM SHOPPING NO LUGAR DA QUELA PORCARIA DE MERCADO ASSAI.

    ResponderExcluir
  11. Idiotas de plantão!

    Desde quando vender espaços destinados ao lazer público para a iniciativa privada é lícito, correto e "progressista"? Será que um bairro tão denso como Alcântara realmente precisa de mais lojas? É verdade que praça realmente estava abandonada aos mendigos, drogados e prostitutas, mas a obrigação de mantê-la cuidada e limpa é da nossa corrupta e oportunista Prefeitura... e quanto ao patrulhamento, obrigação da Polícia, que, pasmem, mantém desde sempre uma delegacia bem em frente à Praça. Atenção também para os carros da PM que NUNCA estiveram por lá patrulhando NADA e agora podem ser SEMPRE vistos patrulhando o tapume da infame obra público-privada, DOIS carros.

    ResponderExcluir
  12. o fato da praça estar abandonada como foi dito em artigos anteriores, nao da o direito a "exelentissima Sra Prefeita" de "vender" um patrimonio publico, o problema e que se deixar a exelentissima à vontade, ela vai vender tudo o que e publico

    ResponderExcluir
  13. Absurdo! Isso foi um golpe em Alcântara.

    ResponderExcluir
  14. A PRAÇA ERA UM LIXO! E SE CONTINUASSE SENDO PRAÇA NUNCA IRIA MELHORAR. A ANOS EU CONHEÇO AQUELA PRAÇA E SEMPRE FOI ABANDONADA. SEM CONTAR O CHAFARIZ CRIADOR DE MOSQUITO!!!

    ResponderExcluir