domingo, 1 de maio de 2011

A polêmica sobre a Praça do Alcântara


Conhecida pejorativamente como a Rainha das Pracinhas – devido a sua predileção por reformas de praças –, a prefeita Aparecida Panisset vem sendo questionada por causa da “venda” de uma praça.

A Praça Carlos Gianelli, localizada no Centro de Alcântara, foi concedida à iniciativa privada, sem consulta popular, por uma quantia irrisória de R$ 150.000,00 (única parcela) e pelo prazo de 30 anos.

A empresa Garda ganhou a licitação para construir no local o Pátio Alcântara (terminal rodoviário integrado a um centro comercial).

Abandonada há vários anos, morada de mendigos e sujeira pra todo lado, o estado decadente em que se encontrava o espaço contribuiu para a aprovação, sem qualquer objeção, da Câmara Municipal ao empreendimento.

Mas a população está dividida. Há aqueles que aprovam e outros que desaprovam o projeto.

Os que aprovam veem com bons olhos a construção do Pátio Alcântara. Segundo os comentários, a praça não servia para nada mesmo, a não ser para residência de mendigos e ponto de camelôs.

Já os que desaprovam questionam o porquê de a prefeita não fazer na Praça do Alcântara a mesma reforma que ela promoveu em outras praças, como as dos bairros Zé Garoto, Trindade, Nova Cidade, Bandeirante, Rocha, entre outras.

Para o presidente da OAB-SG (8ª Subseção), Dr. José Luiz da Silva Muniz, a concessão da Praça Carlos Gianelli à iniciativa privada é imoral.

– Onde já se viu uma coisa dessas? Vender, ceder ou doar praça pública para empresários? A venda ou cessão da praça é proibida por lei! – declarou.

A Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Comercial de Alcântara organizaram ontem (30/04) um abaixo-assinado pelas ruas do bairro contra a construção do Pátio Alcântara. (confira nos slides abaixo)


Dr. José Luiz da Silva Muniz - presidente da OAB-SG

Veja nos slides abaixo a coleta das assinaturas, a obra, o estado em que se encontrava a praça e a maquete do Pátio Alcântara.



22 comentários:

  1. Estes políticos de são gonçalo só presta pra fazer coisa que não deve mesmo!vamos guarda o nome deles da prefeita até a camara dos vereadores.Eles não merecem continuar governando o nosso município!

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo! Essas coisas só acontecem aqui em São Gonçalo!
    Dou total apoio a esse movimento contra a construção desse tal de pátio alcantara.
    A praça é do povo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Primeiro que um imóvel do tamanho daquela praça vale MUITO MAIS do que isso.
    Segundo que é um espaço público. E convenhamos que depois de 30 anos a gente perde o espaço de vez, pq ninguém vai dar pro Estado/Munícipio, etc. de novo.
    Outra coisa. Se não houve objeção, TODOS aqueles que estão lá através do nosso voto, ajudaram.
    E se o problema eram os mendigos, eles continuarão lá. Afinal, a prefeitura não resolveu o problema deles. Continuam sendo moradores de rua.
    ONDE ESTÁ O ABAIXO-ASSINADO?? Quero assinar também!!!

    ResponderExcluir
  4. A concessão de uso de bem público (lei n. 8666/93) é legal e atualmente concede-se por um preço irrisório para que a construção seja rápida ou a manutenção eficiente/barata (vide engenhão, rodovias federais) e é obrigatória a licitação. (Esse pessoal da OAB adora utilizar o direito sem direito, brincadeira)

    Não vejo problema nenhum conceder o espaço para iniciativa privada, mesmo por que o espaço está precário e o poder público, a prefeitura de SG manifesta-se publicamente que não possui capacidade para administrar tal bem.

    Tenho certeza de que quando ficar pronto os mesmos que são do contra falarão que sempre apoiaram tal iniciativa.

    Abraços,

    Wilson

    ResponderExcluir
  5. Quanto oportunismo, meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    A praça esteve abandonada há anos com mendigos, camelôs, prostituição, drogas, sujeira e toda sorte de desordem e degradação moral, e agora vem essa associação comercial organizar abaixo-assinado contra a construção de um empreendimento no local???????????? É brincadeira. só pode!!!!!!
    E porque não se manifestaram antes quando o lugar estava abandonado???????
    A preocupação agora é com a concorrência, pois ali será construido um moderno centro comercial sobre o terminal.
    Ah, vamos parar de encenação!!!!
    Que venha o Pátio Alcântara!!!!!!!!!!!!
    Deixo aqui o meu protesto! Espero que este blogueiro publique o meu comentário, pois ele nunca publica as minhas verdades. Agora ele não vai ter a desculpa de dizer que não aprova por causa de palavras ofensivas e chulas. Eu não ofendi e desqualifiquei ninguém, apenas estou falando a verdade!!!!!!!!!!!!!!!!
    Eu quero é progresso pro alcântara e não descaso desse pessoal que nem mora em nosso bairro.
    Joca, o indignado!!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou contra essa concessão. Concordo com o presidente da OAB. Essa obra é imoral. Votei na prefeita mas ultimamente ela vem me decepcionando muito. Isso não se faz. Precisamso de mais áreas de lazer.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus o que está acontecendo?Em que cidade vocês vivem? Não acredito que seja em Sg.Acordem gente para a realidade.Faço minha as palavras do Joca.Por que não revindicaram quando a praça, quer dizer, aquele "espaço" estava abandonado?É claro que associação comercial é contra.Por que um empreendimento daquele considerado mini-shopping vai gerar uma certa concorrência a mais.Daí eles usam a população contra ,numa maneira sábia de barrar o projeto.Isto é um grande atraso.Além do mais pelo projeto o terminal ganhará até 2 praças.Super moderno. Mas me esqueci,muitos dos gonçalenses não querem.Então sugiro a todos os empresarios interessados em investir na cidade que transfirem seus projetos para cidades vizinhas como Itaborai, Tanguá , Rio Bonito tenho certeza que lá não farão tempestade em copo d'áqua.
    Henrrique Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  8. Acho um absurdo, a praça do Alçântara é referência, é o passado que vivenciamos, e que vivemos atualmente. Essa gente devem ser loucas, tantas obras para serem feitas e nada tudo parado agora vender a praça é uma vergonha. A praça do Alcântara onde passava o bonde tem uma fonte iluminosa. Músicas foram feitas para essa praça, a música do vila três feita por Sr. Geraldo Negão

    ResponderExcluir
  9. Espero que o povo se manifeste isso não pode acontecer. Queremos respeito. A praça não pode acabar.

    ResponderExcluir
  10. Pátio Alcântara Já! A praça esteve abandonada há anos e ninguém nunca reclamou. Porque só agora estão reclamando? Não estou entendendo este interesse repentino pela praça do Alcântara?

    ResponderExcluir
  11. Pelo que eu pude entender do projeto,a praça não vai desaparecer como muitas pessoas estão falando.Ela vai ser transferida para a parte de cima do futuro predio que vai ser construido naquele local,com livre acesso à toda população,inclusive idosos e deficientes fisicos através de elevadores e escadas rolantes.Muito melhor do que o atual estado de conservação em que se encontra.

    ResponderExcluir
  12. é incrivel como as pessoas preferem uma praça abandonada, habitada por mendigos, com o antigo chafariz cheio de foco de dengue, com aquele terminal escuro, perigoso e fedendo a urina do que um terminal bonito, moderno, seguro, com banheiros, iluminacao e uma praca elevada com elevadores e vista panoramica.
    que comecem as obras!

    ResponderExcluir
  13. JOSY
    ESSA PREFEITA ENLOUQUECEU, COM TODA CERTEZA ELA NÃO É MORADORA DE ALCANTARA COMO NÓS, HÁ MUITO A POPULAÇÃO ESPERA PELA REFORMA DA PRAÇA DE ALCANTARA JÁ QUE TANTAS OUTRAS JÁ FORAM BENEFICIADAS, ALIÁS ELA DEVERIA TER SIDO A PRIMEIRA, ALCANTARA JÁ ESTÁ UM CAOS, O TRANSITO DÁ UM NÓ TODOS OS DIAS, NÃO PODEMOS SAIR DE NOSSOS CONDOMÍNIOS, FICAMOS REFÉNS DA BOA VONTADE DE ALGUNS MOTORISTAS, PORQUE ATUALMENTE O SINAL DE NADA ADIANTA ABRE E FECHA SEM QUE NINGUEM CONSIGA SAIR DO LUGAR. IMAGINA QUE O NOVO CONDOMINIO PARQUE DAS ÁGUAS AINDA NÃO ESTÁ OCUPADO PELOS SEUS NOVOS MORADORES, QUANDO CHEGAREM COM SEUS CARROS, O QUE VAI ACONTECER? QUANTOS VEÍCULOS A MAIS RODANDO NUM ESPAÇO TÃO PEQUENO! E AINDA VEM ESSA LOUCA QUERENDO CONSTRUIR MAIS UM PREDIO ONDE NÃO TEM ESPAÇO, DEVERIA SE PREOCUPAR COM O AR POLUIDO QUE TEMOS QUE RESPIRAR, REFORMAR A PRAÇA PLANTAR ARVORES, PRECISAMOS DE VERDE, JÁ PERDEMOS MUITO! TUDO QUE PODE SER FEITO PARA ENFEIAR AINDA MAIS O NOSSO ALCANTARA ESSA SENHORA PERMITIU, ATÉ AQUELA TUBULAÇÃO ENORME,UM HORROR QUE A CEDAE COLOCOU PARALELA A PONTE, NÃO TERIA UM PROJETO MAIS INOVADOR E MENOS FEIO PARA O NOSSO BAIRRO? PRECISAMOS ACABAR COM OS DESMANDOS DESSA SENHORA, PRECISAMOS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES LEMBRARMOS DESSES NOME APARECIDA E MARCIO PANISSET E NUNCA MAIS PERMITIR QUE ELES SEJAM CANDIDATOS A NADA EM NOSSO MUNICIPIO. CHEGA DE PRÉDIOS NO CENTRO DE ALCANTARA AQUI NÃO COMPORTA MAIS NADA.

    ResponderExcluir
  14. AH! Que isso pessoal? Não seria mais interessante deixar um espaço reservado para os mendigos, usuários e fornecedores de drogas, pessoas consumindo álcool ao extremo em "festas"? Para que construir algo que vai gerar empregos e trazer oportunidades? Médicos, dentistas, administradores, contabilistas, psicólogos etc. digam a verdade, senhores, alguém precisa realmente disso? Chegam de prédios e viva as praças? Legal! Vamos parar no tempo. Show!

    ResponderExcluir
  15. quem é contra é pq deve adorar ir até essa oraçinha ar um passeio e tirar um cochilo!!!
    ahhh, santa paciencia!!! so de melhorar a cara daquela imundisse ja vale a pena! quero ver se as pessoas q estao contra vao ate la dar uma varridinha ou jogar um desinfetante naquele cheiro de xixi!!! sou totalmente a favor da MELHORIA daquela praça, seja pela iniciativa privada ou nao!

    ResponderExcluir
  16. E sou contra a venda da praça e destruição. Querem fazer obras? Utilizem a área que fica na antiga iamagatha. Lá está sendo construída um condomínio imenso... há várias áreas por lá (não construídas). Ps. está sendo enviado vídeo da destruição da praça para todas as emissoras de TV. Façam parte também. Envie para todas as emissora da mídia fotos e vídeos. A MÍDIA É FORTE E É COM ELA QUE TEMOS DE PEDIR AJUDA.

    ResponderExcluir
  17. O povo é mesmo, assa de manobra. Vimos um monte de gente sem instrução assinando o tal abaixo assinado, gente te que nem mora no Alcântara falando que a praça é do povo. Pois bem moro enfrente a praça e nunca vi ninguém aproveitando esse espaço, a não serem os mendigos, viciados, camelôs e toda sorte de baderneiros. No dia do abaixo assinado veio no centro do Alcântara o senhor José Luís, que todo pomposo se apresentava como presidente da OAB de São Gonçalo e me pediu para assinar tal documento, quando lhe perguntei onde morava, ele desconversou, aí pude notar que esse movimento não passa de uma jogada politica para promover esse senhor. A maioria das pessoas que assinaram o manifesto não mora no Alcântara eles deveriam consultar a nós os moradores do bairro.

    ResponderExcluir
  18. Agora crianças o leite foi derramado, a obra da praça vai sair e daí? Que vergonha esse Juiz Liberar a sacanagem.Olha Sr. Juiz com todo o respeito venha ver o que acontece com os muros e as casas da rua Alvorada, passa um valão por trás dessa rua e está tudo desabando outras pessoas ja estão sem muros sem a parte do terreno e governo libera verba para prédios,Camelôdromo, queremos respeito na hora do voto eles vem aqui cata igual a cachorro danado. Lagoinha está largada.Viu Senhora prefeita, venha ver aliás já viu e não realiza nada.Nós merecemos

    ResponderExcluir
  19. Que praça...? aquele lixo...? o povo de são gonçalo se contenta com merda. o empreendimento será ótimo para são gonçalo. povo primeiro aprenda a votar e depois pense antes de falar e escrever merda.

    ResponderExcluir
  20. NÃO ENTENDO PORQUE AS PESSOAS QUE DEFENDEM ESSA PREFEITA... SE ESCONDE ATRÁS DO ANOMIMATO!!! SERÁ QUE ATÉ OS DEFENSORES DELA PRECISAM FAZER AS COISAS NO OBSCURO, ESCONDIDO...

    ResponderExcluir
  21. ESSA PREFEITA É UMA ESTRATEGISTA E OPORTUNISTA DE PRIMEIRA... CONCORDO A PRAÇA DO ALCANTARA ERA ABONDONADA, MUITA SUJEIRA, USUARIOS DE DROGAS E MENDIGOS FAZENDO DA PRAÇA MORADIA. O QUE A PREFEITA PRECISAVA FAZER ERA REFORMAR A PRAÇA, COLOCAR ILUMINAÇÃO E ETC. COMO FEZ EM TANTAS OUTRAS PELO MUNICIPIO. MAS O QUE A PREFEITA FEZ?... DEIXOU A PRAÇA TOTALMENTE ABANDONADA POR ANOS, NUM TOTAL DESCASO, PARA DEPOIS VENDER A PRAÇA PARA UMA EMPRESA PRIVADA E CONSTRUIR UM SHOPPING. COM CERTEZA,TODOS VÃO PREFERIR O SHOPPING DE "1º MUNDO", COMPARADO AO QUE A PRAÇA ERA ANTES. QUALQUER IDIOTA, VAI PREFERIR ISSO... (MENOS OS QUE SE BENEFICIAVAM DAQUELE LIXO!!!). MAIS O QUE ESTAMOS REINVIDICANDO SÃO OS MALEFICIOS QUE ESSE EMPREENDIMENTO VAI TRAZER PARA O ALCANTARA. REALMENTE, NÃO HAVERIA NECESSIDADE DE SE CONSTRUIR UM SHOPPING NAQUELE ESPAÇO, ALCANTARA JÁ É UM CENTRO COMERCIAL, JÁ GERA MUITOS EMPREGOS, JÁ TEM PREDIOS SUFICIENTES. E O TRANSITO? QUE JÁ ERA UM CAOS VAI FICAR AINDA PIOR.... OUTRA COISA: NÃO PRECISA SER MORADOR DO BAIRRO PARA TER UMA OPINIÃO SOBRE A PRAÇA. ALCANTARA É UM CENTRO COMERCIAL... TEM UMA GRANDE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS DE TODA A SÃO GONÇALO (PESSOAS QUE TRABALHAM EM ALCANTARA, MAS NÃO MORAM EM ALCANTARA E PESSOAS QUE VÃO FAZER COMPRAS, MAS SÃO DE OUTROS BAIRROS!)

    ResponderExcluir
  22. Fala sério! Sou absolutamente contra a demolição! Que a praça era uma porcaria e só servia para ter camelô ou para mendigo dormir é um fato. Mas o que me leva a cima de tudo a ser a favor do projeto, são os benefícios que ele vai causar! Será um terminal moderno para ônibus, além de um Shopping até então inédito na região! Na superfície do Prédio haverá uma praça bonita e agradável, além é claro da receita que o empreendimento gerará ao município! Houve irregularidades? Houve. Mas isso era para ter sido visto no começo, antes de o projeto estar praticamente pronto. Agora que o shopping/terminal/praça está na fase final devemos repensar se queremos a modernidade e o conforto, ou se queremos mais anos e anos de obras. Eu apoio o Pátio Alcântara!!!

    ResponderExcluir