domingo, 5 de junho de 2011

"Liberdade em Neves", o documentário da Banda Ponto de Equilíbrio filmado na Polinter de Neves


Navegando pela internet encontrei este documentário do Ponto de Equilíbrio, uma das principais bandas de reggae do Brasil.

“Liberdade em Neves” foi gravado no final de 2010. O curta mostra um show realizado pelo famoso grupo musical na Polinter de Neves.

O show é fruto da amizade de Pedro (baixista da banda) com o policial Orlando Zaccone, autor do livro “Acionistas do nada: quem são os traficantes de drogas”.

Em julho de 2010, Pedro foi preso por estar plantando pés de maconha para uso próprio em sua residência, em Itaipu. Ele ficou encarcerado alguns dias no presídio de Neves. Dividiu a cela com criminosos de todos os graus, vivências e histórias de vida.

Lá conheceu o policial Zaccone, que por ter uma visão diferenciada e conhecimento da real situação do sistema penal brasileiro se interessou por sua situação.

Após a libertação do baixista eles continuaram a se falar e resolveram então se movimentar para mostrar à sociedade a condição lastimável que os presidiários vivem, além de levar uma mensagem positiva e focar na recuperação do individuo.

Foi daí que surgiu o curta-metragem “Liberdade em Neves”, que tem a direção de Rodolfo Vaz e a produção de Ney Carlos. A produção é uma parceria da Kilimanjaro Produções com a Bonde Filmes, Rio de Paz e o Nucop.

Na minha opinião, a curiosidade pelo conhecimento do exótico (termo antropológico para definir aquilo que não nos é familiar) tem um valor intelectual e espiritual enorme, pois contribui para a nossa compreensão da diversidade humana e suas realidades.

Portanto, caro leitor, vale a pena assistir ao documentário para evoluirmos como seres humanos, enriquecermos culturalmente e tomarmos conhecimento político das mazelas do nosso país.

Confira abaixo:


4 comentários:

  1. Muito show o documentário!
    Valeu Vagner por postar este belo trabalho da banda.

    ResponderExcluir
  2. Que mensagem bonita que essa banda está passando nos presídios. Me emocionei muito com o documentário.
    Temos de deixar o preconceito de lado. Sair do nosso quintal e conhecer outras realidades. O meliante deve cumprir de fato a pena, mas não é porque foi um criminoso que deve viver como um bicho na cadeia. Como recuperar um criminoso se na cadeia não existe condições humanas dignas? É complicado isso...
    Queria parabenizar a banda ponto de equilibrio pelo bonito trabalho e principalmente o policial Zacone, um homem sensível a realidade em que vivemos.

    ResponderExcluir
  3. ADOREI O DOCUMENTÁRIO!!!
    FIQUEI TODA ARREPIADA...DE PURA EMOÇÃO!!!
    PATRICIA

    ResponderExcluir
  4. Em tempos de guerra e corrupção este é um prato cheio para sociedade hipócrita que tem o poder da mudança mas não sabe como usar este poder...Sou fã do Ponto de Equilíbrio há 8 anos e te digo: suas canções são fortes e marcantes, fazendo com que a gente pense e reflita sobre muita coisa que nos cerca.

    ResponderExcluir