domingo, 19 de junho de 2011

São Gonçalo, a cidade mais evangélica do mundo

Marcha para Jesus - São Gonçalo (2010) - Foto: Vagner Rosa

A julgar pela quantidade de igrejas evangélicas instaladas em território gonçalense, São Gonçalo já é considerada a cidade mais evangélica do mundo. De acordo com o artigo "A cidade mais evangélica do mundo... e dai?", do pastor Alan Capriles, da Igreja Bíblica Cristã, em Laranjal, o município tem a maior concentração de evangélicos por metro quadrado do planeta. Contudo, ele questiona a qualidade espiritual dos membros das igrejas da cidade.

Sob o ponto de vista sociológico para entender o universo evangélico gonçalense, o artigo é bem interessante. Quanto à questão espiritual dos religiosos, não nos cabe julgar.  O Território Gonçalense entende que essa é uma questão que só diz respeito aos praticantes da fé evangélica. 

Abaixo, o artigo do pastor, extraído de seu blog:


A cidade mais evangélica do mundo...e daí?


Por Alan Capriles, em 02/06/2011

As estatísticas apontam São Gonçalo, no município do Rio de Janeiro, como a cidade que concentra o maior número de evangélicos por metro quadrado em todo o mundo. De fato, assim que cheguei a São Gonçalo, no final da década de 90, impressionou-me a quantidade de igrejas evangélicas que se espalhavam por toda a cidade. A princípio, julguei ser algo muito positivo, mas com o passar dos anos comecei a duvidar disso.

Primeiro, porque percebo que grande parte dessas igrejas nasceram de feridas não tratadas. Geralmente, surgem como solução para desavenças não resolvidas, mascarando um perdão que jamais foi sequer cogitado.


Segundo, porque o culto na maioria das igrejas em São Gonçalo é voltado para o homem, não para Deus. Espalham-se as faixas que fazem propaganda daquilo que Deus pode fazer por você, bastando para isso participar da campanha, ou da corrente.


Terceiro, porque as igrejas por aqui estão disputando os membros, tal como as lojas disputam a clientela. Ou ainda pior do que isso! Há alguns anos, por exemplo, saíram de nossa igreja mais de vinte membros de uma só vez, que foram todos recebidos por outra igreja próxima, sem exigência alguma de carta, ou coisa parecida. E, em poucos dias já estavam sendo nomeados para algum cargo, com título e tudo mais! Isso é muito comum acontecer por aqui.


Quarto, porque as igrejas de São Gonçalo parecem existir mais para o entretenimento do que para a edificação de seus membros. Nunca vi tanto ativismo religioso como nessa cidade. São eventos e mais eventos: de congressos e chás, a festivais e arraiais. Os membros ficam tão sobrecarregados com ensaios e demais preparativos, que mal sobra tempo para a família, para os amigos e, pior ainda, não há tempo para Deus!


Quinto, porque parece não haver mais ética cristã por aqui. Por incrível que pareça, tornou-se comum em São Gonçalo encontrarmos uma igreja em frente de outra, ou até mesmo ao lado! E não pensem vocês que seus líderes estão preocupados se o volume do som interfere no culto da outra igreja. É guerra mesmo!


Sexto, porque nunca vi tanta meninice espiritual como em São Gonçalo. A maioria dos crentes daqui vive correndo atrás da última novidade gospel, do novo “mover do espírito”, do “revelamento” e da “profetada”. Para esses, a pregação só é boa se, aos gritos, o pregador os iludir com promessas de sucesso e riquezas. São cada vez mais raras as mensagens que tratam de arrependimento, conserto, da eficácia da cruz e do ser uma nova criatura em Cristo Jesus.


E sétimo, porque apesar das igrejas evangélicas se multiplicarem por aqui, a ponto de São Gonçalo ser apontada como a cidade com o maior número de evangélicos por metro quadrado no mundo, que diferença isso trouxe para essa sociedade? Pelo menos, desde que moro aqui, não vi nenhuma diferença.


Muito pelo contrário, a violência só tem aumentado nesta cidade. E continua o descaso dos políticos daqui para com o cidadão e do próprio cidadão para com o seu próximo. As ruas estão mais imundas do que nunca, não apenas porque a coleta de lixo é ineficaz, mas porque os próprios moradores de São Gonçalo não pensam duas vezes antes de sujar as ruas de sua própria cidade. E, enquanto os evangélicos de São Gonçalo se divertem, brincando de igreja, os bares, boates e motéis continuam se multiplicando por aqui. Aliás, pra quem não sabe, apesar de ser o segundo maior município do seu Estado, São Gonçalo não tem hotéis, nem sequer um, apenas motéis, e aos montes! Preciso dizer mais alguma coisa?


Mas, apesar de toda essa triste constatação, preciso confessar que tenho verdadeiro amor pelo povo desta cidade. Amo principalmente os evangélicos de São Gonçalo. Vejo que são pessoas simples, sinceras e sedentas de Deus. Mais do que isso, são pessoas inocentes, beirando a ingenuidade, razão pela qual se deixam enganar pelos comerciantes da fé.


Após pregar por mais de dez anos nessa cidade, em inúmeras igrejas, cheguei à triste conclusão de que grande parte dos evangélicos de São Gonçalo é analfabeta de Bíblia, tornando-se presa fácil para os espertalhões. A maioria conhece apenas o que lhes é pregado dos púlpitos, ou ensinado pelas revistas da escola bíblica dominical. Muitos crentes daqui nunca leram sequer os evangelhos, muito menos todo o Novo Testamento. Por isso são tão facilmente enganados, ou estão enganando sem o saber.


O fato é que ser cristão pouco ou nada tem haver com fazer parte de uma igreja evangélica. O que importa é converter-se a Jesus Cristo, e não a uma denominação. Se realmente todos os evangélicos de São Gonçalo fossem convertidos a Cristo, veríamos um enorme impacto positivo na sociedade. Isso ocorreria naturalmente, pelo simples fato de que um verdadeiro cristão não se conforma com este mundo, mas se torna um agente de transformação social, trazendo a realidade do reino de Deus para a Terra, por meio do senhorio de Cristo. Ora, se a maioria dos habitantes de São Gonçalo é mesmo cristã, onde estão os sinais do reino de Deus nesta cidade?


Sendo assim, sinto-me como missionário em São Gonçalo, cidade que defino como uma babilônia gospel. É assim que me sinto aqui, de todo meu coração. Não digo isso para fazer graça. Isso não é uma brincadeira, é algo muito sério. O povo dessa cidade necessita urgentemente do evangelho da graça de Deus, a começar pelos próprios evangélicos.


De fato, quem prega um evangelho puro e simples nessa cidade, só pode estar mesmo em missão. Talvez, na mais dura de todas as missões: a de evangelizar evangélicos, sendo incompreendido e perseguido por seus próprios irmãos.


Conto com sua ajuda em oração.
Alan Capriles
Missionário em São Gonçalo

Ed René Kivitz
O renomado palestrante, pastor, teólogo e escritor, Ed René Kivitz (Igreja Batista - SP), também comenta o fato de São Gonçalo ser considerada a cidade mais evangélica do mundo. Assista abaixo.

12 comentários:

  1. Vagner, que benção foi acessar o seu blog hoje e deparar com este artigo. Vou divulgar para toda a minha igreja. Realmente os irmãos gonçalenses precisam acordar e levar um sacode espiritual. Eu também não vejo vantagem nenhuma em São Gonçalo ser a cidade mais evangélica do mundo enquanto que a qualidade espitirual dos evangélicos é baixissima. Em Oséias 4:6 a bíblia diz que o povo de Deus perece porque lhe falta conhecimento.
    Obrigado Vagner por este artigo de hoje. Louvo a Deus pela sua vida , pela vida do pastor Alan que escreveu o esclarecedor artigo, do irmão Julio que é imcompreendido por muitos e pela vida também do pastor paulista Ed René.
    Deus abençoe também este povo sofrido de São Gonçalo.
    Grande abraço e fique na paz de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Essa mistura de religião com a política em nossa cidade é uma coisa nojenta demais. É por isso que São Gonçalo é o que é.

    ResponderExcluir
  3. Bom amigos, o melhor caminho é o de DEUS, SEM ELE NADA É POSSÍVEL, ELE É A NOSSA DIREÇÃO É O AR QUE RESPIRAMOS, SOU TEMENTE E FIEL A DEUS, POSSO DIZER ELE É TUDO EM MINHA VIDA. MAS HOJE AS IGREJAS SE TRANSFORMARAM EM UM VERDADEIRO COMÉRCIO DE POLÍTICOS, O QUE VOCÊ VÊ DE SANTINHOS NAS IGREJAS NÃO ESTÁ NO MAPA!!

    dellarose

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Vagner por ter publicado este excelente artigo e parabéns também ao pastor Alan Capriles por ter escrito um artigo muito esclarecedor.
    Felizmente a nossa cidade tem cabeças pensantes.
    Ruy

    ResponderExcluir
  5. Eu queria saber porque os evangélicos brigam tanto entre eles. É uma disputa acirrada. Que reino de deus é esse que vive em desunião, meu deus do céu?????????

    ResponderExcluir
  6. Prezada Carlinha
    Você quer mesmo saber por que os evangélicos brigam tanto entre eles? Releia cuidadosamente o texto. As razões estão claramente expostas neste artigo.
    O fato é que nem todo que se diz evangélico faz realmente parte do reino de Deus. E isso é não apenas lamentável, é também gravíssimo, pois escandaliza o verdadeiro evangelho do Senhor Jesus. Seu comentário é mais uma comprovação disso, pois demonstra sua justa indignação.
    Quanto aos verdadeiros filhos do reino, estes nada disputam, mas se doam em amor ao próximo e para glória de Deus.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente não é só os evangélicos que são ingênuos em São Gonçalo não. A população toda da cidade é ingênua, por isso os políticos pintam e bordam aqui.
    Gostei do artigo desse pastor, pelo menos esse falou a verdade. Só não gostei quando ele falou dos bares e motéis de forma negativa. Qual o problema de existirem aos montes estes estabelecimentos na cidade?
    Deus me livre uma cidade só de igrejas. Isso ninguém merece!

    ResponderExcluir
  8. Observações e dúvidas:

    1- Há mais católicos que evangélicos em São gonçalo. (Fonte: IBGE/Censo 2000)

    2- A pesquisa deve ter levado em conta apenas os evangélicos.

    3- A pesquisa apenas revela que há mais evangélicos por metro quadrado em São gonçalo do que em qualquer outra parte do mundo...

    Pergunta:

    Qual foi a fonte internacional que foi comparada?

    Abraços,

    Wilson

    ResponderExcluir
  9. A constatação do pastor foi interessante e verdadeira, no entanto, é impossível não notar que este blog é "catolicamente tendencioso". deira, no entanto, é impossível não notar que este blog é "catolicamente tendencioso".

    ResponderExcluir
  10. A Região Nordeste e o Estado do Piauí são os mais católicos do Brasil. Não por acaso são os mais caóticos.
    Religião católica: ferramenta de manipulação da dignidade e honra das pessoas. Tudo de que o CORONEL necessita para controlar os INDIGENTES.
    Religião Evangélica: anunciando a "salvação" e "bem-viver" PORQUE um não existe sem o outro.
    Católico: MONOPÓLIO (atraso).
    Evangélico: PLURALISMO (progresso).
    Dêem uma chance aos evangélicos e o Brasil mudará essa SINA de 500 anos.
    Duvide e perca!
    f_l_gomes@hotmail.com

    A renda média dos evangélicos não é alta mas não existe indigência sistêmica no meio evangélico.
    Evangélico não necessita de indigente para fazer "boa obra" como os Católicos e Espíritas.
    Os minúsculos espíritas têm renda alta mas necessitam mortalmente de INDIGENTES para fazer "boa obra".
    Legal, hein?
    Seus hipócritas! Espíritas ou Católicos. Não querem um Brasil de maioria Evangélica porque a demanda de INDIGENTES ou VAGABUNDOS nos semáforos será muito menor. Por conseguinte essa "caridade fratricida" não será tão barata: R$ 0,20 ou R$ 0,25 ou mesmo R$ 0,50.
    f_l_gomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Há uma falácia assombrosa no artigo do pastor. "Evangelizar evangélicos" é o mesmo que "molhar a água".
    O povo de São Gonçalo não precisa de Jesus - já não se vê sua palavra por ai de uma forma suficiente, até saturada, para indagar que há algo errado?
    Cristão é simplesmente quem se converteu a Jesus. Teremos aqui a falácia do "Cristão de verdade"?
    A esmagadora maioria dos crentes em deus, nele cre apenas por motivos práticos. Só isso mais nada! Pouquissimos querem estudar o Evangelho ou até mesmo suas aulinhas na EBD. Em outras palavras, não se importam nem um pouco se estão sendo iludidos, enganados ou vitimas de estelionato. Tal estado de aceitação é produto da religião. Esta, se não faz mal, não altera em nada, como o pastor mesmo pontuou.
    Aliás, religião está fazendo mal para S. Gonçalo - talvez Panisset seja essa verdadeira cristã de que falam.

    ResponderExcluir
  12. Acho muito bom o texto e muito bem escrito. Sem dúvida muitas igrejas, e muitos dos seus líderes estão usando a fé cristã apenas para enganar os outros, mas não deveria causar nenhum espanto pois a Bíblia anuncia os falsos profetas. Não concordo com o pastor afirmar que São Gonçalo é uma " babilônia gospel" e que deveriam evangelizar evangélicos. Só Deus conhece verdadeiramente o coração do homem para dizer quem ele é... E quanto àqueles que envergonham o evangelho e mostram seus frutos dessa forma, é pq verdadeiramente ainda não foram transformados por Cristo...deixa Deus agir!

    ResponderExcluir