sexta-feira, 22 de julho de 2011

3º Batalhão de Infantaria agora é Patrimônio Histórico de São Gonçalo


A prefeita Aparecida Panisset sancionou a Lei 362/2011, que torna o antigo 3º Batalhão de Infantaria (BI), na Venda da Cruz, um Patrimônio Público Histórico, Cultural, Paisagístico, Artístico e Ecológico.

Com projetos em andamento para o local, a Secretaria de Cultura de São Gonçalo informou que aproveitará os espaços já existentes no 3º BI, como escolas de arte, de música e de gastronomia, além de galerias, um museu, uma escola técnica de artesanato e um espaço disponibilizado para o mercado de artesãos.

Só que tem uma questão: atualmente no 3º BI encontram-se instaladas 380 pessoas que perderam suas casas durante os deslizamentos no Morro do Bumba, Caramujo e Tenente Jardim. Essas pessoas estão aguardando as novas casas prometidas pelo Governo do Estado.

A Prefeitura de São Gonçalo, para tranquilizar os moradores, informa que o tombamento do batalhão pelo município não interfere na permanência das pessoas, nem no funcionamento de entes federativos, como a 72ª, que está instalada no local, enquanto sua sede, no Centro da cidade, é transformada em delegacia legal.

Pois bem. Vamos torcer para que o Governo do Estado cumpra a promessa e entregue logo as novas residências às vitimas das chuvas. Elas merecem dignidade.

E torcer também para que a Prefeitura de São Gonçalo utilize o espaço com projetos de qualidade para a população.

Fonte: O Fluminense

5 comentários:

  1. Acho que seria melhor "arrumar a casa" e depois realizar o tombamento... Aliás logo ao lado do 3o BI, na mesma calçada, havia a fachada de um casarão centenário muito bonito e requintado, não sei sua história, mas imaginava que poderiam restaurar. Infelizmente passando ali esta semana vi que foi demolido totalmente... Alguém conheceu?

    ResponderExcluir
  2. O local lá é lindo. Pelo menos, quando o quartel funcionava era. Espero que a prefeitura realmente ofereça bons programas pra gente naquele belo espaço.
    Ruy

    ResponderExcluir
  3. O projeto é interessantíssimo e é ótimo para o desenvolvimento cultural de São Gonçalo. Espero que o estado disponibilize logo as casas para os desabrigados que estão morando no 3º BI, e que a prefeitura de São Gonçalo realmente coloque os projetos em prática.

    ResponderExcluir
  4. Finalmente deram o primeiro passo. Muito com o projeto msm. Falta agora dar uma moradia digna para aquelas pessoas (de preferencia em niteroi) e botar o projeto em pratica.

    ResponderExcluir
  5. Até hoje a reforma da 72ª DP está parada, os moradores do Bumba ainda continuam morando lá (salvo engano meu) e nunca mais se falou nada sobre a reforma do 3º BI, que de um ano pra cá ficou em estado lastimável.

    Nesta foto ele está tão bonito...

    ResponderExcluir