quarta-feira, 20 de julho de 2011

PLC 122 é rebatizado de Lei Alexandre Ivo, em homenagem a adolescente morto em São Gonçalo

Alexandre Ivo, o jovem gonçalense que foi brutalmente assassinado

em crime homofóbico, no ano passado.


Além da mudança de nome, o texto do projeto de lei também sofreu alteração. A iniciativa surgiu depois de várias tentativas de acordo para aprovar o PLC 122 com a Frente em Defesa da Família, representada pelo senador Magno Malta (PR).

– Estão confundido a opinião pública. Homofobia é violência física, assassinato, crueldade, barbaridades, já o texto apresentado pela senadora Marta Suplicy, também com novo nome, agora, batizado de Lei Alexandre Ivo, é uma tentativa de enfrentar a intolerância, o preconceito e a discriminação no mais amplo sentido e não apenas em favor dos homossexuais, mas também na questão racial, estética, social, religiosa e contra o machismo que humilha as mulheres – disse o senador evangélico Malta, segundo sua assessoria de imprensa.

Angélica Ivo (mãe de Alexandre), que virou símbolo da luta contra os crimes homofóbicos desde que ficou provado que o assassinato de seu filho foi um crime de ódio, também destaca que a homofobia não atinge só a população LGBT.

– Crimes como esse contra meu filho podem acontecer com qualquer um – ressaltou em seu discurso no Seminário LGTB (maio/2011), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

E complementou:

– Não deram ao meu filho o direito da escolha, condenaram Ivo a morte. Homofobia mata e a morte do meu filho é o exemplo disso – declarou.

É. Quem sabe agora com o texto abrangendo de forma geral os crimes de intolerância – não privilegiando apenas os gays –, a lei não seja finalmente aprovada, não é mesmo?

É inadmissível que crimes motivados por preconceitos continuem sendo banalizados em pleno século XXI. Seria uma total involução da sociedade!

Assista abaixo ao emocionado discurso de Angélica Ivo, na Câmara dos Deputados.


3 comentários:

  1. Eu fico imaginando como as práticas penais estão sendo redramatizadas. As vítimas são agora invocadas em apoio às novas leis e políticas penais.

    Essa visão de que a criminalização de certas condutas possa mudar uma realidade incrustada na sociedade e ainda pensar que o cárcere vai mudar o pensamento desse indivíduo apenado.

    Ninguém parou para pensar que o Estado está deixando de lado a questão social e levantando a bandeira do Estado penal?

    Leis que criminalizam condutas nunca resolveram conflitos, ao revés, potencializam...


    Abraços,

    Wilson

    ResponderExcluir
  2. Novamente:
    Essas leis deveriam ser mais cuidadosas pois espertinhos que não quiserem ser demitidos bastam fingir de homossexuais.

    Além disso, no Canadá já está em discussão a respeito das consequências desse tipo de lei: Afinal coisas como pedofilia é uma orientação sexual que sofre os mesmos tipos de preconceitos.

    E quem vai impedir da testemunha (homofóbica) da violência de se calar? Quem vai impedir do policial (homofóbico) de olhar para outro lado? e o delegado (homofóbico) que não quer levar o caso a sério? e por ai vai, assim como acontece com crimes cometidos por filhos de pessoas famosas que são empurrados para debaixo do tapete. Então, tenho para mim que essa lei só vai piorar a situação de violência criando um espécie de apartheid.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Anônimo, discordo radicalmente o que não se pode é deixar esta minoria a própria sorte, e os transgressores cientes que estão livres para viver seus instintos animais e seu atraso evolutivo.
    Claro que existem N. possibilidades de autoridades não cumprirem a lei, mas estas também estarão cometendo crimes e por tanto passiveis de serem punidos por outras leis.
    Uma lei especifica para homossexuais é discutível pois não são a única minoria atacada por este seres que literalmente estão no limite inferior da escala evolutiva da humanidade*.
    *A humanidade esta em constante evolução, mas claro que esta evolução não é linear, alguns estão a frente e outros..., outros estão muito, muito atras e arrisco dizer que estes brigadores, são brigadores porque a natureza quer que eles entrem em conflito entre si para se auto exterminar, porque a natureza viu que são incapazes evoluir no padrão que ela que, mas por uma distorção qualquer estes brigadores saem de seu nicho para atacar aqueles que os causam medo, medo de ser inferior a eles ou mesmo de ser iguais em certos aspectos, sendo que os homossexuais tiveram coragem de enfrentar o mundo e viver sua diferença e os brigadores só consegue enfrentar pessoas e geralmente pessoas sozinhas e eles em bando.

    ResponderExcluir