domingo, 3 de julho de 2011

São Gonçalo diz não ao preconceito gay

Vereadores Fábio Montibelo e Amarildo Aguiar, autores dos projetos
relacionados ao tema da homossexualidade


O município que já tinha protagonizado um fato histórico dentro do contexto homossexual, quando realizou a primeira união estável homoafetiva em todo o estado do Rio de Janeiro, no mês passado (veja aqui), após o STF (Supremo Tribunal Federal) reconhecer as uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo, acaba de ver aprovados dois projetos voltados para o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Trangêneros).

Na última sexta-feira (01/07), a Câmara Municipal aprovou os projetos de lei dos vereadores Fábio Montibelo (PPS) – que torna a Parada do Orgulho Gay patrimônio do município – e de Amarildo Aguiar (PTB) – que cria o Dia Municipal de Combate a Homofobia na cidade.

O projeto de Montibelo foi baseado em outros grandes eventos realizados na cidade.

– Temos em São Gonçalo a Marcha para Jesus, a Procissão de São João e os tapetes de Corpus Crhisti, que todo ano movem milhões de pessoas. Fora desse eixo, mas igualmente de massa, a parada gay de São Gonçalo reúne cerca de 60 mil pessoas e muitas delas são famílias heterossexuais que prestigiam o evento. É a união de todos os gêneros com a música e festa – justifica o parlamentar.

Já o projeto do vereador Amarildo Aguiar, que também ocupa o posto de vice-presidente da Câmara, tem como propósito a promoção do combate a discriminação contra homossexuais.

– Sempre vemos os casos envolvendo ricaços divulgados, mas outros tantos tipos de violência em nossa cidade e todo o país ficam escondidos. Hoje são 16 milhões de homossexuais que querem apenas exercer sua capacidade de escolha livremente e sem a discriminação que a homofobia gera na população. Temos que abolir isso – destaca Aguiar.

O vereador está certíssimo. A homofobia tem de ser combatida.

Os preconceituosos têm de entender que ninguém é obrigado a aceitar ou concordar com a homossexualidade, mas em nome da civilidade humana, eles têm o direito de respeitar as diferenças dos outros.

Quem é que gosta de ser desrespeitado, humilhado, ofendido, depreciado e agredido? Acredito que ninguém, não é mesmo?

As pessoas só querem ser felizes do jeito que elas são. Que mal há nisso?

Se o sol brilha para todos, sem discriminar ninguém, por que serei eu o discriminador?

A vida é uma só. Embora existam vários conceitos religiosos sobre a vida após a morte, a verdade é que ninguém tem certeza absoluta da existência pós-túmulo. Até porque nenhum morto veio contar pra gente como é que é lá do outro lado, não é verdade?

A única certeza que nós temos é desta vida que estamos vivenciando. Sendo assim... só nos resta uma atitude sensata: promover o respeito e o bem-estar entre todos nós!

Parece que os vereadores gonçalenses já entenderam isso. Parabéns para eles!

“A vida não pode existir em sociedade senão através de concessões recíprocas.”

(Samuel Johnson)


4 comentários:

  1. Aceito e respeito as diferenças, mas acho cedo para exaltar assim a parada, uma vez que é mais uma festa e não patrimômio, e não poucas vezes tem apelo sexual de baixo pudor em público... acho que eu também mereço ser respeitado... Amigos homossexuais abram os olhos com esta ideologia gay que prejudica a família e com os que exploram vocês pessoas boas, sensíveis, cultas. Tem meu apoio os verdadeiros homossexuais e seus direitos, mas também a família. Viva a liberdade de expressão!

    ResponderExcluir
  2. São Gonçalo é a cidade da pouca vergonha institucionalizada. olha não dá pra entender essa cidade, ao mesmo tempo que é considerada a mais evangélica do mundo é também considerada a mais permissiva com os gays. Vê se pode colocar a parada gay como patrimônio da cidade? que absurdo é esse??????

    ResponderExcluir
  3. São Gonçalo quem te viu e quem te vê. Meu, não imaginava que a cidade estava moderninha assim não. Fazem 10 anos que me mudei pra São Paulo e me desliguei completamente de tudo dai, mas o título deste artigo me chamou a atenção no twitter e confesso que fiquei surpreso agora. Declarar parada gay como patrimônio da cidade foi realmente um avanço. Parece que a mente do pessoal aí evoluiu.
    Aí blogueiro, achei o seu blog muito da hora. descobri muita coisa legal de São Gonçalo que eu não sabia.
    Abração para toda a galera de São Gonça. e por falar em São Gonça sempre vejo o Seu Jorge lá na Vila Madalena tomando chopps com pastel.kkkk

    ResponderExcluir
  4. Vagner concordo com a frase citada por você no final do texto na parte que diz "...senão através de concessões recíprocas".
    O respeito deve ser mútuo, mas vejo um exagero da parte dos gays. Querem nos empurrar o estilo deles guela abaixo. Não é assim que a banda toca. Respeito o direito deles de serem quem são, mas eles não podem nos obrigar a aceitar tudo que querem, como foi esse tal de kitgay, que felizmente foi suspenso graças as pessoas de bom senso.
    Reciprocidade é tudo, mas tem de ser equilibrado e não uma parte querer falar mais alto que a outra.
    Fernando Augusto Soares

    ResponderExcluir