quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Adolpho Konder é candidato a prefeito ou a pastor?

Reprodução da primeira página do Jornal Boca Livre
(edição nº 102 - de 01 a 15 de agosto de 2011)

Me chamou a atenção a revelação acima do treinamento de oratória evangélica que o futuro candidato do PDT a Prefeitura de São Gonçalo vem fazendo com a prefeita Aparecida Panisset.

É fato que a maioria dos eleitores gonçalenses hoje é formada pelo público evangélico. Todo mundo sabe disso! Mas aí já é demais um candidato querer se comportar como um pastor para atrair esse segmento religioso, não é verdade?

Eu, como profissional da área de Comunicação e Marketing, sei muito bem que é impossível conquistar um público-alvo sem que haja um discurso que atenda as expectativas do público que pretende atingir. Sem dúvida, a empatia é mais fácil de ser conquistada quando há a percepção de certas afinidades.

Há um ditado que diz: “Quando em Roma, faça como os romanos”, porém é sempre bom estar atento para os exageros. Como diz um outro provérbio popular: “Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.

Carregar nas tintas com palavras e gestos que não fazem parte de uma realidade que não seja de fato a sua pode soar como algo falso demais e o resultado pode ser desastroso: em vez de conquistar a confiança, o que poderá acontecer é provocar o descrédito do público.

Assim como cada grupo social tem uma linguagem própria, os evangélicos também têm os seus próprios códigos de identificação.

Se o católico Konder pretende conquistar a simpatia do público evangélico, que se porte da forma mais natural o possível. Ele já é um cristão. Não tem o porquê de ele forçar a barra e sair por aí pregando a Palavra de Deus como se fosse um pregador protestante. Isto é surreal! Afinal de contas, ele é candidato a prefeito ou a pastor evangélico?

Embora saibamos que existam diferenças doutrinárias entre católicos e as diversas denominações evangélicas, a mensagem cristã é universal e uma só: ela prega a paz na terra e o respeito ao próximo. Fora isso, a credibilidade do cristão é identificada também por meio de um testemunho coerente e um trabalho bem realizado.

Segundo comentários de terceiros, parece que Konder, além de ser um católico temente a Deus, é também um homem de bons princípios e muito apegado a família. Com esse perfil sinceramente não vejo a necessidade de ele ensaiar performances evangélicas, pois já se comporta como um bom cristão.

Quanto a avaliação do seu trabalho, as informações que tenho até o momento é que Konder não fez feio quando esteve a frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e que continua fazendo um bom trabalho atualmente como secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Se o pupilo da prefeita souber se comunicar eficazmente com um discurso inovador de continuísmo do governo Panisset - que tem sido bem avaliado pela maioria da população -, ele poderá ser muito bem sucedido na campanha e ter reais condições de vitória.

Porém, faltam ainda realizar alguns ajustes estratégicos para promover melhor a sua imagem perante ao eleitorado gonçalense, mas acredito que o futuro candidato do PDT a prefeitura de São Gonçalo esteja sendo muito bem assessorado. Com certeza, os pontos a serem trabalhados já devem ter sido detectados.

Finalizando, espero que a mensagem deste artigo tenha sido bem compreendida. O recado vale para todos os candidatos: não subestimem a inteligência das pessoas!

Lembrem-se: o povo não é burro! Hoje ele tem muito mais acesso a informação – jornais, revistas, rádio, TV e internet, principalmente através das redes sociais.

17 comentários:

  1. POIS É, VAGNER, EU TAMBÉM ACHO QUE O ADOLPHO KONDER NÃO PRECISA AGIR COMO UM PASTOR PARA CONQUISTAR OS EVANGÉLICOS. A GENTE NÃO IDENTIFICA UM BOM CRISTÃO PELA DENOMINAÇÃO RELIGIOSA QUE SEGUE, MAS SIM PELO SEU BOM TESTEMUNHO.
    PARABÉNS PELO ARTIGO!!!!! EXCELENTE!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho o senhor Adolpho Konde uma boa pessoa, mas se esse tal de treinamento para ludibriar evangélicos for verdade mesmo pode ter certeza que ele não vai ter o meu voto e nem dos 500 membros da minha igreja.
    Irmã Cleonice

    ResponderExcluir
  3. Mais é realmente muita falta do que fazer dessas pessoas que ficam querendo derrubar uma pessoa tão séria e que faz um trabalho extraordinário aqui em São Gonçalo ao lado da nossa querida prefeita Aparecida!!!

    ResponderExcluir
  4. VIVA ADOLPHO KONDER, VIVA APARECIDA PANISSET E VIVA SÃO GONÇALO!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Vagner Rosa, quero comentar sobre essa tendenciosa matéria e reprodução, pois como Pastor não vejo nenhuma discrepância e nem hipocrisia a visita do Sr. Dr. Adolpho Konder as Igrejas Evangélicas, pois mesmo eu, tenho muitos irmãos Padres, pois o pior preconceito vem dos ignorantes, que acham que os Lideres, Pastores e membros evangélicos são povinho sem cultura, sendo enganados facilmente, ao contrario, em nosso seio há muitos promotores, juizes, desembargadores, advogados, psicologos, pedagogos, filosofos, geologos e todos os logos que existem na sociedade, se o Sr. Dr. Adolpho Konder visita-nos é porque tem condições morais para tal, e sempre falou a linguagem da fé, que concerteza não precisa de curso e nem de pós-graduação, o Apostolo Pedro era pescador. Então é melhor falar de outra pessoa. Tenho certeza que se o Dr. Adolpho Konder vier como Prefeito nas próximas eleições será muito bem votado pelos evangelicos e católicos. Pastor Batista

    ResponderExcluir
  6. Que vira casaca, hein? O cara veio candidato ano passado pela direita, e agora me vem pelo centro? Isso que é não ter ideologia e sim sede de poder. Pelo Estado Laico!

    ResponderExcluir
  7. Prezada Jamila Azevedo,

    eu não pretendo derrubar o Sr. Konder.

    Por favor, leia o artigo "Blog Território Gonçalense não pretende destruir a reputação do Sr.Adolpho Konder".

    Obrigado pela sua participação neste blog.

    Cordialmente,

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  8. Prezado Pastor Batista (que não se identificou),

    a matéria não é tendenciosa e muito menos preconceituosa. Em nenhuma parte do texto eu aconselho ao Sr. Konder para não visitar as igrejas evangélicas.

    Por favor, leia o artigo "Blog Território Gonçalense não pretende destruir a reputação do Sr. Adolpho Konder".

    Obrigado pela sua participação.

    Cordialmente,

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  9. O artigo "Blog Território Gonçalense não pretende destruir a reputação do Sr.Adolpho Konder" salvou o seu jornal a tempo pois as besteiras ditas ou compradas que foram feitas em relação ao Sr Adolpho iriam faze lo perder a sua credibilidade dos leitores evangélicos , católicos , espiritas etc... pos o Dr Adolpho Konder é muito querido por todos nos gonçalenses.
    Ética acima de tudo que esse seja o seu perfil caro Wagner!
    Familia Santos

    ResponderExcluir
  10. Prezada família Santos,

    em nenhum momento tive a intenção de denegrir a imagem do Sr. Adolpho Konder. Como disse no artigo citado por você, que postou o comentário que motivou esta minha resposta, o que eu fiz foi apenas uma crítica reflexiva sobre uma informação veiculada em outro jornal (Boca Livre).

    Como o Sr. Adolpho Konder é uma pessoa pública e, principalmente, por ser o candidato oficial da prefeita Aparecida Panisset à sua sucessão, é natural que qualquer assunto ligado ao nome dele chame a atenção.

    Até o momento considero o Sr. Konder uma pessoa de reputação ilibada, e justamente por isso mesmo me surpreendi com as reações equivocadas de certas pessoas em relação a este artigo, em que até ressaltei as qualidades do candidato da prefeita.

    Mas para dissipar os equívocos decidi então escrever o artigo “Blog Território Gonçalense não tem a pretensão de destruir a reputação do Sr. Adolpho Konder” para deixar bem claro que o objetivo do meu blog é apenas promover uma imagem positiva de São Gonçalo, além também de de estimular um rico debate sobre os fatos da cidade. Jamais tive a intenção de querer destruir a reputação de qualquer pessoa.

    E que bom que o Sr. Konder seja querido pela família Santos e pelos gonçalenses. Não tem coisa pior para um político do que ser rejeitado pela população, não é mesmo?

    Desejo boa sorte ao candidato da prefeita, pois a disputa eleitoral ano que vem promete...e ninguém pode subestimar os adversários.

    Então é isso...

    A você, que representa a família Santos, agradeço a sua participação neste blog.

    Felicidades!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  11. ESSE JORNAL BOCA LIVRE COSTUMA DIVULGAR FATOS NÃO VERÍDICOS, NÃO TEM IMPARCIALIDADE NENHUMA!!!JORNALZINHO DE MERDA QUE TENTA CONDUZIR OS ELEITORES AS CONVICÇÕES POLITICAS DE SEU DONO!!! NÃO É ATOA QUE NÃO FOI REELEITO!!!

    ResponderExcluir
  12. Caro Wagner,
    A campanha já começou. Essa semana (31/03/2012) o candidato à prefeitura de São Gonçalo, Adholfo Konder, que tem acompanhado a prefeita em inaugurações, reinaugurações, chás, cultos, quermeses, pseudo-obras e etc.) esteve no palco com a também candidata a vereadora, Keila Nícia (secretária de Educação). Os professores e a comunidade foram obrigados a aturar mais um show gospel e a seguir um comício em prol dos candidatos Konder e Keila. "Eu saio em dezembro, mas o Konder e a Keila vão continuar com vocês", dizia a prefeita. Ao final do evento, o cerimoniário pega o microfone e brada: "A prefeita fez muito, mas Konder vai fazer muito mais". Como professor do Castello Branco, filmei e fotografei toda essa fanfarra eleitoreira. O material está à sua disposição logo após reproduzir e enviar ao SEPE (sindicato dos profissionais de Educação) durante a assembléia da rede municipal na terça-feira (03/04).

    ResponderExcluir
  13. Caso qualquer pessoa que duvide desse texto acima, basta procurar o perfil de Keila Nícia no facebook e verá o trio (Aparecida, Keila e Konder) em igrejas durante cultos sendo "abençoados" por grupos de "pastores". Pastores mais interessados em questões políticas partidárias do que apascentar seus rebanhos.

    ResponderExcluir
  14. wagner um abraço, queridos leitores,fiquei trizte em ler isto viva konder, viva aparecida,isto e muito perigoço para uma populaçao crista.uns dos ensinamentos e,bem aventurados aquele que tem fome e sede de justiça.e isto infelismente nao aconteceu com a nossa prefeita com a minha familia,a prefeita se recusa em começar as obras na minha rua,no final desta rua ouve um deslisamento de terras que acabou atingindo a minha casa . estou morrando de aluguel sem receber nada da prefeita,aprefeitura de SG perdeu na 1-intancia e na 2-intancia unanime,os dezebargadores forao todos a meu favor,ela a prefeita nao tem como recorre, ela perdeu todas. triste e ver a minha casa sento destruida, as paredes estao com 3 metros de terras entrando agua por todos os lados, tudo que eu mandei fazer, esta sendo destruindo por uma pessoas com o coraçao duro. sou membro do corpo de Cristo, respeito as autoridades contituidas deste Pais amo meu municipio mais nao poderia de espresar os meus sentimentos,estou triste em ver a nossa prefeita agir desta forma com os seus semilhades minhas filhas e esposa eu sou um deste que nunca mais vou votar em cristao.povo de CRISTO o que me conforta e CRISTO sei que ele irar fazer justiça no tempo serto.na minha rua a maioria das pessoas estao triste em ver a atitude da nossa prefeita, ela deveria fazer a diferença

    ResponderExcluir
  15. Isso meu povo "viva konder", "viva aparecida" Por isso São Gonçalo não sai do buraco não acaba as negligências nos hospitais com crianças morrendo sem explicações contundentes. A educação iiii é uma das piores do Estado do RJ o salário do Professor 680,00 R$! EEEEEEEE viva a São Gonçalo uns dos municipios que mais arrecadam impostos no Estado do RJ e continua apenas com 3 hospitais funcionando lotado e os chamados postinho da família com falta de médicos de várias especialidades. VIVAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  16. Fico triste em ve, gente defendendo Panisset e sua corja, uma mulher que se diz evangelica, vetar a lei N 451/2012 que daria aos estudantes e pessoas com necessidades especiais de embarcarem nos onibus de 1 porta, os chamados microonibus, e seu candidato Adolfo ja confirmou que vai manter a lei, as pessoas tem que ler mais jornal e se informar primeiro sobre o candidato antes de vim aqui e ficar fazendo varios elogios, elogios esses por candidatos que ficou a favor dos empresarios de onibus e contra a população. Será que este mesmo pessoal que esta elogiando Panisset e sua turma, não tem filhos ou vizinhos estudantes ou um deficientes fisicos. Vamos da um basta nessa bagunça, o povo tem que ficar mais atento nos candidato.

    ResponderExcluir