terça-feira, 27 de setembro de 2011

Polo de Guaxindiba atrai novas indústrias para São Gonçalo

Foto: Roberto Couto de Carvalho - Blog Made in Gonça

Nas décadas de 50 e 60, devido a quantidade de indústrias instaladas aqui, São Gonçalo era chamada de Manchester Fluminense – em alusão a cidade industrial da Inglaterra.

Se não fosse a incompetência de nossos políticos, que não lutaram para impedir a transferência das fábricas para São Paulo, a nossa cidade hoje poderia estar vivendo uma realidade bem diferente, e não essa pobreza gritante que está aí...

Mas felizmente o triste cenário começa a mudar. Por conta do COMPERJ, São Gonçalo vem atraindo grandes empresas para o polo industrial de Guaxindiba. É o que informa o jornal O Fluminense desta terça-feira (leia aqui).

Fico feliz com essas notícias positivas, mas espero que a cidade atraia mais oportunidades de trabalho para outras localidades também e não só para o polo de Guaxindiba.

E espero também que os futuros políticos gonçalenses sejam pessoas visionárias e empreendedoras. Pessoas que não tenham mais compromissos com o atraso.


7 comentários:

  1. Eu também fico feliz com estas noticias, Vagner.
    Torço para que a minha cidade se desenvolva em todas as áreas e não só no comércio e na industria, mas sobretudo no segmento de serviços também. Infelizmente São Gonçalo continua sendo considerada a maior cidade-dormitório do país. Sonho com o dia em que muitos gonçalenses não precisarão atravessar a baia para trabalhar no Rio. Assim como você também torço para que tenhamos uma geração de políticos modernos, visionários e que saibam gerir bons projetos para a nossa cidade. Eu acredito muito em um bom futuro para São Gonçalo. E por estarmos ainda no mês de aniversário da nossa querida cidade aproveito para parabenizá-la pelos seus 121 anos. Valeu Vagner, grande abraço!
    Lopes

    ResponderExcluir
  2. Olá Vagner, como vai?

    Você sabe que sou leitor assíduo do blog e que admiro muito seu trabalho! Por isso, permita-me fazer uma crítica construtiva, visando uma melhoria constante da qualidade do blog.

    Eu gosto muito dessas notícias sobre o desenvolvimento de nossa cidade! Fico muito feliz ao lê-las, mas ao mesmo tempo fico um tanto decepcionado. Isso acontece porque as notícias são sempre exatamente as mesmas, não há novidades sobre o assunto... Sinto que poderia haver um maior aprofundamento, como detalhes sobre os investimentos, por exemplo.

    Minha crítica é principalmente em relação aos jornais, que parecem publicar as notícias baseados em boatos, e não em fatos devidamente investigados e comprovados. Ao ler os jornais, observamos sempre a mesma superficialidade.

    Enfim, meu caro, meu pedido é para que o blog busque cada vez mais as novidades sobre os assuntos que já estão na mídia. Tenho certeza que este é sempre o seu propósito!

    Espero que eu tenha me expressado claramente...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Eduardo!

    As criticas construtivas sempre serão bem-vindas. Fique à vontade para expô-las quando achar necessário.

    Vamos as suas observações...

    Sobre a superficialidade de algumas notícias veiculadas na grande mídia, você tem toda razão. Eu também questiono muito o papel da imprensa em não se aprofundar em determinados assuntos.

    Se a imprensa tem como função social a informação, então deveria informar os fatos com maestria, não é mesmo? Mas não é assim que a banda toca nos bastidores das notícias. Há muitos interesses em jogo. Para que você entenda o que eu estou querendo dizer, só posso afirmar-lhe que na imprensa não existe imparcialidade. Daí você tire suas próprias conclusões, principalmente sobre as coberturas jornalísticas de cunho político – como, por exemplo, a repetição de determinadas matérias que tem como objetivo senão evidenciar algum nome político.

    Quanto ao Território Gonçalense, eu procuro o máximo possível não reproduzir, pura e simplesmente, as notícias publicadas em outros veículos. Sempre procuro comentá-las sob outros ângulos, sempre trazendo um olhar diferente para os leitores. E sobre a postagem em questão, não tive a intenção de dar eco a matéria de O Fluminense para promover o candidato da prefeita, mas, sim, informar ao leitor que a antiga “Manchester Fluminense” começa a renascer das cinzas.

    Na verdade, o que eu gostaria mesmo era poder me dedicar integralmente ao blog. Correr atrás de fatos novos e publicar muitas matérias especiais (o que mais tem são assuntos para serem explorados), mas isso requer não só tempo para apurar (pesquisar, entrar em contato com as pessoas, visitar os locais...), mas também de dinheiro.

    Eu não recebo absolutamente nada para fazer este blog. Não tenho patrocínio algum. Faço tudo por amor a São Gonçalo e pelo desenvolvimento de uma nova mentalidade do gonçalense em relação a sua cidade. Adoraria poder fazer muito mais por São Gonçalo, mas tenho outras atividades para executar.

    O que mais me motiva a continuar este trabalho é o reconhecimento dos leitores. Tenho um grande carinho por todos. Se o Território Gonçalense hoje é um sucesso é graças a audiência das pessoas que seguem este blog, inclusive você. Você é um dos seguidores mais antigos e atuantes deste espaço, por isso, tenho grande admiração pela sua pessoa. Seus comentários inteligentes abrilhantam o TG.

    E pode deixar que por consideração a você e aos outros leitores queridos, dentro das minhas possibilidades, farei de tudo para aumentar, mais ainda, a qualidade do conteúdo deste blog.

    Obrigado pela sua participação!

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas você está no caminho correto! Eu imagino perfeitamente todas as dificuldades que você enfrenta para dar a este trabalho o máximo de qualidade possível... Por isso, inclusive, eu deixei este alerta; que é apenas isso mesmo: um alerta...

    Torço muito pelo seu sucesso e pelo sucesso do blog!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vagner!
    Parabéns pelo blog, muito bom encontrar um blog como o seu falando das coisas bonitas que temos aqui em São Gonçalo, gostaria de aproveitar e pedir que faça uma campanha a favor de nossas árvores recém plantadas, que a população as conserve e deixe crescer, nossa cidade é tão carente em áreas verdes e nosso verão é tão quente, precisamos da sombra das árvores.
    Obrigado!

    Cosme

    ResponderExcluir
  6. Caro Cosme José, obrigado pelo elogio ao blog!

    Quanto a campanha a favor de nossas árvores, falarei sobre o assunto brevemente.

    Valeu pela sua participação!

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir