quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Defesa aguerrida do Território Gonçalense em prol do patrimônio histórico de São Gonçalo repercute nas mídias sociais



Com a indiferença da imprensa do eixo Niterói – São Gonçalo, que não se manifestou na defesa do valioso patrimônio histórico e cultural do Brasil, localizado em nossa região; coube, então, ao Blog Território Gonçalense, como mídia independente, defender a preservação da memória de São Gonçalo, na internet.
O TG foi o único canal de informação, do lado de cá da Baía, que promoveu o debate nas mídias sociais (blogosfera + redes sociais) sobre o local onde surgiu o primeiro centro de umbanda do país, em 1908.
E a reação dos internautas foi imediata: muitas pessoas expressaram suas indignações pela omissão da Prefeitura de São Gonçalo. Já outras, não quiseram se pronunciar, mas acompanharam a discussão atentamente. Pude constatar isso através da audiência do blog que aumentou nos últimos dias, e pelos e-mails que recebi de apoio.
A respeito da minha falta de imparcialidade na cobertura do caso, criticada por alguns leitores, esclareço que o Território Gonçalense é um blog informativo e opinativo, ou seja, informo os fatos e também dou a minha opinião.
Para quem ainda não tem ideia do que seja o jornalismo opinativo, dê uma conferida nos blogs de alguns renomados jornalistas como Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Ricardo Kotscho, Paulo Henrique Amorim.
A diferença que há entre mim e esses jornalistas é que, vez ou outra, eles defendem interesses empresariais e políticos. Já no meu caso, eu não defendo interesses de ninguém: nem de veículos de comunicação e tampouco de políticos ou partidos.
O meu objetivo com o Blog Território Gonçalense é apenas promover um rico debate sobre os fatos de São Gonçalo.
E nessa questão da umbanda, o meu interesse se restringe apenas a defesa da memória de São Gonçalo e da cultura brasileira – a umbanda é um patrimônio nacional.
Agora, confira abaixo algumas imagens (é impossível mostrar todos os comentários, pois iria tomar muito espaço) da repercussão das postagens do Território Gonçalense nas redes sociais sobre a polêmica da umbanda.
Em tempo: para esse trabalho de divulgação e interação nas redes sociais, dediquei-me apenas 1 hora/dia. Agora, imagine se eu tivesse me dedicado mais horas a web e publicado os artigos do blog em outras comunidades e sites de divulgação de conteúdos? Com certeza, a repercussão teria sido mais que triplicada.
Obrigado a todos que continuam me apoiando nesta importante causa em prol da memória de São Gonçalo e da cultura brasileira!
Lembrem-se que o universo sempre conspira a favor daqueles que promovem a paz e o respeito!

Facebook

Alguns mais, outros menos, mas no geral todos os artigos do TG sobre o caso da umbanda repercutiram.

Clique nas imagens para ampliá-las






Orkut

O tópico criado por mim na comunidade São Gonçalo continua sendo um dos mais comentados.



Twitter

Mesmo com uma tímida divulgação no Twitter, alguns tweets do blog foram retwuitados, como, por exemplo, o selecionado abaixo.


Blog Território Gonçalense

Dentre a série de postagens publicadas sobre a polêmica da Umbanda, o artigo abaixo foi o que teve mais repercussão (visualizações e e-mails).



As mais lidas da semana do Blog

Durante toda a semana passada e a atual, as postagens sobre a polêmica da Umbanda não saíram da classificação das dez mais lidas do blog (das 10, 7 são referentes ao caso)


4 comentários:

  1. Wagner o seu blog é influente mesmo. Um irmão da minha igreja viu a sua discussão no facebook e espalhou lá na igreja. Depois disso vários irmãos começaram acompanhar as matérias publicadas por você. O meu pastor ficou admirado com a sua atitude de combate a favor da história de São Gonçalo. Ele disse pra mim que também foi contra a demolição desse centro espírita, mas não comentou nada porque a comunidade evangélica não ia entender a sua posição. Como você disse muito bem, Wagner, existe mesmo uma preocupação por parte dos políticos e líderes religiosos em não desagradar os evangélicos. Eu sinceramente acho um absurdo essa mistura de religião e política, mas enfim, isso existe desde os tempos da Roma antiga. Agora espero que a prefeita não volte atrás com a sua palavra, pelo que vi no seu blog e na televisão ela prometeu sim estudar o tombamento do terreno. Vai ser um desrespeito com o pessoal da umbanda a prefeita agora desfazer o acordo que fez com eles.
    Eu gosto muito da minha prefeita, mas realmente ela pisou feio neste caso envolvendo a religião alheia. E dou-lhe total apoio nesta luta em prol da cultura de São Gonçalo
    Fica na paz do Senhor, meu irmão.
    Josué dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Adiantou falar de nada adiantou.
    Olha o centro do Alcântara, a cidade esta inchada Não tem espaço para nada e ela a prefeita está fazendo obra. Obra essa para mais tarde ter problemas. Não tem como passar de carro no Alcântara é tudo muito lento. Obras eleitoreiras não respeitam nada é esse tipo de gente que você eleitor quer continuar?? Pense; Lagoinha esta abandonada ela faz praça enfrente e aqui mesmo nada. É uma vergonha agora votem, votem. dellarose

    ResponderExcluir
  3. Querida Rose,

    Nenhum esforço na vida é em vão. Um dia os resultados aparecem...

    Pode não ser da forma como gostaríamos que fosse, mas o objetivo desejado pode ser, sim, atingido dentro de uma outra realidade possível.

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Brother, estamos juntos e misturados por São Gonçalo! É bom saber que a nossa cidade tem um defensor que sabe o que diz. Nanda manda um beijão pra vc.
    Forte abraço, Wagner!
    Jorgito

    ResponderExcluir