quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prefeitura de São Gonçalo envia Nota Oficial ao Território Gonçalense sobre a demolição da centenária casa de Umbanda


Ontem (05/10), solicitei a Prefeitura de São Gonçalo um esclarecimento sobre o triste episódio da demolição de um importante marco histórico da cidade e da Umbanda.

Eis abaixo a resposta:

A respeito da demolição do terreiro Zélio de Moraes, na Rua Floriano Peixoto, em Neves, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo esclarece o seguinte:

1- O valor histórico e cultural do imóvel em nenhum momento foi defendido por aqueles que agora defendem sua preservação. Não houve por parte de nenhuma entidade religiosa ou associação de moradores uma comunicação formal ao poder público no sentido de esclarecer que se tratava de imóvel a ser preservado;

2- A prefeitura não tem qualquer gerência sobre a demolição, desde que esta obedeça aos critérios da Lei Orgânica. A área é particular. O proprietário tem o direito de realizar obras. No que compete à construção hoje existente, o poder público vai verificar com o Departamento de Fiscalização Urbana se foi emitida a licença para demolição ou construção;

3- A Prefeitura de São Gonçalo ressalta que defende a total liberdade de culto e religião e, em nenhum momento, promoveu a perseguição de qualquer manifestação de cunho religioso. A Constituição de 1988, Carta Magna da República, garante a Liberdade de Religião, e é este documento que está acima de qualquer diretriz do município.

Att,

Secretaria de Comunicação Social de São Gonçalo

4 comentários:

  1. Vagner, entendo sua preocupação e indignação com o ocorrido, mas, de fato, a prefeitura de SG tem razão ao dizer que o imóvel é particular e não houve qualquer medida por parte do proprietário ou partido/movimento em mudar tal status.

    Lembro bem, muito antes do ocorrido, de você, de modo visionário, ter mencionado sobre o berço da Umbanda no Brasil.

    Seria importante nós - cidadãos de SG ou mesmo pessoas que não moram, mas gostam de nossa cidade - pesquisar, localizar, buscar outros locais que foram e são importantes para que este ocorrido não aconteça mais.

    Vagner, o trabalho social, histórico, político, cultural que você vem empenhando, aqui no Território Gonçalense, é sem igual na cidade e merece todo o apoio.

    Abraços e sucesso,


    Wilson

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo a Prefeitura utilizar dinheiro público para construir um museu religioso!

    Se o local é mesmo relevante, que as próprias Instituições religiosas negociem o terreno e organizem o tal museu.

    Não existe no país nenhum museu religioso sob responsabilidade do Estado, que deve ser laico. Igrejas e Instituições religiosas já são isentas de vários impostos. Crime é colocar dinheiro público num museu desse teor.

    Espero que o Ministério Público esteja atento a isso.

    ResponderExcluir
  3. Tomei a liberdade de copiar a nota da prefeitura e publicar no meu blog,deixei os créditos e o link.

    Blog http://verdadeprofetica.blogspot.com/2011/10/prefeita-aparecida-panisset-desapropria.html

    ResponderExcluir
  4. Prezado Gabriel,

    por ter tido uma postura ética (dando os créditos), você tem a minha autorização para reproduzir quantos artigos quiser do Território Gonçalense.

    Obrigado pela sua participação!

    Sucesso para você e para o seu blog!

    ResponderExcluir