domingo, 16 de outubro de 2011

Os gêneros literários mais vendidos em São Gonçalo


Na última quarta-feira (12/10) foram comemorados dois eventos de grande repercussão: o Dia das Crianças e o da Padroeira do Brasil (Nossa Senhora Aparecida).

Mas, o que muita gente não sabe é que no dia 12 de outubro comemora-se também um outro evento importantíssimo: o Dia Nacional da Leitura.

Homenagem essa que merecia a mesma repercussão das outras duas festas. É preciso que se exalte com fervor a importância da leitura na vida do ser humano.

Além de fazer bem para a nossa saúde mental e para o nosso espírito, a leitura traz liberdade ao pensar: ela nos liberta das correntes da ignorância.

E já que o assunto é sobre leitura...vejam só que coincidência curiosa.

Na semana passada – quando nem passava pela minha cabeça que o Dia da Leitura estava se aproximando –, me bateu uma curiosidade de saber quais são os gêneros literários mais lidos atualmente em São Gonçalo, e fui a campo atrás de informação. Analisando agora esse fato, vejo que tive um insight bem interessante.

E apesar de já ter passado a data da homenagem - quando deveria ter sido publicado este artigo -, o assunto ainda está bem fresquinho, pois passaram-se apenas três dias.

E agora vamos as informações que obtive nas três livrarias da cidade.




Na Nobel, localizada no São Gonçalo Shopping, o subgerente Henrique Souza me informou que o gênero literário mais comprado na livraria é o infantil – tanto é que tem um espaço especial, com enorme variedade de títulos, reservado só para os baixinhos. Em segundo lugar, vem o segmento religioso – com obras de diversas religiões –, e em seguida, os livros técnicos – o fato de a Estácio estar instalada no shopping explica a grande procura por esse tipo de literatura.

Souza salientou que a Classe C – classe social predominante em São Gonçalo – consome , sim, literatura.

“A Nobel está aqui desde 2006. Se a classe C não consumisse livros, a livraria já teria fechado as suas portas em São Gonçalo.”, destacou.




Já na Livraria Gutenberg, inaugurada este ano no Boulevard Shopping, segundo o gerente Eduardo Goldstein, não há um gênero especifico mais vendido.

“Todos os gêneros são vendidos na mesma proporção. Independente do gênero, os livros a preços populares vendem bem.”, informou.




E na Ler é Art, a livraria mais antiga da cidade, o que tem mais saído por lá é o gênero de auto-ajuda, com enfoque religioso. O livro "Ágape", do padre Marcelo Rossi, por exemplo, tem vendido igual água. Na sequência vem os livros de ficção com temática vampiresca e depois, os títulos infantis.

Única livraria de rua existente hoje em São Gonçalo – instalada dentro de uma galeria em frente à Igreja Matriz –, a pequena Ler é Art é daqueles estabelecimentos que já fazem parte da história da cidade, por quais as pessoas mantém um laço afetivo.

Concorrendo com livrarias sofisticadas (Nobel e Gutenberg) e com a popularíssima vizinha, Lojas Americanas, o negócio só permanece de portas abertas graças a simpatia cativante de sua dona, Virginia Siqueira Lopes, e a fidelidade dos clientes, que prestigiam o local desde a inauguração, em 2005.

E agora, para destacar mais uma vez a importância da leitura em nossas vidas, finalizo este artigo com o sugestivo e ótimo slogan dessa simpática livraria:

“Desse amigo não me LIVRO”




10 comentários:

  1. Excelente postagem, Vagner! Além de bastante interessante, com informações curiosas, as fotos ficaram ótimas!

    Está cada vez melhor acompanhar o TG! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Matéria show de bola! Super informativa!
    Valeu, brother!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Eduardo!

    Outras matérias inéditas e super interessantes estão a caminho. Aguarde.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Anônimo,

    obrigado também pelo seu elogio!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo livros! Alguém sabe me dizer se tem Sebo de Livros em SG?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Vagner, amei a matéria! Parabéns! Seu blog é maravilhoso. Está sempre trazendo novidades interessantes sobre a nossa cidade.
    Desejo muito sucesso pra você!!!

    ResponderExcluir
  7. Ótima matéria! Nossa cidade merece mais livrarias. Eu costumo comprar na Nobel, que é parada obrigatória sempre que vou ao São Gonçalo Shopping. Na Ler é Art encontrei recentemente um livro que procurava para meu filho. Mas é inacreditável que em Alcântara não haja uma livraria sequer (a não ser evangélicas - que são três, ou quatro). Espero que com o novo Shopping tenhamos também uma livraria por aqui. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Sou Kátia Siqueira, professora da rede municipal e irmã de Virgínia Siqueira, da Livraria Ler é Art. E foi através dela que fiquei conhecendo o Blog"Território Gonçalense". Já fui atuante da cultura gonçalense e sei que viver de arte , é matar um leão por dia. Por isso eu fiquei feliz de conhecer este blog, que abrange todos os aspectos da vida gonçalense. Parabéns, vou fazer a divulgação e conte sempre com a gente!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kátia!

    Fico feliz em saber que você tenha gostado do TG.

    O blog foi criado com o propósito mesmo de destacar a realidade gonçalense em todos os seus aspectos, principalmente a área cultural – que sempre merecerá um tratamento especial neste espaço.

    Desde já agradeço-lhe pela divulgação que fará do Território Gonçalense.

    Obrigado pelo reconhecimento!

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o Alan: livraria já em Alcântara!!!

    ResponderExcluir