segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Prefeita Aparecida Panisset, por favor, salve a história da Umbanda em São Gonçalo

Primeiro centro de Umbanda do país dará lugar a um galpão
(Foto: Roberto Moreyra/Extra)


Uma grande tristeza me abateu hoje ao tomar conhecimento da demolição da casa que foi o primeiro centro de Umbanda do país, localizada em Neves.

Eu estou estarrecido com o descaso dos órgãos competentes que nada fizeram para preservar esse rico patrimônio histórico de São Gonçalo.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nunca houve um pedido de tombamento do imóvel.

A antiga casa de Zélio Fernandino de Moraes – o gonçalense fundador da Umbanda – também não é protegida pelo governo estadual ou pela Prefeitura de São Gonçalo.

Desses órgãos, o que mais me decepciona é saber que a Prefeitura de São Gonçalo jamais se interessou pelo local.

Para quê serve então a Secretaria de Cultura e Turismo desta cidade?

Meu Deus, quanta falta de sensibilidade cultural e de empreendedorismo turístico!

Já imaginou se no local fosse construído um Museu da Umbanda? A cidade, além de virar atração turística, iria faturar com a visita de fiéis vindos de todas as partes do país e até do exterior.

De acordo com a apuração do Censo de 2000, o Brasil tem mais de 400 mil umbandistas. A religião está em todos os estados do país e também no Uruguai, Paraguai, Argentina, Portugal, Espanha e Japão.

É impressionante como a nossa cidade não sabe tirar proveito de sua rica história.

Vamos torcer agora para que a União Espiritista de Umbanda do Brasil consiga um tombamento emergencial. O presidente da União, Pedro Miranda, disse que fará de tudo para sensibilizar o Iphan.

O deputado Gilberto Palmares (PT), criador da lei que tornou a Umbanda patrimônio imaterial do Estado do Rio, informou que pedirá o tombamento da casa pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Eu quero aproveitar e apelar também para a prefeita Aparecida Panisset. Com a força política que ela tem hoje e com a sua influência junto ao governador do Estado, com certeza, poderá conseguir o tombamento desse local de grande valor histórico para o nosso município e país.

Prefeita, em respeito à memória da cidade, por favor, lute por esse patrimônio histórico. A preservação das riquezas históricas de São Gonçalo deve estar acima de qualquer questão de foro íntimo religioso. Conto com a sensibilidade pedagógica, histórica e cultural da senhora!

8 comentários:

  1. Também não entendo pra que serve essa secretaria de cultura de São Gonçalo???? Nunca vi cidade tão pobre de cultura como a nossa!!!!!!!!
    O teatro municipal(carequinha)da cidade, veja só, fica dentro de uma escola (ernâni faria). É por isso, Vagner, que a nossa cidade não avança. É pobre não só econômicamente como também culturalmente.Tomara que a prefeita tome ciência desse artigo de hoje e faça alguma coisa...afinal de contas, ela é a toda poderosa da cidade...
    Valeu pela sua defesa em prol da nossa história.
    Marcelo Rodrigues Santiago

    ResponderExcluir
  2. Lamento muito também... estamos apagando a história... Já se foram estações ferroviárias, Palacete do Mimi, antiga prefeitura, diversos casarões espalhados pela cidade com fachadas do início do século XX... Realmente lamentável!!!

    ResponderExcluir
  3. Esta casa ser derrubada assim, pra dar lugar a um galpão... é triste mesmo, lamentável. Também acho que a prefeita deveria tombar o imóvel, restaurar e claro indenizar o dono do terreno pela desapropriação. Esta casa pode trazer muitos turistas à cidade se for salva a tempo. Saravá!

    ResponderExcluir
  4. Por conta desses descasos que São Gonçalo é zuado e rebaixado por outros municípios, pois não temos, pessoas competentes no comando.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns meu amigo Vagner! Você está pautando a grande mídia. Hoje indo para o trabalho vi a seguinte manchete na primeira página do jornal extra: CASA DE UMBANDA ESTÁ NAS MÃOS DE PREFEITA EVANGÉLICA. Imediatamente me lembrei de você e deste artigo que você fez. Você foi o primeiro a envolver a prefeita Aparecida Panissete nesta questão do tombamento. Fique sabendo que eu sou fã número UM do seu blog. Obrigado por nos proporcionar este blog de alta qualidade sobre a nossa cidade. Desejo cada vez mais sucesso para você e o seu blog!!!!!
    Forte abraço, Luizão

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Wagner por trazer essa notícia a baila.
    Precisamos do decreto da prefeita.
    Estamos enviando emails para ela pedindo isso.
    gabinete@pmsg.rj.gov.br
    Quem puder que faça o mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Olá caros amigos isso que esta acontecendo em São Gonçalo é mais um de tantas outras que estão acontecendo em nosso pais, é uma vergonha descarada, é um descaso, a cultura já não se tem nenhum valor, o respeito a religião afro muito menos, o governo esta pouco se importando por uma casa eles querem ter mais impostos, para comprar carros importados, ou fazer licitações para qualquer coisa que tenham lucros, menos para beneficiar a população que esta carente de saúde, educação, moradia, ou vivendo em situação de risco em inconstas aos redores da cidade. Eu nasci na Doutrina Espirita e lamento como tantos outros que o legado da historia da Umbanda no Brasil não tenha nenhum valor para os hipócritas de plantão, que Orumilá, Olorúm e Oxalá tenha piedade dessa almas aflitas. Sou Umbandista, sou cultura, sou Nação.

    ResponderExcluir