sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Prefeita Aparecida Panisset promete estudar o tombamento do terreno da centenária casa de Umbanda e construir um museu no local


Só depois do barulho na grande mídia (jornal Extra/Globo) e nas redes sociais (blog Território Gonçalense) é que a Prefeitura de São Gonçalo finalmente resolveu atender os manifestantes que reivindicam a preservação do local onde nasceu a Umbanda, há 103 anos, em Neves.

Ao final do encontro com o chefe de gabinete da prefeita, Eugênio Abreu, quando foi protocolado um documento pedindo o tombamento do solo onde ficava a casa que foi demolida esta semana, líderes religiosos e o interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Ivanir dos Santos, saíram esperançosos com o futuro do terreno.

A prefeita Aparecida Panisset prometeu estudar o tombamento e a construção do museu da Umbanda, no local.

Agora o futuro da história da umbanda está nas mãos da prefeita. Espero que a ex-professora de História tenha sensibilidade cultural e não deixe que os interesses eleitoreiros – votos do seu grupo religioso – interferam na preservação desse importante patrimônio histórico de grande valor nacional.

Veja abaixo alguns registros do evento de ontem (06/10), em frente ao prédio da Prefeitura.





O interlecutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Ivanir dos Santos, informa o resultado do encontro com o chefe de gabinete da prefeita, Eugênio Abreu

Religiosos comemoram as promessas da prefeita Aparecida Panisset

Religiosos louvam as entidades espirituais da umbanda pelo sucesso do encontro




O pai de santo Cristiano de Oxalá, do Terreiro Caboclo Pena de Ouro - ameaçado também de ser demolido -, saiu do encontro satisfeito. Pelo centro espírita estar localizado numa área de preservação ambiental, a Prefeitura desistiu de construir a vila olímpica no local.


Érika Farias e Stefano Cesani (Movimento Ecumênico e Interreligioso de Niterói),
e Solange de Yemanjá


Ao passar pelo local em direção a Câmara de Vereadores, aproveitei a ocasião para pegar um depoimento da vereadora Iza (PMDB) sobre a manifestação dos líderes religiosos: "A coletividade vence qualquer barreira e a prefeita Aparecida Panisset está de parabéns pela decisão acertada de estudar a preservação desse importante patrimônio histórico, localizado em nossa cidade.", disse.

Todas as fotos são de autoria do Vagner Rosa

7 comentários:

  1. Sim acho que esse povo tem o direito de brigar pelo seu espaço, estão coberto de razão. É isso ai temos que ir para as ruas, as eleições estão chegando vocês não esqueçam...

    ResponderExcluir
  2. Um grande abraço Wagner você é um jornalista porreta...entendeu!!!

    ResponderExcluir
  3. É só na base da pressão mesmo. A prefeita agora não tem mais como fugir dessa questão. Parabéns Vagner pelo seu empenho em defesa da história da umbanda. E agora a título de curiosidade,por acaso você é umbandista? Pois tem toda a característica de Xangô, o Senhor da Justiça.
    Obrigado pela força e que Deus ilumine sempre os seus caminhos!
    Abs,
    Pai Menezes de Oxalá

    ResponderExcluir
  4. Prezado Pai Menezes de Oxalá,

    Não, eu não sou umbandista. Eu não professo nenhum tipo de religião. Já fui um evangélico fervoroso, mas hoje pratico a minha espiritualidade apenas louvando e estudando o Deus maior, ou seja, o Criador do Universo.

    Porém, respeito todas as religiões. A religiosidade é uma manifestação cultural.

    E justamente pelo fato de a umbanda ser uma religião 100% brasileira e de ter nascido em solo gonçalense é que eu venho lutando aguerridamente pela preservação desse valioso patrimônio histórico, cultural e religioso.

    Minha luta é em prol da memória de São Gonçalo e da cultura brasileira.

    Obrigado pelo elogio e pela sua participação.

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Rose!

    Tudo em prol da memória de São Gonçalo e da cultura brasileira!

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Wagner, se todo gonçalense fosse igual a vc certamente esse município cresceria em qualidade de vida, educacional e estruturalmente. Vc está sendo o espelho de muitos que acompanham o seu blog, inclusive eu. Não devemos nos calar. Sou cristão, mas respeito toda religião e cultura, pois é parte da historia de uma nação. A prefeita não foi eleita para representar uma religião, uma denominação ou um partido, mas sim a população goncalense. Ela foi eleita pelo povo e deve governar para o povo. O tombamento e a construção do museu será uma vitória de uma voz que se levantou na multidão. Parabéns Wagner.

    Rodrigo Villalba

    ResponderExcluir
  7. Prezado Rodrigo,

    Obrigado pelas tocantes palavras. Como já disse aqui outras vezes, é o reconhecimento de vocês, leitores, que me estimula a fazer este trabalho de qualidade em prol do desenvolvimento de uma nova mentalidade gonçalense.

    E quero parabenizar-lhe também pela sua bela postura cristã. A essência do cristianismo é o respeito ao próximo. Quando o cristão se desvia desse conceito, ele deixa de ser cristão, pois está desobedecendo ao segundo mais importante mandamento que Jesus nos deixou:

    “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
    Este é o primeiro e grande mandamento.
    E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mateus 22:37-40)

    O que é o amor? Amor significa respeito. E uma vez respeitado o próximo, estaremos obedecendo ao primeiro mandamento, que amar a Deus sobre todas as coisas. Respeitar o próximo é o mesmo que respeitar a criação de Deus!

    Portanto, não devemos desrespeitar a cultura do nosso semelhante, pois fazendo isso estaremos ofendendo os seus sentimentos.

    E sobre o caso em questão, além de estarmos desrespeitando os sentimentos dos nossos semelhantes, estaremos também desrespeitando a memória da nossa cidade e da cultura brasileira como um todo. Ou seja, estaremos cometendo um grande pecado!

    Você, Rodrigo, como outros leitores do TG, são os gonçalenses que eu desejo ver como maioria em nossa cidade. O verdadeiro progresso de uma sociedade se dá somente através da observação dos valores de humanidade.

    Obrigado pela sua participação e pelas palavras elogiosas.

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir