sábado, 22 de outubro de 2011

Território Gonçalense intercede e prefeito de Niterói pede desculpa aos gonçalenses por declaração racista do Sr. Wolney Trindade

E-mail enviado por mim para a Prefeitura de Niterói
(clique na imagem para ampliá-la)


É claro que seria muita pretensão da minha parte afirmar que o prefeito de Niterói, o Sr. Jorge Roberto Silveira, teria pedido desculpas ao povo de São Gonçalo por minha causa, mas acredito que, em meio à pressão de outras pessoas, o meu e-mail solicitando a sua retratação aos gonçalenses, tenha contribuído também para que o chefe do Executivo da cidade onde nasci tomasse a elegante postura abaixo:

– Foi uma declaração extremamente infeliz. Eu quero me desculpar pessoalmente com o povo de São Gonçalo. As duas cidades são praticamente a mesma coisa. Já foram uma cidade só, são dois territórios que se confundem. O próprio Wolney nasceu na fronteira, em Engenhoca – disse o prefeito na matéria de hoje do Extra “Prefeito de Niterói pede desculpa aos moradores de São Gonçalo”.

Agora só falta o Sr. Wolney Trindade perdir desculpas, mas o secretário de segurança permanece irredutível na sua arrogância.

– Nem Deus faria (eu) me retratar. Disse e vou continuar dizendo. Vários donos de birosquinhas vieram comprar em Niterói para, depois, explorar o próprio gonçalense. Não ofendi a mãe de ninguém, o marido de ninguém, a pessoa de ninguém. Não devo desculpas. Eles que me devem. Tenho muitas realizações lá. E não é preconceito, porque tenho família e amigos que moram lá. Tenho direito de crítica –, declarou na mesma matéria do Extra.

Espero que o prefeito Jorge Roberto o repreenda por continuar tratando os gonçalenses de forma depreciativa. Birosquinhas? Até parece que em Niterói não tem birosquinhas e gente pobre...

E quero aproveitar a ocasião para agradecer ao radialista Roberto Canázio (Rádio Globo) pelo seu comportamento exemplar! Ele vem repudiando com veemência a atitude nazista desse senhor.

– É um nazista, um cretino, preconceituoso e xenófobo. Deve ter horror a tudo que seja diferente. É isso mesmo o que ele pensa. Em nenhum momento se retratou ou tentou amenizar suas declarações – dispara o indignado radialista.

Obrigado, Canázio! São Gonçalo agradece a sua solidariedade com a população gonçalense!


9 comentários:

  1. Vagner, parabéns! Você tem feito um trabalho belíssimo a favor da nossa amada cidade. Sou tua fã! Não canso de elogiar o seu blog para os meus amigos, parentes e colegas de trabalho. Você merece muito sucesso! Jesus te abençoe rica e poderosamente!
    Fique na paz, meu irmão!
    Luciana S.Silva

    ResponderExcluir
  2. TINHA MAIS QUE PEDIR DESCULPAS MESMO. SÃO GONÇALO É QUE SUSTENTA O CENTRO DE NITERÓI. QUERO VER AQUELE LUGAR SEM GONÇALENSE COMO É QUE FICA. VAI VIRAR UM DESERTTO. AGORA PREFEITO QUERO VER ESSE VERME DESSE VELHOTE NA RUA. ESTE RACISTA NÃO TEM COMPETENCIA PARA CONTINUAR COMO SECRETARIO. MANDA LOGO ESSE VELHO NOJENTO PASTAR. TA ESPERANDO O QUE? VELHO SAFADO, SEM-VERGONHA!!

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente achei um absurdo as afirmações do Wolney Trindade.

    Mas nesta situação toda, do que eu estou mais gostando é ver que a sociedade gonçalense está começando a ter vida própria, a lutar pela sua dignidade e por seus direitos. É o início de uma mobilização que eu, pelo menos, nunca vi na cidade.

    Talvez seja um exagero da minha parte afirmar que o seu trabalho, Vagner, através do TG, está ajudando bastante nessa conscientização.

    Eu imagino que você já tenha isso em mente, mas gostaria de aconselhar a você a tomar cuidado, Vagner. As eleições estão chegando e o seu blog está ganhando grande visibilidade... Políticos interesseiros é o que não falta, infelizmente.

    Enfim, parabéns e fique de olho!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Eduardo!

    Também estou muito contente em ver que a sociedade gonçalense começa a se mobilizar a favor da cidade. Eu tenho percebido que esse movimento tem ganhando, a cada dia, mais corpo.

    Eu não gosto de contar vantagens, mas foi você quem fez a observação: de fato, o TG tem contribuído, em parte, para o surgimento dessa nova mentalidade gonçalense. O objetivo que eu tinha em mente quando criei o blog – despertar no gonçalense uma visão mais contemplativa (em todos os aspectos) em relação a sua cidade –, felizmente, vem sendo atingido.

    Também já não era sem tempo, não é Eduardo? Embora o município ainda tenha ares interioranos, São Gonçalo tem todas as características de cidade grande. Então já era hora de o gonçalense pensar grande como a cidade é!

    Quanto às questões políticas, pode ficar tranqüilo. Eu estou consciente da visibilidade do blog e dos interesses alheios, mas o TG sempre atenderá os interesses da sociedade gonçalense.

    Obrigado pelo seu elogio e pela preocupação. É bom saber que os leitores têm zelo pelo blog.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vagner
    Eu ainda acho pouco!
    Nasci e cresci em Niterói. Vim em definitivo para São Gonçalo quase adulta e não me lembro de atitudes desse tipo enquanto moradora de lá. São Gonçalo não deve nada a Niterói, ao contrário. São Gonçalo deu inclusive parte de seu território. Mas isso é história e o gonçalense é um povo tão hospitaleiro e solidário que deixa passar. Suporta calado tal infâmia.
    O Sr. Wolney nunca foi agradável e nem tão pouco educado. Sendo um município tão bonito e que abrigou tantos ilustres e aristocratas, ele deveria ter um pouco mais de classe. Sinto-me, em parte, envergonhada por ter saído de um conterrâneo meu, tamanha agressão. E sinto orgulho de viver num município que é reconhecido pela sua progressão em tantos lugares por onde vou.
    São Gonçalo tem seus problemas, sim e não esconde isso. Ao contrário da minha querida Niterói que tenta viver de aparências, das glórias de um tempo que passou. Digo isso com muita tristeza, mas com a esperança de que, um dia, pessoas como ele caiam em si e percebam que não se vive segregado.

    ResponderExcluir
  6. É uma pouca vergonha. O povo não tem nada com isso. A população cresceu o numero de carros aumentou e eles nada fazem a cidade está inchada não tem mais espaço. E o povo vai deixar de comprar com um preço melhor. Só poque o secretário quer. E ainda impõe, Sr. walney merece uma coça. Uma boa esfregadela Sr. Se liga São Gonçalo. Cadê a prefeita,].

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Wagner! A qualidade do seu trabalho é excelente!

    ResponderExcluir
  8. Wagner , só queria que você e os demais moradores de São Gonçalo me explicassem porque que todo São Gonçalense quando perguntado onde moram respondem : Em Niterói ?

    ResponderExcluir
  9. Prezado Antônio Gonçalves,

    eu não omito que resido em São Gonçalo, como também não escondo (quando perguntado) que nasci em Niterói, cidade pela qual tenho grande apreço.

    Quanto aos outros gonçalenses que ignoram a cidade – na verdade, uma minoria, basta ver a repercussão dos moradores que estão defendendo São Gonçalo neste episódio racista –, acho que é uma questão de não conhecerem a si mesmos. Acredito que seja falta de discernimento dos valores que carregam.

    Obrigado pela sua audiência!

    Abraço!

    ResponderExcluir