sábado, 5 de novembro de 2011

Cavernas de Santa Izabel: a bela região desconhecida de SG


Foi só eu divulgar o link da matéria “Vamos pensar grande, prefeita Aparecida Panisset! Apoie a construção do Museu da Umbanda em São Gonçalo”, no facebook, para poucos minutos depois um rapaz compartilhar no perfil do TG o link de um vídeo gravado numa das regiões mais belas da cidade: as cavernas de Santa Izabel.

Pois é, meus queridos leitores, a nossa cidade além de riquíssimos fatos históricos (surgimento da Umbanda, 1ª corrida automobilística do Brasil, primeiro clube de nudismo brasileiro, primeira casa de imigrantes do país, local de férias de D.Pedro II, entre outros fatos importantes), conta também com lindas regiões de tirar o fôlego

E o que nós vemos na televisão? Só imagens e referências negativas de São Gonçalo.

Dia desses um amigo meu que mora no Rio de Janeiro me perguntou o que tem em São Gonçalo, além de pobreza e violência, pois são essas as únicas referências que as pessoas de fora têm sobre a nossa cidade.

Cadê as secretárias de Cultura e Turismo que não investem em nossos patrimônios históricos e não exploram as belezas da região para propagar uma imagem positiva de São Gonçalo?

Já passou da hora de São Gonçalo dar um basta em sua pobre e feia imagem!

Agora, confiram abaixo as belas cavernas de Santa Izabel.



Saiba mais informações sobre as cavernas de Santa Izabel AQUI

11 comentários:

  1. Santa Izabel, lugar lindo onde a política não fez e os políticos do lugar. Moravam aqui e nada fizeram. Continua linda mas cheia de problemas, quando chove, coitado do povo, sofrem com as enchentes. É uma pena que o homem não veja como é linda Santa Izabel.

    ResponderExcluir
  2. Wagner, o pouco que sei sobre a história de SG foi o que eu aprendi na 1ª série, isso nos idos de 1981, o meu livro escolar falava sobre São Gonçalo (muito pouco por sinal), o seu relevo, a sua história. O resto que sei foi pesquisando na bibliotecas e hoje em internet. As escolas municipais, tanto publicas como particulares, deveriam ensinar sobre os municipios no qual os estudantes lecionam. Meu filho ficou fascinado com o que eu falei sobre SG, sobre ela ter sido um rico polo industrial no passado, a revolta da "cachaça", essas cavernas em Santa IZabel. Se o proprio país não valoriza a sua história, o que dirá dos municipios

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo!

    Eu também fico muito triste com o descaso da Secretaria de Educação com a história de São Gonçalo.

    Se valorizassem desde cedo a nossa rica história nas escolas, com certeza, hoje teríamos gonçalenses mais orgulhosos de sua cidade.

    Mas ainda está em tempo de resgatar esse tempo perdido. É só os políticos amarem mais essa cidade.

    Obrigado pela sua participação e audiência!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rose!

    Realmente é muito triste constatar o descaso com o bairro de Santa Izabel. Uma região belíssima e tão maltratada. Lamentável isso!

    Quem sabe o próximo prefeito (a) não faça alguma coisa por este belo recanto?

    É sempre bom alimentarmos as esperanças!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a matéria. Tava sentindo falta, de matérias assim. Continue assim.

    Tem escola que ensina sim sobre a história e geografia da cidade. Na minha época de escola eu tive aula sobre São Gonçalo, além de uma palestra do secretário de turismo de São Gonçalo, que também falou dessas cavernas. No Ciep onde eu voto, também já vi vários trabalhos sobre história e geografia de São Gonçalo, alguns usando até fotos divulgadas nesse blog e umas que eu divulguei no Wikipédia.

    Por isso acho muito bom blogs como esse, além de melhorar a auto estima e o orgulho dos gonçalenses, também ajuda nos trabalhos de escola das crianças.

    ResponderExcluir
  6. No Monteiro Lobato, minhas aulas de Estudos Sociais da 2ª série eram sobre São Gonçalo. Era até bem interessante! Para incrementar a didática, eles inventaram um grupo de amigos que voava pela cidade de helicóptero e iam contando a história dos locais, além de falar sobre os rios, os montes e por aí vai. Foi bem legal!

    Já tinha ouvido falar das cavernas. Procurando com calma dá pra achar fotos no Google Earth também!

    ResponderExcluir
  7. gente pense bem,é melhor uma prefeita evangelica do que um beberrão numa vida de prostituição. são gonçalo pertence a DEUS e não a satanás.tem mais que varrer os terreiros de macumba.

    ResponderExcluir
  8. WAGNER COMO VOCÊ PÔDE PUBLICAR O COMENTÁRIO DESSE SEM NOÇÃO ACIMA, MEU AMIGO? ESSE CAMARADA É UM BOÇAL RELIGIOSO. EU FICO PASSADO COM O PRECONCEITO DESSA GENTE QUE DIZ SEGUIR JESUS. JESUS NÃO FAZIA DISTINÇÃO DE NINGUÉM. ESSE PESSOAL QUE SE DIZ EVANGÉLICO TEM MUITO QUE APRENDER COM JESUS. SE ELE VIESSE HOJE NA TERRA ELE NÃO IA ENTRAR EM NENHUMA IGREJA. COM CERTEZA IA PREFERIR VISITAR OS CENTRO DE MACUMBA. TENHO DITO!

    ResponderExcluir
  9. Caro Anônimo,

    eu publiquei porque o blog é democrático. E como essa pessoa não ofendeu uma outra pessoa especificamente (citando nome), mas apenas expressou o seu comentário de forma geral, também fui democrático publicando a sua opinião a respeito do grupo religioso dela.

    Embora eu não concorde com nenhum tipo de preconceito, dependendo da situação, acho importante tomarmos conhecimento do que se passa na cabeça de certas pessoas. É uma forma de amadurecermos a nossa visão sobre a realidade em que vivemos.

    Mas lamento profundamente que em pleno século XXI ainda existam pessoas de mente tão pequena que não respeitam as diferenças.

    Com certeza, Deus não se agrada nada disso. Quando Ele criou o mundo e as pessoas não existiam as religiões.

    Obrigado pela sua participação e audiência!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. POVO DE SANTA ISABEL E BAIRROS PRÓXIMOS, NÃO VOTE NESTAS FIGURAS POLITICAS QUE JÁ CONHECEMOS. MELHOR PAGAR MULTA PARA O TSE QUE NÃO É CARO. NÃO VOTE NA PANISSET OU EM SEUS FAMILIARES, NÃO VOTE NA GRAÇA MATOS OU EM QUALQUER QUE ELA OU SEU MARIDO INDIQUE. NÃO VOTE GEISO DO CASTELO. NÃO VOTE EM NEILSON MULIM. AQUI, MELHOR É NÃO VOTAR! QUAL É DA PANISSET? DESAPROPRIANDO PRAÇAS E CAMPOS DE FUTEBOL, OU SEJA, ESPAÇO PUBLICO E FAVORECENDO O COMÉRCIO BANDIDO LOCAL.

    ResponderExcluir