segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O descaso da Prefeitura e o movimento S.O.S ALCÂNTARA


Queridos leitores, vocês não imaginam a tristeza que eu sinto quando tenho que publicar imagens feias ou comentar fatos negativos da nossa querida cidade. A proposta que eu tinha quando criei este blog era somente destacar o lado positivo de São Gonçalo, mas diante das coisas absurdas que eu tenho visto é impossível continuar ignorando os fatos.

A polêmica causada pelo Sr. Wolney Trindade contribuiu para essa minha posição. Depois que li os comentários de alguns niteroienses aconselhando os gonçalenses a cuidarem mais de sua cidade, e ao observar melhor, na semana passada, como o bairro do Alcântara está abandonado, tive que dar a razão a eles: chegou a hora de os gonçalenses se voltarem mesmo para os problemas internos. Não dá mais para fingir que tudo está uma maravilha!

E foi com esse pensamento que nasceu a matéria sobre o abandono do Alcântara. Na verdade, tudo começou com o pedido do Rafael Pereira, membro da comunidade São Gonçalo – RJ (Orkut), que me pediu para mostrar o estado deplorável em que se encontra os arredores do Rio Alcântara.

Pois bem. Eu já tinha observado a situação caótica daquela região e estava mesmo há um bom tempo querendo falar a respeito, mas como na redondeza estão construindo um shopping, pensei comigo: a Prefeitura deve aproveitar para reurbanizar toda a área em torno. Vamos aguardar mais um pouco, Vagner.

Mas ao fotografar a localidade solicitada pelo Rafael, a cada cena de desleixo que eu presenciava, mais indignado ficava e foi então que decidi fazer uma matéria mais abrangente do abandono do bairro mais importante de São Gonçalo, e ao qual cheguei a conclusão que não dá mais para esperar, não. A Prefeitura tem que começar a cuidar da região é agora!

Sobre a questão do lixo - que é um problema gravíssimo do local - muita gente comentou que a Prefeitura sozinha não tem culpa pela sujeira nas ruas. Concordo. Realmente, a população tem a sua parcela de culpa, sim.

Mas será que já não passou da hora também de a Prefeitura realizar uma grande campanha de conscientização contra a sujeira nas ruas? Desde que me entendo por gente, nunca vi uma campanha para conscientizar a população gonçalense sobre a importância de se preservar a cidade limpa.

Minha gente, educação é tudo! Se a Prefeitura começar a educar a sua população, com certeza, as pessoas se conscientizarão e passarão a zelar pela cidade. O que não vai adiantar de nada é ficar agora discutindo que a população também é culpada. O negócio é agir logo. Promover uma campanha de conscientização e colocarem guardas municipais para fiscalizar as ruas.

A Prefeitura tem que deixar de ser omissa. Sei que a cidade é enorme e tem muitos problemas, mas alguns, convenhamos, são fáceis de serem solucionados rapidamente. O que está faltando é vontade política. Os gonçalenses precisam ter retorno de seus impostos.

E por falar em retorno, enviei três e-mails para Assessoria de Imprensa da PMSG com o link da matéria “Alcântara está uma vergonha!”, solicitando um esclarecimento da Prefeitura pelo abandono da região. Responderam pra vocês? Nem pra mim! Achei esse comportamento uma tremenda falta de respeito com os moradores e um descaso terrível com o bairro.

Esperava pelo menos um pedido de desculpas aos moradores, que se prontificassem em solucionar os problemas emergenciais e que apresentassem também alguns projetos urbanísticos para a localidade, mas infelizmente não deram nenhuma satisfação. A impressão que se tem é que a Prefeitura não está nem aí para a região.

E é isso mesmo que eu estou começando a achar. No último sábado (05/11), retornei aos pontos críticos que mostrei na matéria publicada na semana passada. Fui constatar se a Prefeitura tinha feito alguma coisa. Da publicação da matéria pra cá, não fizeram absolutamente nada! Não colocaram caçambas e tampouco placas pedindo para que as pessoas não jogassem lixo em determinados lugares.

Meus queridos, confesso que estou estarrecido com tamanho descaso da administração municipal com o maior centro comercial de São Gonçalo.

Mas, felizmente, nem tudo está perdido, no meio disso tudo surgiu um fato positivo: um leitor do TG e morador do bairro, Vitor Savino, tomou a iniciativa de criar a página S.O.S ALCÂNTARA, no Facebook, para mobilizar as pessoas contra o abandono da região.

Gostei muito da atitude dele. É assim mesmo que tem de ser. A população tem de se mover, não só a favor do lugar onde mora, mas por toda a cidade. Sozinhos, não vamos conseguir nada. Somente com a força da união é que as coisas acontecem.

Já que a Prefeitura tem se mostrado indiferente aos problemas do bairro, vamos então apoiar esse movimento S.O.S ALCÂNTARA. Por favor, divulguem e compartilhem o link da página por toda a internet, principalmente nas redes sociais. Divulguem também para a sua família, amigos, trabalho, escola, igreja, enfim, em todos os lugares onde tenham gonçalenses. É preciso que os gonçalenses comecem a cuidar de São Gonçalo. Não dá mais para aceitar tanto descaso.


Não estou trabalhando para ninguém


E quero aproveitar a ocasião para esclarecer uma coisa. Na semana passada recebi um telefonema de uma pessoa me questionando se eu estou trabalhando para algum candidato adversário da prefeita Aparecida Panisset. Segundo essa pessoa, que não se identificou, eu venho pegando muito no pé da prefeita.

Que absurdo! Parece que é proibido pensar em São Gonçalo! Um jornalista, blogueiro ou qualquer pessoa que se atreva agora a questionar a administração municipal na internet através de blogs ou sites poderá ser vista como um empregado a serviço do adversário. Ridículo isso! Surreal demais!

Pela milésima vez vou afirmar novamente a quem interessar possa que EU NÃO ESTOU TRABALHANDO PARA NENHUM CANDIDATO A PREFEITO, NÃO ESTOU RECEBENDO DINHEIRO PARA FALAR MAL DO GOVERNO PANISSET E MUITO MENOS SOU CANDIDATO A VEREADOR OU A PREFEITO! PRONTO. TÁ BOM OU QUER MAIS?

Meu Deus, essa neura de alguns já está se tornando uma coisa chata demais! Eu acho que algumas pessoas estão estranhando a nova mentalidade gonçalense que está surgindo. Elas estavam crentes que a população iria permanecer alienada para sempre. Só pode ser isso...não tem outra explicação.

Como cidadão, eu tenho todo o direito de cobrar melhorias para a minha cidade; e como uma pessoa visionária, também tenho o direito de querer uma São Gonçalo vibrante se destacando em todas as áreas. O que tem de extraordinário nisso? É risível a desconfiança de alguns.

Já disse que o meu objetivo com o TG é apenas contribuir para o nascimento de uma nova mentalidade gonçalense.

O meu desejo é ver todos os gonçalenses amando e sentindo muito orgulho dessa cidade. E se Deus quiser, eu vou presenciar isso, muito em breve!

Mas para isso acontecer precisamos zelar primeiro pela nossa amada São Gonçalo. Vamos zelar repudiando já os descasos promovidos contra ela. Conheça agora e divulgue imediatamente a página S.O.S ALCÂNTARA, clicando AQUI.

E constate você também o descaso da Prefeitura com Alcântara, que nada fez da publicação da matéria “Alcântara está uma vergonha!” até o momento. Veja AQUI.

Vamos todos juntos agora lutar por uma cidade melhor!


E-mails enviados para a Prefeitura e sem respostas




7 comentários:

  1. vAGNER não dê atenção para essas pessoas que estão incomodadas com o seu trabalho. Continue em frente. A sua dedicação a São Gonçalo realmente é de estranhar mesmo, pois para quem estava acostumado a só ouvir gente falando mal da cidade, mas não fazendo nada para melhorar e derepente aparece um cara que mostra a realidade, mas apresenta soluções, realmente é para estranhar mesmo.Parabéns por este blog. É a única referência boa que temos de São Gonçalo na net. Sucessos! Luana Pinheiro

    ResponderExcluir
  2. O problema é que os interesseiros acham que todos são como eles: interesseiros.

    Já estou dando o meu apoio a este movimento. Vamos renovar Alcântara!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Eduardo!

    Grande abraço, amigão!

    ResponderExcluir
  4. Oi Vagner. Parabéns pelo seu trabalho e pela sua atitude cidadã. Ontem, dia 09/11, aconteceu na Câmara uma audiência pública para discussão do orçamento p/2012, com a presença da Secretaria de Infra-estrutura. Relatei aos presentes, secretários, vereadores e cidadãos participantes a criação do movimento "SOS Alcântara" e a denúncia absolutamente pertinente feita pelo seu blog. Eu que sou morador do Alcântara e convivo infelizmente e com muita vergonha com esta triste realidade do bairro, já estou rouco de pedir, solicitar e encaminhar pedidos para que a Prefeitura dê um mínimo de atenção ao bairro. Como acredito e sempre acreditei na força da mobilização popular, acho que este é o caminho para "virar o jogo" no bairro. Diversos secretários e vereadores já sabem da criação do movimento e espero que esta inciativa espontânea vinda de cidadãos conscientes e preocupados com a cidade como você e os participantes da comunidade "São Gonçalo" no orkut, possa tirar a Prefeitura do imobilismo e negligência mesmo, quando se fala em ordenar minimamente o maior centro comercial e mais importante bairro da nossa cidade. Parabéns pela organização e atitude de vocês; o que falta mais em nossa cidade são iniciativas como essa: a de cidadãos que se organizam e cobram os seus direitos do poder público.
    Grande abraço,
    Marlos Costa

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, vereador Marlos, pelo apoio!

    Já estava estranhando o silêncio dos políticos gonçalenses sobre o abandono em que se encontra o bairro do Alcântara.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. aproveitando queria reclamar do mau cheiro que os lojista dono de peixaria, que fica em frente ao extra. é um nojo passar por ali e ficam colocando o camelo pra correr, quem faz a sujeira é um lojista.

    ResponderExcluir
  7. Alcântara uma sujeira total, sinto me envergonhado como cidadão de SG conviver com o mau cheiro ,desordem urbana, lixo, falta de conservação e insegurança... assumiu o Neílton Mulim assumiu e nada mudou. até parece que a coisa ficou pior....trazer parentes de outros estados e sentir se envergonhado com tamanha sujeira.
    Alcântara parece com aquelas cidades da Índia onde a a miséria reina.
    É lamentável a situação da cidade principalmente o Alcântara.
    sera que o Prefeito não se sente envergonhado com sua falta de gestão?? falta só encontrar porcos na grande pocilga em que si tornou o Alcântara.

    ResponderExcluir