sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A propaganda da Prefeitura na TV e a realidade gonçalense

Propaganda na TV e a realidade do lixo em Alcântara

Algumas pessoas reclamaram comigo porque elogiei a propaganda institucional da Prefeitura de São Gonçalo, que vem sendo veiculada há alguns dias na TV.

Elas não entenderam a minha atitude. Disseram que eu caí em contradição, pois venho denunciando o abandono do Alcântara e de repente, sem mais nem menos, apareço elogiando o ar de progresso da cidade.

E por acaso falei alguma mentira nos dois casos?

Realmente, Alcântara está uma vergonha só! É revoltante ver as cenas de abandono em que o bairro se encontra (veja no final da matéria as novas fotos que fiz anteontem).

E por outro lado, de fato, São Gonçalo vem crescendo, sim, senhor! Não dá para negar que a cidade mudou nos últimos anos. Vamos ser justos, não é mesmo?

Pessoal, eu não sou político. Político é que tem que ter uma posição só: ou é a favor ou é contra. Não pode ficar em cima do muro. Um político, por exemplo, da oposição, por mais que reconheça um feito positivo do adversário, jamais vai elogiá-lo publicamente. Pois faz parte do jogo político e do posicionamento eleitoral firmar-se em uma única opinião a respeito do oponente.

Como eu não sou político e não tenho ligação com a oposição e muito menos com a situação, portanto, tenho total liberdade tanto para criticar quanto para elogiar.

O meu elogio a propaganda se baseia na questão da autoestima. Eu comentei com uma pessoa lá no perfil do TG, no Facebook, que a nossa cidade só é vista de forma negativa na TV, portanto é louvável quando aparece algo positivo. É uma oportunidade que as pessoas têm de constatarem que São Gonçalo não é decadente como muitos imaginam.

E como observou muito bem o leitor do blog, Decidério, uma propaganda como essa pode até trazer novos investimentos e atrair empresas. Ele tem toda razão. Pode mesmo atrair.

Em nenhum momento eu disse que São Gonçalo está um paraíso, ao contrário, a nossa cidade continua problemática em muitas áreas. Só que não podemos ser tão radicais. Temos que saber criticar, mas também temos que saber elogiar.

E já que falei em criticar, aproveito o momento para reforçar a crítica ao abandono do Alcântara. Anteontem (16/11), estive em alguns pontos onde já havia fotografado duas vezes (em 28/10/2011 e 06/11/2011). Vocês vão observar que alguns entulhos permanecem no local desde o primeiro registro.

Sinceramente não consigo entender por que a Prefeitura não consegue resolver coisas tão simples de serem solucionadas.

Vamos então conferir abaixo a nossa triste e feia realidade que ainda resiste em continuar...

E eu lhes pergunto: pode o progresso conviver com a desordem urbana?


Rua da Caixa Econômica Federal - às margens do Rio Alcântara

Rua da Caixa Econômica Federal - às margens do Rio Alcântara

Rua da Caixa Econômica Federal - às margens do Rio Alcântara

Lixo e mato no Rio Alcântara

Lixo às margens do Rio Alcântara

Mureta quebrada às margens do Rio Alcântara

Lixo às margens do Rio Alcântara

Lixo às margens do Rio Alcântara

Lixo em frente ao Posto de Saúde Hélio Cruz

Lixo em frente ao Posto de Saúde Hélio Cruz

Calçada quebrada em frente ao Assaí Atacadista

Mureta quebrada de uma ponte sob um rio na Rua João Caetano (Rua da Feira)

Mureta quebrada da ponte e o lixo às margens de um rio
na Rua João Caetano (Rua da Feira)


Apoie o Movimento S.O.S ALCÂNTARA. Entre agora na página do movimento e deixe lá o seu apoio.
Clique
AQUI.



7 comentários:

  1. Vagner, como sempre, você sempre brilhante em seus textos. Parabéns pela sua visão ampla, equilibrada e inteligente da realidade gonçalense. Você disse tudo, a gente não pode mesmo ser radical. Temos que saber interpretar a realidade, pois são muitas as realidades no universo de São Gonçalo. Veja o caso do Brasil. Temos o Brasil de padrões de primeiro mundo e o Brasil de padrões africanos. Assim como precisam ser denunciadas as condições subumanas do Brasil africano, temos de fazer o mesmo com as mazelas de São Gonçalo. Mas isso não quer dizer que não possamos reconhecer outros avanços da cidade. Estou contigo nessa sua visão do progresso gonçalense. Parabéns, rapaz! Seu blog é uma referência de vida inteligente em São Gonçalo. Cada dia fico mais fã do Território GOnçalense. Estou sempre divulgando para os meus conhecidos. Forte Abraço, Vagner! Que Deus continue abençoando sua vida cada vez mais!
    Fernando Bastos

    ResponderExcluir
  2. GENTE QUE COISA MAIS PAVOROSA ESSA IMAGENS DE ALCÂNTARA!!!!!!!JÁ FAZEM MAIS DE 10 ANOS QUE ME MUDEI DAI E ESSAS COISAS AINDA CONTINUAM ACONTECENDO AÍ????
    E A PREFEITURA AINDA TEM A CARA DE PAU DE USAR O SLOGAN "JUNTOS FAZEMOS MAIS"???
    É MUITO DEBOCHE COM A CARA DE VOCÊS!!!!FAÇAM ALGUMA COISA GONÇALENSES!!!!ESSA CIDADE NÃO PODE CONTINUAR LARGADA AO DEUS DARÁ!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sr. Anônimo, os gonçalenses já estão fazendo alguma coisa: além da divulgação do caos no blog, foi criado o movimento S.O.S. Alcântara.

    Parabéns, Vagner! Sensato como sempre.

    ResponderExcluir
  4. Vagner, respondendo a sua pergunta se o progresso pode conviver bem com a desordem urbana? Acho que só aqui em São Gonçalo esse absurdo é possível. Concordo com você que a cidade mudou sim nos últimos anos. Cresceu e está progredindo, mas esse descaso dos nossos políticos nos envergonham demais, meu amigo. Será que eles não se incomodam quando passam por essa sujeira toda em Alcântara? É por isso que tem gente que tem vergonha de dizer que mora aqui. Antes achava isso o fim da picada, mas agora entendo. Apoio esse movimento sos alcântara e espero que ele traga resultados, mas pelo que estou vendo o pessoal estão todos dormindo. Não to vendo ninguém se movimentar. Fui ver agora lá na página só umas meia dúzia de gatos pingados curtiram o movimento. São Gonçalo precisa de um choque de tudo, de limpeza, de políticos, de população. Estamos precisando de políticos competentes e população consciente. Quando é que essa gente vai se importar com a cidade de verdade eim Vagner? Me desculpa o desabafo meu amigo mas não está dando para ficar mais calado não. É muita coisa errada nesta cidade. Ao mesmo tempo que crescemos por um lado pelo outro regredimos. Isso só acontece aqui mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Não entendo pq que a realidade tem que ser somente o lado ruim. Acho que temos a realidade boa, destacada na propaganda e também temos a realidade ruim, destacadas por jornais e nesta materia. Realidade são os dois lados.

    ResponderExcluir
  6. Vagner, como você (pelo que eu entendi) foi quem iniciou o movimento S.O.S Alcântara, lhe faço algumas sugestões:

    1º Criar um abaixo-assinado (http://www.peticaopublica.com.br/CriarPeticao.aspx)

    2º Marcar reuniões onde possa ser discutido mobilizações/ações não só na internet, mas na cidade também.

    3º Levar a problemática para TV.
    Proteste já do CQC: http://cqc.band.com.br/protesteja.asp
    Parceiro do RJ: http://pt-br.facebook.com/pages/Parceiro-do-Rj/177542092307725



    Espero ter ajudado. Parabéns não só pelo blog, que é MUITO bom, mas também pela iniciativa do movimento.

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Prezado anônimo, muito obrigado pelas sugestões. É muito bom saber que existem pessoas preocupadas com a cidade e que apoiam movimentos que tenham o objetivo de melhorá-la.

    Quanto à organização do movimento, inicialmente fui eu quem denunciou o abandono do Alcântara publicando as fotos vergonhosas do estado lastimável do bairro. Porém, quem teve a ideia de criar o Movimento SOS ALCÂNTARA foi o leitor do blog, Vitor Savino, que é morador da região. Eu abracei a ideia dele e agora estamos juntos na organização desse movimento.

    A todo o momento que posso, corro para internet para divulgar o movimento. Alguns moradores do bairro e membros da comunidade São Gonçalo – RJ (Orkut) já se prontificaram para ajudar. Estamos organizando uma reunião para discutirmos as medidas a serem adotadas. O Abaixo-assinado é um deles.

    Quanto aos Parceiros do RJ, já solicitamos o apoio deles nesse protesto. Estamos aguardando o retorno dos rapazes. Mas eu tenho também outras pessoas conhecidas que trabalham na grande imprensa (O Globo, Extra, O Dia...). Já poderia ter falado com eles, só que gostaria primeiro de esgotar os nossos recursos daqui. Não conseguindo resolver, então entrarei em contato com eles para denunciar e divulgar as nossas tristes mazelas.

    Já sobre o CQC, ainda não tínhamos pensado. De fato, o quadro “Proteste Já” tem grande repercussão e retornos satisfatórios junto aos órgãos competentes. Mas convenhamos que é uma vergonha para nós (Prefeitura e população), não é mesmo? Ter que apelar para um programa de TV de São Paulo para tratar de assuntos domésticos tão fáceis de serem solucionados...

    Mas se existe esse excelente programa que dá um apoio a população, por que não usar de sua influência, não é mesmo? Foi muito boa a sua sugestão!

    Saiba que fiquei muito feliz com o seu apoio através dessas sugestões.

    Obrigado pela sua participação aqui!

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir