quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A falta de atenção dos Parceiros do RJ de São Gonçalo com a Praça Chico Mendes

Parceiros do RJTV: Romário Régis e Felipe Saldanha



Eu estou sempre tecendo elogios aqui no blog aos Parceiros do RJ, Romário Régis e Felipe Saldanha, inclusive já postei algumas de suas matérias aqui no TG (veja aqui).
Os rapazes, de fato, são talentosos e têm futuro na área jornalística, mas confesso que a matéria que foi ao ar hoje me frustrou.
Não pelo tema escolhido – eles estão certíssimos em denunciar o vandalismo que vem acontecendo na Praça da Trindade.
Mas, sim, pela falta de percepção jornalística para o que está em evidência atualmente em São Gonçalo.
Meus queridos leitores, qual é o assunto da ordem do dia da cidade que tem provocado grandes discussões entre os gonçalenses no facebook, no mundo político local e repercutido na grande mídia (notas da jornalista Berenice Seara)? A PRAÇA CHICO MENDES, NÃO É MESMO?
Pois é, não consigo entender a falta de atenção dos representantes gonçalenses do RJTV para com esse assunto do momento?! Em se tratando de praça, o assunto do momento que está na boca do povo é a Praça Chico Mendes!
Romário e Felipe, para quem não sabe, fazem parte de um projeto do RJTV que tem como objetivo mostrar o Rio através de novos olhares. A proposta com os Parceiros é que eles contem as histórias das regiões onde vivem através de suas próprias linguagens, levando o ponto de vista dos moradores para todos os cariocas. Saiba mais AQUI.
Pois bem. Os Parceiros gonçalenses do RJTV perderam uma ótima oportunidade de fazer uma belíssima matéria sobre a polêmica envolvendo a Praça Chico Mendes...
Poderiam ter ouvido os moradores da área, os frequentadores do espaço, os skatistas, o pessoal do Le Parkour, os políticos (principalmente os vereadores do Partido Verde) e também a presidente do partido, em São Gonçalo. E no final da matéria, mostrar a posição da Prefeitura sobre a decisão arbitrária tomada por eles de trocar o nome da praça para Praça da Bíblia.
A verdade é que os nossos Parceiros pisaram feio na bola ao ignorar a Praça Chico Mendes!
Romário e Felipe, por favor, não me levem a mal, mas eu não poderia ter deixado de expor essa crítica. Vocês eram as pessoas certas para divulgarem esse assunto na TV, eram a visão dos próprios gonçalenses!
Saibam que continuo admirando o trabalho de vocês, mas fiquem mais espertos! Fiquem atentos aos fatos que estão em evidência em nossa cidade, falou?
E agora, caro leitor, assista a matéria que foi ao ar hoje dos Parceiros AQUI.
Nada contra a Praça da Trindade e o assunto abordado, mas a polêmica da Praça Chico Mendes é o assunto da ordem do dia!
Em tempo: Parceiros do RJ, o Movimento SOS ALCÂNTARA continua aguardando o apoio de vocês para denunciar a desordem urbana no maior centro comercial de São Gonçalo.
Vale ressaltar que o movimento é apartidário. Não estamos ligados a nenhum grupo político e tampouco sou candidato a vereador. Veja as fotos do abandono do Alcântara AQUI.

3 comentários:

  1. Acredito que as matérias dos meninos de SG só apareçam após passar pelo crivo da Globo. Muito provavelmente assuntos que envolvam a Prefeitura, partidos e alguns grupos de interesse religiosos sejam postos de lado. Principalmente pelo fato de a Globo estar demonstrando recentemente algum apreço(?) pelo público gospel, de olho na conquista de audiência, acho que isso foi bem oportuno, intencional.

    ResponderExcluir
  2. Olá galera, tudo bem? Aqui é o Romario, Parceiro do RJ de São Gonçalo.

    Pois bem, levo em consideração todas as críticas e obviamente, elas são importantes para a compreensão do projeto e avanço do mesmo. Em relação a Praça Chico mendes, oficialmente, ou seja, no Diário oficial, não havia nada colocado que o nome seria mudado, além disso, diante de uma apuração que fiz até mesmo na data daquele panfleto que circulou na cidade, a Prefeitura já apontava que não iria mudar o nome da praça e sim que haveria uma adição de praça da bíblia.
    Obviamente que a discussão é ótima para a cidade. Eu defendi até mesmo na Conferência de Juventude, que aquela praça fosse reformada e que lá, fosse colocada uma praça como um ponto jovem.
    Além disso, nós, Parceiros, somos pautados por e-mail e demanda popular ou seja, eu não posso, baseado naquilo que penso, indicar uma matéria, mas preciso de um apelo social mínimo, sejam de reclamações, e-mails, telefonemas, coisa que no caso da Praça Chico Mendes, isso não ocorre e que é um grande problema da galera mais ativa na Rede.
    Precisamos que as pessoas encaminhem e-mail para nós [ romario.regis@tvglobo.com.br / romario.regis@hotmail.com ] pois se não, ficamos a mercê de pautas que nem sempre são mais amplas e gerais.
    Exemplo disso nessa matéria, é que encaminharam pelo meno 20 e-mails para mim ao longo do ano falando sobre essa praça, e a da Chico Mendes, ninguém mandou e-mail e eu só vi comoção na coluna da Berenice e no blog do Território Gonçalense e em nenhum momento entraram em contato conosco.

    Nós precisamos de maior contato, de maior apropriação do projeto para a cidade, A cidade precisa entrar em contato, apurinhar meu dia a dia para essas questões acontecerem. Sou fã da Rede, da internet e venho dela, sou blogueiro, vlogueiro, pesquiso redes sociais, mas infelizmente, recebo muita pouca coisa por aqui. Meu e-mail é lotado de matérias sobre buracos, falta de luz e esgoto. Questões que tocam em outras áreas não chegam até meu e-mail e isso é importante acontecer.

    Como eu posso vender uma pauta caso ela não tenha nenhum apelo popular. A Matéria que fizemos na Taverna, foi uma matéria difícil abeça de ser aprovada, mas tinhamos a justificativa dela estar fazendo 9 anos, tinha uma história consolidada, mas e os outros artistas, poetas, etc que estão pela cidade, mas que não encaminham um e-mail para nós?

    Eu leio TODOS os dias o blog do Território, é favorito no meu PC e no meu celular, mas eu preciso que o Território Gonçalense ligue, mande e-mail, essas coisas, se não não tem como eu produzir algo que não recebi apelo.

    Desculpas, qualquer dúvida, eu respondo por aqui galera, abraços, mas também se quiserem ir no meu facebook o link é http://www.facebook.com/romarioregis

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão Romário, quem está de fora, falar é fácil. Eu que sou jornalista bem sei, que nem sempre vai ao ar, a matéria que queremos. Meu povo não é assim não. Entre seis pautas que é feita. Apenas uma será aprvada.E nem sempre essa uma é aquela que queremos, que fala dos pontos positivos da cidade. Ao contrário. O que vende é sensacionalismo, tragédia. Sempre que posso, acompanho o trbalho do Romário. E vejo que ele faz de tudo que é possível para deixar nossa cidade em evidência. E nós, o que temos feito por ela. Eu assumo que até hoje, que não enviei nehuma pauta para ele, falha minha, falha minha como jornalista e artista da Cidade. Mas agora, graças ao que foi levantado neste blog. Pretendo mudar a minha atitude.

    Bjus Gonçalençes a todos

    ResponderExcluir