sábado, 10 de dezembro de 2011

A falta de respeito da prefeita Aparecida Panisset com Chico Mendes e aos católicos

Falta o nome de um católico famoso ao lado da Flordelis
no evento de lançamento da Praça da Bíblia


Primeiramente, quero deixar bem claro que eu não tenho absolutamente nada contra os evangélicos, inclusive já fui membro de uma igreja evangélica por durante 6 anos e até hoje guardo boas lembranças daquela fase da minha vida, mas diante de certos absurdos que tenho visto por aí, por mais que eu tente não polemizar, não dá para ficar calado.

Um desses absurdos é a mistura indigesta da religião com a política. Obviamente que um evangélico pode ser político e um político pode ser evangélico, mas o que não dá para aceitar é a religiosidade dominando a política num Estado laico.

Em nossa cidade, por exemplo, a religião evangélica vem pautando cada vez mais a política local. 

Logo mais São Gonçalo terá mais um evento político-religioso. A prefeita Aparecida Panisset fará o lançamento das obras da Praça Chico Mendes. Até aí, tudo bem, realmente o local merece passar por uma boa reforma, pois está muito feio e abandonado. O absurdo que vejo nesta obra é o novo nome da praça, que passará a ser chamada de Praça da Bíblia.

Esse absurdo jamais deveria acontecer. A Praça Chico Mendes é uma referência do Alcântara. Se você perguntar a qualquer pessoa na região onde fica a Praça Chico Mendes, prontamente, ela saberá informar. Fora isso, tem a questão da justa homenagem ao líder sindical que foi morto por querer preservar a Amazônia.

Como disse, não tenho nada contra os evangélicos, mas esses abusos religiosos da prefeita, cá pra nós, estão escancarados demais, não é mesmo? Se a prefeita quer agradar os seus irmãos de fé, tudo bem. Que ela faça, então, uma nova praça em outra localidade e dê o nome do livro sagrado dos cristãos. O que não pode acontecer é essa falta de respeito com um símbolo do bairro e com o nome de um brasileiro reconhecido internacionalmente pela sua luta ambiental.

E analisando agora a questão religiosa, já que a prefeita pretende homenagear os cristãos referindo-se a praça às Escrituras Sagradas, por que ela não convidou também um padre-cantor famoso e outros cantores gospel católicos para participar do evento de hoje? Por que só a Flordelis e alguns cantores evangélicos? Que eu saiba, a Bíblia não é um livro exclusivo dos evangélicos. 

É importante ressaltar que se não fossem os católicos, os evangélicos hoje não teriam conhecimento de Jesus Cristo, pois foi a Igreja Católica que compilou a Bíblia, ou seja, organizou os livros cristãos. Foi a igreja romana que definiu quais livros deveriam compor a Bíblia – os chamados canônicos.

Portanto, seria mais do que justo a presença de representantes católicos no evento de hoje organizado pela Prefeitura. A falta de um católico de peso no lançamento das obras da Praça da Bíblia é uma atitude de extrema deselegância com a religião do secretário Adolpho Konder, o nome que a prefeita pretende eleger para ocupar o seu lugar.

Prefeita Aparecida Panisset, a senhora precisa pedir mais discernimento a Deus em suas orações, pois suas atitudes autoritárias de cunho religioso não estão agradando os gonçalenses e, com certeza, tampouco ao Senhor dos senhores.

Queridos leitores, saibam mais sobre Chico Mendes e a Bíblia nos links abaixo:

A história da Bíblia
A história da Igreja Católica
A Reforma Protestante


34 comentários:

  1. Realmente essa prefeita já está passando dos limites, Vagner. Estou com medo!

    ResponderExcluir
  2. Em que lugar isso foi divulgado, nem no site da prefeitura eu acho a notícia...
    Poderia me dizer como ficou sabendo disso?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Vagner!
    Preciso lhe perguntar:
    - Você tem mesmo certeza de que essa praça deixará de se chamar Chico Mendes?
    Desculpe, mas está sendo difícil pra mim acreditar em tamanho absurdo!

    De qualquer forma, se a prefeitura deseja fazer um evento para se homenagear a Bíblia, com certeza deveria também chamar cantores católicos. Uma falha lamentável...

    Mas gostaria de questionar algumas coisas nesta propaganda:
    - Por que o cartaz coloca em destaque a Flordelis e não a orquestra municipal de São Gonçalo?
    - E por que os outros cantores aparecem também com letras miúdas e sem direito a foto?
    - E, principalmente, por que nenhuma referência ao nome de Jesus, sendo Ele a causa e propósito da Bíblia existir?

    Alguém saberia me responder?

    ResponderExcluir
  4. Olá Wesceslau!

    Passando ontem pelo local recebi das mãos de um conhecido, que mora na região, esse panfleto que publiquei na matéria sobre o evento de lançamento de obras de construção da nova Praça da Bíblia.

    O texto está bem claro sobre o local da construção da nova praça, inclusive o espaço já está todo cercado de tapumes.

    Um amigo meu também leu a notícia sobre a troca do nome numa revista da EDURSAN (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental de São Gonçalo).

    A gente não quer acreditar nesse absurdo, mas infelizmente é mais pura verdade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Pastor Alan!

    Infelizmente, parece que é verdade mesmo. Tenho uma fonte que me confirmou.

    Quanto aos seus questionamentos, também faço os mesmos.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Amigo Vagner, a praça Chico Mendes pela lógica teria que ser toda arborizada como uma parte dela o é, ficou muito linda as árvores. Mas a outra parte esta toda suja aqueles brinquedos feios, uma pena. Quanto o que você fala dos evangélicos serem políticos e vice versa. Acho que o pastor tem que tomar conta das suas ovelhas, ele pode até se envolver na política , mas não fazer disso um negócio para sua vida. E quanto aos católicos não serem convidados, bom acho que estamos em um ano de eleição, eles já estão dizendo as suas escolhas portanto amigos reflitam bem, católicos não fiquem chateados, não vale apena. Ou vale? Deus é maravilhoso e sabe de tudo. A água não se mistura com óleo. São Gonçalo esta cheio de probleminhas, são plantinhas embaixo das redes elétricas, muitas pracinhas e os bairros abandonados, pode ser agora perto das eleições resolvam alguns. Mas difícil. dellarose. Vagner um feliz natal. DEUS é conosco.

    ResponderExcluir
  7. Com todo respeito, a Rose falou , falou e não falou nada....

    É um total absurdo mudar o nome da Praça! Vagner, se vc tiver contato com algum dos Parceiros do RJ, sugira esse tema.

    Infelizmente nossa Prefeita só volta atrás qdo sua imagem fica 'manchada' na TV.

    Só mais uma coisinha, uma duvida: Essa Flordelis não foi candidata a alguma coisa nas últimas eleiçoes????

    ResponderExcluir
  8. Olá Anônimo!

    Vou enviar um e-mail para os Parceiros do RJ sugerindo esse tema.

    Sobre a Flordelis, ela foi candidata a vereadora em 2008, mas não sei informar no momento se ela concorrerá ao cargo novamente no ano que vem.

    Obrigado pela sua audiência!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Wagner parabéns pelo inteligente texto. Você tem toda razão quando diz que a bíblia não é exclusiva dos evangélicos, ao contário, foi a igreja católica que organizou os vários livros que circulavam por aí sem nenhuma ordem. Como foi a ICAR que juntou os livros da bíblia e agora querem batizar essa praça com o nome de praça da bíblia era justo que chamasse também um cantor católico para participar da festa. Porque somente evangélicos???? Isto tá parecendo discriminação. Isto não pode acontecer. Quero padres e cantores católicos cantando também nos eventos gospel da cidade.
    É isto aí Wagner continue denunciando esses abusos. Que o NOSSO SENHOR JESUS CRISTO TE ABENÇOE MUITO. A PAZ DE CRISTO PARA TODOS! Lucia Maria

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com sua exposição. Penso que a prefeita de São Gonçalo está ultrapassando os limites e os gonçalenses precisam agir, não somente neste espaço público virtual, mas com ações reais. Acredito que até em São Gonçalo tenham muitos evangélicos, mas o povo consciente da divisão entre política e Estado precisam se mobilizar!

    ResponderExcluir
  11. Ela não tem de homenagear NINGUEM, nem Deus, nem evangélicos, nem católicos, nem fazer nenhuma outra praça em lugar nenhum se quiser homenagear. O Estado é LAICO. Texto ótimo até antes de "analisar a questão religiosa", parte totalmente desnecessária e decepcionante. O câncer chamado religião novamente se mostra presente no Brasil. Uma pena. Abraços, bela metade de texto.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Claudio!!
    Cara vc tem certeza mesmo q vc passou 6 anos em uma igreja evangélica??? Duvido!!! Só pelo seu texto já dar pra saber como foram esses seus 6 anos!! Fala Sério!? Nem a Prefeita, nem vc, nem mesmo esses Católicos cheios de tradições usam da verdade... Um dia todos nós pagaremos por tudo q estamos fazendo!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom, não só católicos deveriam ser chamados, mas também cantores espíritas! Afinal, nós espíritas também estudamos a Bíblia e toda a doutrina codificada por Allan Kardec é baseada nos ensinamentos de Jesus. Um dos livros do pentateuco espírita é O Evangelho Segundo o Espiritismo, que traz trechos da Bíblia com a devida explicação.

    Mas voltando ao foco. É realmente um absurdo! Devemos recorrer ao Ministério Público e, principalmente, à mídia, que poderá dar maior visibilidade ao caso!

    ResponderExcluir
  14. Eu tinha até gostado do seu texto, mas no final você se mostra indignado por não ter cantores católicos no evento. Aí perdeu a credibilidade pelo menos para mim.

    Teria sido coerente apenas a manifestação contra a mudança do nome da Praça, a partir do momento que se mostra indignado por não ter cantor católico no evento, transparece até onde você queria chegar.

    ResponderExcluir
  15. Não se muda nome de logradouro algum sem plebiscito.
    Ainda é tempo de mobilizar a imprensa para tentar uma declaração da prefeita sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  16. Olá Fernando Teixeira!

    Desculpe, mas parece que é você quem está querendo chegar a um lugar que não existe. Eu não sou católico e tampouco estou tentando promover uma guerra santa, pelo contrário, sou a favor da manutenção do Estado laico! Religião alguma tem que passar por cima da Constituição!

    Agora, eu achei mesmo um absurdo não convidarem cantores católicos para participarem de um evento em que estavam celebrando o lançamento de obras de uma praça em homenagem ao livro sagrado dos cristãos. Ou você não considera os católicos cristãos?

    Por que só a presença dos evangélicos? A religião oficial de São Gonçalo, por acaso, é a evangélica? O Estado é laico, ou seja, não é do domínio de nenhuma religião, meu caro!

    Portanto, o assunto está coerente, sim, com todo o texto, pois a mudança do nome da Praça Chico Mendes para a Praça da Bíblia é uma atitude de autoritarismo religioso, assim como a exclusão também dos católicos no evento em que celebra a construção da Praça da Bíblia.

    O comentário sobre os católicos foi para chamar a atenção para os absurdos que estão cometendo em nome de uma cultura religiosa reinante em nossa cidade.

    O que eu quero mesmo é que respeitem o Estado laico e preservem a homenagem a Chico Mendes naquela praça. É só o que eu desejo.

    Viva Chico Mendes!!!

    Obrigado pela sua audiência!

    Abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  17. Oi Claudio!

    Por que você duvida que eu tenha passado 6 anos na igreja? Passei, sim, e fui muito FELIZ! Fui daqueles evangélicos de carteirinha, ou seja, um crente obediente e fiel em tudo no a Bíblia diz e aos dogmas da igreja. Cheguei até fazer um seminário básico teológico.

    Só que as coisas mudam...

    Hoje, não sou mais evangélico, mas continuo acreditando muito em DEUS! A gente não precisa estar dentro de uma igreja para acreditar em Deus. Espiritualidade não tem nada a ver com religiosidade.

    Eu não sou o dono da verdade. A verdade absoluta não existe! O que pode ser verdade para você, para mim, não é, e vice-verso.

    Você disse que um dia todos nós pagaremos por tudo que estamos fazendo. Só que eu lhe afirmo que nós já estamos pagando todos os dias. A nossa realidade é reflexo dos nossos atos, por isso, devemos tomar muito cuidado de não julgar as pessoas equivocadamente, principalmente quando não temos o conhecimento da vida delas.

    Você, por exemplo, julgou o meu passado sem me conhecer. Cuidado, a própria Bíblia diz para não julgarmos para não sermos julgados.

    Em tempo: não tenho absolutamente nada contra os evangélicos. Só não concordo com a imposição de uma cultura religiosa num Estado laico. Isso é inconcebível!

    Obrigado pela sua audiência!

    Abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  18. Senhores (as):

    Essa mudança de nome foi mencionada em uma revista publicada pela EDURSAN. Vou tentar conseguir a revista, digitalizar as páginas referente ao assunto e disponibilizar aqui, com autorização do Vagner.

    ResponderExcluir
  19. Você tem a minha autorização, caro Sidney!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Vagner parabéns per ter abordado esse fato,sou usuário da praça chico mendes e não fiquei satisfeito com essa troca de nome da prefeita e támbem não fiquei satisfeito com a demolição da nossa unica skatepark de São gonçalo(que ainda não aconteceu mais esta no projeto)e ainda cerca toda a praça com horário pera fechar.Sim terá uma pista de skate sim mas pediram a opnião de ulgum skatista ? não pediram. E outra coisa pq não Praça dos musicos ou Praça do skate e pq não Praça da umbanda q é uma religião e uma cultura gonçalense.

    ResponderExcluir
  21. Pois é, caro Avner, não houve uma consulta popular. A decisão da troca do nome foi totalmente arbitrária. A Prefeitura está agindo de forma autoritária. Cadê a democracia?

    O negócio é vocês se unirem contra a mudança da praça e pedir a Prefeitura que respeitem também as opiniões dos usuários da praça. Vivemos num regime democrático. A ditadura já acabou!

    É isso aí, rapaz, exercite a sua cidadania!

    Fiquei feliz de vê-lo comentando aqui.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  22. Caro Vagner,
    Antes de tecer meus comentários gostaria de parabeniza-lo pelo blog. Está ótimo.
    Mesmo sendo cristão, pastor e professor da cadeira de Introdução bíblica, fico profundamente entristecido com a decisão do executivo municipal.
    Minha pergunta vem somar a de tantos outros, será que não havia outra praça para ser construída? Tinha que apagar o nome de uma grande líder brasileiro? Como cristão, aprendi com a bíblia, que uma das formas de Deus se revelar é através da natureza (Revelação Natural), por este motivo cabe a igreja cristã defender a criação, obra das mãos do nosso Deus, e por este motivo, temos como brasileiros, em Chico Mendes um grande mártir da defesa da floresta amazônica. Creio desnecessário este ato. Por outro lado, o fechamento da praça era mais que urgente, pois a situação estava caótica naquele lugar. Os locais para prática de esportes estavam todos quebrados. Tenho uma avaliação positiva do governo Panisset, mas neste detalhes como o uso da "Máquina evangélica" para exploração do povo e para obtenção de patamares políticos é lamentável!
    Concordo com vc que ao celebrar a bíblia, deveríamos chamar um padre e cantores católicos, pois a bíblia, como palavra de Deus e revelação Dele a humanidade é usada por católicos e evangélicos. Só uma observação não foi a ICAR que tornou os livros canônicos, existiu um processo de para que cada livro que compõem a bíblia pudesse fazer parte dela. Caso vc queira informações, textos e materiais, posso enviar para vc por email!

    Um grande abraço e meus parabéns pelo blog!

    Felipe Oliveira

    ResponderExcluir
  23. Prezado Felipe Oliveira,

    Obrigado pelo elogio e reconhecimento do blog.

    Sobre a questão dos livros canônicos, como foi a ICAR que compilou a Bíblia, conclui-se que o julgamento dos livros canônicos e apócrifos tenha sido feito pela igreja romana.

    Mas eu estou sempre aberto a novas informações. Por favor, pode enviar para o e-mail do blog (territoriogoncalense@gmail.com)os referidos textos citados por você.

    Obrigado pela sua participação no blog!

    Seus comentários serão sempre bem-vindos!

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  24. Deixando de lado as picuinhas religiosas completamente degradantes, qual foi o fim deste caso? Houve ou não houve tal evento?

    Creio que isso encerra qualquer discussão aqui posta.

    ResponderExcluir
  25. Caro Aion,

    ninguém aqui está promovendo picuinhas religiosas. A questão é que o Estado é laico, ou seja, não existe religião oficial ou dominante no país!

    Quanto ao evento, aconteceu, sim! Segundo os moradores, o trânsito ficou engarrado na região.

    Infelizmente não deu para eu ir lá registrar o espetáculo, pois tive um compromisso no mesmo horário, naquele dia.

    Mas confesso que também estou estranhando o silêncio total sobre o tal evento. Não tem foto dele em lugar nenhum, nem no site da Prefeitura.

    Não sei por que estão escondendo a festa em homenagem ao livro que representa a Verdade para os cristãos? Muito estranho esse comportamento!

    Obrigado pela sua participação aqui no blog.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  26. Não faz sentido a prefeita esconder um evento desse tipo. Enquanto fontes seguras não forem apresentadas, o seu texto, embora coerente, fica especulativo. Não posso crer na existência de algo que não é comprovadamente notado. Precisamos que você traga registros que embasem a sua colocação para não perder esta ótima iniciativa...

    ResponderExcluir
  27. Fica difícil acreditar numa notícia que foi veiculada só por você. No site da Flordelis a agenda mostra que ela estaria no centro do RJ na mesma data e horário... Repetindo, faltam registros para que a sua luta seja sólida!

    ResponderExcluir
  28. Prezado Aion, que ótimo que você achou alguma coisa, pois você mesmo havia me questionado se, de fato, o referido evento teria acontecido. Lembra?

    Sinceramente, não estou entendendo o seu comportamento. Aonde você quer chegar?

    Se você conseguir agora a informação oficial lá no site da Prefeitura, digo a publicação da realização do evento, terei todo o prazer de escrever que cometi um grande engano.

    Por enquanto, permanece o que está escrito na matéria "A estranhíssima obra da Praça da Bíblia e os argumentos repugnantes em sua defesa".

    Mais uma vez, obrigado pela sua audiência!

    Grande abraço!

    Agora uma pergunta: por que você não postou o seu comentário lá na matéria específica sobre o assunto da omissão do evento?

    ResponderExcluir
  29. Ela não tem respeito por religião nenhuma!!
    Demoliu o primeiro centro de umbanda do país, já cogitou proibir a tradicional procissão de tapetes de sal, a praça da Bíblia e os shows de rua da cidade são só para evangélicos.
    #FORAPANISSET
    #FORAKONDER

    ResponderExcluir
  30. Sou membro da igreja batista a 29 anos,mais nunca vi coisa absorda coma esta prefeita aparecida,ela misturou tudo,e agora que eu pude ver quem ela e ecomenica,ela fez uma salada no governo o tempo todo.agora eu quero ver o sr;conder manter os afilhados da prefeita,tomara que ele de 3 letras para os afilhados a letra e (RUA) voçes nao tem mais parte neste governo, se ele for eleito,que eu acho divizel a prefeito,que ele manda todos os pastores embora do gorverno aparecida,este pastores ,da ovelha eles querem a carne e a lãn,na maoria sao uns vagabondos que estao envergonhando o evangelho genoino do nosso SENHOR CRISTO.CRISTAO ABRA O OLHO.

    ResponderExcluir
  31. É um tanto quanto engraçado! Se fosse um cartaz mostrando somente uma figura católica, certamente o autor do blog não publicaria uma matéria intitulada: "A falta de respeito com os evangélicos".No que concerne à Bíblia ,se não fosse o povo evangélico poucos teriam conhecimento de sua existência e da verdade nela contida. Como está escrito no Evangelho de João 8.32: " e conhecereis a verdade,e a verdade vos libertará". Além do mais não conheço Quaisquer outros grupos de caráter religioso ou algo que o valha,que porte uma Bíblia nas mãos, durante o traslado ao local de respectivo culto, dando assim testemunho dela.Assim sendo, não vejo injustiça no fato de os cantores convidados para tal cerimonial serem evangélicos. Quanto à política o Estado é laico.Lembremos ,entretanto, que o governo brasileiro, durante a gestão do presidente Lula, assinou um acordo com a Sé Católica criando o Estatuto da Igreja Católica no Brasil que , por sua vez, concede vantagens à mesma. Isso pra não falar do uso de recursos públicos utilizados na JMJ.

    ResponderExcluir
  32. Prezado Sidarthasol

    Se hoje todos nós temos conhecimento da vida de Jesus é graças a Igreja Católica, que foi responsável por compilar os textos sagrados que conhecemos atualmente no formato da Bíblia.

    E vale ressaltar que antes de a igreja evangélica existir, inclusive no Brasil, Jesus já era conhecido através da ICAR. Mas concordo contigo que os protestantes foram responsáveis por promover uma devoção maior da Palavra de Deus e apresentar de forma mais incisiva a mensagem de Jesus Cristo. Porém, lamentavelmente, muitos evangélicos não praticam o que pregam e desonram a Deus com atitudes reprováveis, como por exemplo, essa construção da Praça da Bíblia, em que uma prefeita que se diz evangélica realizou uma obra sem qualquer transparência.

    Obrigado por participar com o seu comentário.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  33. Ontem a noite passei em frente a praça da Bíblia, que estava deserta, o que me causou profunda comoção. Lembro que antigamente era uma praça cheia de vida, onde os jovens jogavam bola, andavam de skate, se divertiam. Mas tudo isso lhes foi tirado para a realização de um projeto ridículo, vergonhoso e feio: um monte de ferro e lona comprado com nosso dinheiro e que ocupa inutilmente o espaço que antes era destinado ao esporte e ao lazer. Deus não quer esse tipo de homenagem. O que certamente agrada a Deus é uma vida saudável - algo que antes a praça Chico Mendes promovia muito bem. Agora o local se tornou um espaço triste, sem jovens, sem crianças, sem vida.

    ResponderExcluir
  34. Excelente observação, pastor Alan Capriles!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir