domingo, 4 de dezembro de 2011

Panisset pretende implantar modelo de governo com participação popular em São Gonçalo


Ao ler a matéria “Prefeitura de SG estuda implantar no município o Orçamento Participativo”, publicada ontem (3/12) no jornal O Fluminense (confira aqui), confesso que fiquei surpreso com a postura mais democrática que o Governo Panisset pretende adotar em nossa cidade.

O Orçamento Participativo é uma forma pública de poder. É um instrumento democrático que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os investimentos municipais. Exemplo: numa reunião com a Prefeitura, a população de um determinado bairro poderá discutir e decidir as prioridades de algumas obras e serviços para a região.

A ideia de fato é muito boa. Na prática, é nada mais que o exercício da democracia em seu verdadeiro sentido de participação dos cidadãos nas políticas do governo.


Mas o que não pode acontecer é o atraso na execução dos projetos aprovados ou deixá-los só na imaginação. Caso contrário, a frustração da população poderá ser pior do que já é em alguns serviços da Prefeitura.

Saiba mais sobre o Orçamento Participativo no link abaixo.


Orçamento Participativo (Wikipédia)


5 comentários:

  1. Wagner, a prefeitura de Recife também trabalha neste sistema. Tomara que dê certo aqui este tipo de governo popular. São Gonçalo tem muitas áreas carentes que precisam ter suas prioridades atendidas e nada melhor que consultar os próprios moradores dos bairros para ver o eles mais necessitam né não... Vou torcer para o sucesso desse projeto. Eu só espero Wagner que esse sistema de governo não seja um discurso de eleição pois agora vão aparecer um monte de coisas boas pra gente. Só quero ver se vai sair mesmo do papel. Eu sou que nem São Tomé, só acredito vendo. kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Surpreso fico eu ao ver alguns elogiando o governo da Prefeita, pois ela está fazendo agora o que não fez o mandato inteiro. pensa que somo otarios ela que por no poder ou o irmão dela ou outro corrupto.

    ResponderExcluir
  3. Vagner não caia nesse discurso eleitoreiro, meu filho! A matéria do Flu diz que isso só será implantado em 2013. Isso se o candidato dela também ganhar, o forasteiro Konder. Caso ele não ganhe e eu estou torcendo pra que isso aconteça (não aguento mais o domínio dos Panisset em São Gonçalo), seguramente esse orçamento participativo nunca sairá do papel. Prezado Vagner, por favor, não fique fazendo propaganda dessa gente. Isso tudo é discurso eleitoreiro para eleger o Konder. Não nos decepcione, pois eu percebo que o seu blog é o único canal de comunicação em São GOnçalo que não ainda não está comprometido com esse governo incompetente. Permaneça assim, por favor!!!
    Ronaldo Pessanha Soares

    ResponderExcluir
  4. Olá Ronaldo Pessanha!

    Primeiramente, gostaria de deixar bem claro para você e para todos os meus leitores que eu não estou fazendo propaganda do Governo Panisset e tampouco do candidato da prefeita, o Sr. Adolpho Konder.

    Só comentei a proposta sobre o Orçamento Participativo porque acho esse modelo de gestão bem interessante. Ele foi muito bem-sucedido em Porto Alegre, inclusive tornando aquela cidade referência mundial de participação direta da população nas políticas do governo.

    E depois dos excelentes resultados advindos da prática desse instrumento democrático na capital gaúcha, várias outras cidades brasileiras também adotaram o Orçamento Participativo como Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Guarulhos, São Carlos, Macaé, Rio das Ostras, entre tantas outras.

    Quanto ao discurso eleitoral, eu não sou inocente sobre os objetivos dos anúncios desse e outros projetos da Prefeitura gonçalense. É óbvio que visam a promoção do candidato da prefeita, até porque a figura do Konder está relacionada a todos eles. E como você muito bem observou realmente a ideia do projeto é passar a vigorar em 2013, mas a matéria de O Fluminense também diz que eles pretendem adotá-lo em 2012, como caráter experimental.

    Sinceramente, acho a ideia muito boa. Iria ficar muito contente se o Orçamento Participativo desse certo também em nossa cidade. Seria uma forma de estimular a cidadania da população e fortalecer a democracia.

    Mas o fato de eu achar essa proposta interessante, não significa que eu esteja agora apoiando ou fazendo propaganda da candidatura do Konder. Há uma diferença enorme entre eu pedir votos para o pupilo da prefeita e fazer uma simples observação de um modelo democrático que eu tenho conhecimento. Eu fiz apenas uma observação. Nada mais.

    Caro Ronaldo, eu entendo a sua preocupação com o posicionamento político do Território Gonçalense. Fique tranquilo. Eu continuo fazendo um jornalismo independente. Jornalismo esse que me dá também total liberdade tanto para criticar quanto para elogiar. Posso falar aqui de todos os assuntos sem me preocupar se estou agradando ou desagrandando alguém.

    Felizmente ainda vivemos numa democracia e temos liberdade para expressar as nossas opiniões.

    Obrigado pela sua audiência!

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  5. Achei a materia positiva, principalmente para apresentar a população esse tipo de governo que querem implantar que poucos conhecem, e para que possamos cobrar de seja lá quem for governar a cidade.

    ResponderExcluir