sábado, 17 de dezembro de 2011

Vamos preservar a homenagem ao grande herói brasileiro: viva a Praça Chico Mendes!!!

Foto: Vagner Rosa

Como a Prefeitura de São Gonçalo tomou uma decisão arbitrária – não consultou os moradores e aos frequentadores sobre a mudança do nome da Praça Chico Mendes para a Praça da Bíblia –, fui ontem ao local para saber a opinião das pessoas.
Todas me disseram que são radicalmente contra a troca do nome.
Porém, deixaram bem claro que não tem nada contra os evangélicos e ao livro sagrado dos cristãos, a rejeição é só mesmo em relação ao novo nome. Consideram a decisão um enorme desrespeito a memória do seringueiro brasileiro que é conhecido internacionalmente pela sua luta a favor da Amazônia.
A Praça Chico Mendes, para quem não sabe, é uma área de lazer cultural e bem democrática, situada em Alcântara. É o point dos artistas, músicos, esportistas, estudantes e de algumas tribos moderninhas. O pessoal que frequenta aquela região é bem informado. Tem opiniões formadas sobre diversos assuntos, por isso, merecia ser ouvido sobre a nova homenagem do lugar.
A galera que pratica Skate e o Le Parkour, por exemplo, recebem patrocínio de marcas famosas. Os músicos e outros profissionais ligados ao mundo das artes, clientes dos bares da localidade, a maioria trabalha com artistas famosos, no Rio de Janeiro. Portanto, não são só jovens alienados, bagunceiros e drogados como muitos julgam, equivocadamente, que frequentam o local, não. Tem vida inteligente e saudável na Chico Mendes.
A Prefeitura agiu de forma extremamente autoritária ao não levar em conta a opinião dos moradores e frequentadores. Acho que não é preciso lembrar que vivemos numa democracia, não é mesmo? E que o Estado é laico também, não é verdade? Ninguém pode impor uma cultura religiosa num país onde não existe uma religião oficial e dominante.
Prefeita Aparecida Panisset, vamos respeitar a Constituição!
Espero que a senhora tenha bom senso e reveja a sua decisão autoritária e antidemocrática, e continue preservando a justíssima homenagem ao grande Chico Mendes. Por favor, não desprestigie esse herói brasileiro em nossa cidade.
VIVA CHICO MENDES!!!
Matéria sobre a troca do nome da Praça Chico Mendes repercute no Facebook

A matéria “A falta de respeito da prefeita Aparecida Panisset com Chico Mendes e aos católicos”, publicada semana passada aqui no TG, vem repercutindo fortemente no Facebook.
A matéria já foi compartilhada por mais de 290 pessoas. Suponhando-se que cada uma dessas 290 pessoas tenha 300 amigos adicionados em seu perfil, calcula-se que 87 mil pessoas já tomaram conhecimento do absurdo que querem fazer com Chico Mendes, em Alcântara.
Confira abaixo alguns registros da repercussão no facebook.

Clique nas imagens para ampliá-las

Parte superior da página informa que 290 pessoas
já haviam compartilhado a matéria, até o momento


É a matéria mais lida da semana do Território Gonçalense, desde a sua publicação (10/12)




Praça Chico Mendes no Facebook
Foi criado um Grupo de discussão da Praça Chico Mendes, no Facebook. Participe clicando Aqui.
Aviso a galera que fotografei ontem(16/12): as fotos de vocês estão publicadas no Grupo de discussão citado acima. Confiram lá.



11 comentários:

  1. Vagner estou contigo meu caro!!! Com todo respeito que eu tenho a Bíblia, a verdade é que a gente não precisa de praça com nome de Bíblia, mas sim de gente que siga o que está escrito nela que é o respeito ao próximo. Parabéns por mais essa defesa. Você está revolucionando São Gonçalo. Conheço muita gente que passou a gostar da cidade por tua causa. Valeu, véi!Forte abraço do Fofucho (risos)

    ResponderExcluir
  2. Grande Fofucho, tudo bem?

    Fico contente em saber que os gonçalenses começam a enxergar São Gonçalo com outros olhos. Meu objetivo é contribuir para a construção de uma nova mentalidade em relação a cidade.

    Dê um abraço por mim ao pessoal do Paraíso.

    Forte abraço, amigão!

    ResponderExcluir
  3. Caraca, meu, essa mulher só faz merda! Será que não tem ninguém pra alertar ela dos seus micos não??? Primeiro foi a umbanda, agora é essa praça. E ainda tem a questão dos gays que ela não quer aprovar. A casa dos vereadores aprovou leis do dia de combate a homofobia e da parada gay em São Gonçalo, mas ela se recusa assinar. Estamos mesmo vivendo uma ditadura evangélica na cidade. Que neura, hem meu? Tô ficando com medo!!!!!
    Luizão

    ResponderExcluir
  4. Não discordo da ideia de que a homenagem a Chico Mendes deveria ser mantida. Mas constata-se que a grande maioria dos gonçalenses sequer sabe quem foi Chico Mendes, logo, ficou estranha a parte que cita a opinião de todos os entrevistados. E todos sabem que há muito tempo que a referida praça é ponto de uso de drogas e realização de pequenas reuniões satanistas...

    ResponderExcluir
  5. Excelente iniciativa Vagner!

    Já houve alguma resposta da prefeitura? Alguém se manifestou?

    Acho que poderíamos tentar fazer alguma movimento na Praça no Dia 22 para protestar contra esse absurdo.

    Estou enviando e-mails a todos os vereadores dos quais possuo o endereço questionando essa vergonha, afinal de contas a mudança de nome da praça tem que passar pela Câmara.

    Abçs!

    ResponderExcluir
  6. Grande Sidney Valle, tudo bem?

    Ninguém se manifestou. A Prefeitura simplesmente ignora completamente as opiniões dos cidadãos.

    Parabéns pela iniciativa de enviar e-mails para os vereadores. Amanhã vou disponibilizá-los aqui no blog para quem quiser enviar também.

    Eu estou decepcionado também com o Partido Verde de São Gonçalo. Enviei um e-mail para a Dora Cordeiro (presidente do partido) solicitando um depoimento dela sobre o assunto, mas até agora nada. Um silêncio total.

    Segue o endereço do PV:

    partidoverdesaogoncalo@gmail.com

    Sobre o protesto do dia 22, para mim, vai ficar difícil, mas se você organizar alguma coisa, me envie as fotos, por favor.

    Valeu, Sidney! É isso aí, vamos lutar pela preservação da homenagem ao grande Chico Mendes em nossa cidade. Ela é mais do que merecida!!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Prezado Anônimo, por que essa mania de desqualificar os gonçalenses???

    É verdade que a nossa população, a maioria é formada por pessoas simples, mas elas não são burras,como muitos pensam, não... Cuidado com esse preconceito ridículo!

    E pare também com esse preconceito em relação aos frequentadores da Praça Chico Mendes. Já não basta as besteiras que você falou hoje lá no facebook, não?

    De qualquer forma, obrigado pela sua participação aqui.

    ResponderExcluir
  8. engraçado, tanta comoção por um nome de praça...

    acham mais importante um nome de praça. a uma praça sendo destruida pela população que paga pra contruir e destroi...

    ResponderExcluir
  9. chico mendes ja veio s são gonçalo ?
    ele alguma vez lutou por algo em são gonçalo?
    ele ja citou são gonçalo em alguma ocasião ?

    pelo amor de deus né... o nome da praça é o que menos importa.. é só uma area de lazer

    ResponderExcluir
  10. Prezado Anônimo

    O presidente americano John Fitzgerald Kennedy já esteve em São Gonçalo para merecer uma avenida com o seu nome(Avenida Presidente Kennedy, no Centro de São Gonçalo)?

    O jornalista Roberto Marinho fez alguma coisa por São Gonçalo para merecer uma avenida em sua homenagem em São Gonçalo (o nome da ex-Avenida Maricá hoje é Avenida Jornalista Roberto Marinho)?

    O presidente americano Barack Obama por acaso já pisou alguma vez em São Gonçalo ou já citou o nome da cidade para merecer o Título de Cidadão Gonçalense?

    Desculpe, meu caro, sua crítica é totalmente sem consistência. Chico Mendes é merecedor, sim, da homenagem em seu nome naquela praça!

    Retirar o seu nome daquela praça representa falta de respeito com um homem que morreu em defesa da Amazônia, ou seja, da criação de Deus!

    Criticar a homenagem a Chico Mendes em Alcântara demonstra uma total falta de cultura da pessoa!

    Veja só que contrassenso! Enquanto Chico Mendes é homenageado numa praça em Milão (famosa cidade industrial da Itália e capital mundial da moda), aqui em São Gonçalo querem desprestigiá-lo! Quanta falta de elegância e cultura!!!

    Veja no link abaixo a praça que presta homenagem a ele na Itália.

    http://cartadaitalia.blogspot.com/2009/04/chico-mendes-milao.html

    O Território Gonçalense não é contra a reforma da praça, ao contrário, defende uma reforma linda para aquele local, porém tem de respeitar o nome de batismo daquela área de lazer!

    A homenagem a Chico Mendes em São Gonçalo demonstra que a cidade tem o respeito pela natureza de Deus!

    Mas se você não gosta do Chico Mendes e acha que ele não merece uma homenagem em São Gonçalo, tudo bem, é a sua opinião. Vou respeitar, mas não venha desqualificar a luta deste homem, não!

    Obrigado pela sua participação neste blog!

    Grande abraço e Feliz Ano Novo!!!

    ResponderExcluir