quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Uma Noite na Taverna: oito anos de sucesso e totalmente ignorado pela Prefeitura de São Gonçalo


Queridos leitores, confesso a vocês que eu me esforço ao máximo para não criticar a Prefeitura de São Gonçalo, pois o Território Gonçalense jamais teve a intenção de se tornar um espaço de oposição ao Governo Panisset, mas tem certos absurdos que não dá para ficar calado.

Um desses absurdos é a falta de atenção da Secretaria de Cultura com alguns projetos culturais da cidade. E um desses projetos é o belíssimo evento de poesias Uma Noite na Taverna.

Criado em 2004, pelos poetas Rodrigo Santos e Rômulo Narducci, com o objetivo de popularizar a poesia na cidade, o espetáculo hoje é referência de evento de artes em São Gonçalo. Porém, para a Prefeitura, não tem valor algum.

Para não dizer que o projeto Uma Noite na Taverna nunca recebeu atenção da Prefeitura. Nesses oito anos de existência, recebeu apenas um tímido incentivo da FASG, nos anos de 2006 e 2007, depois foi esquecido completamente - o espetáculo é gratuito e custeado pelos próprios organizadores. Nem para assistir as apresentações, a classe política comparece para prestigiar o evento.

“Apenas dois políticos em exercício do poder foram ao evento nestes oito anos: um chegou no final, e outro foi como marido de uma amiga de infância minha”, revela Rodrigo Santos.

Vejam que absurdo, meus queridos leitores!!! Depois dizem que eu sou implicante, mas não é para ficar indignado com uma coisa dessas???

Pra que serve então a Secretaria de Cultura em nossa cidade???

Será que o pessoal da Cultura desse governo acha que arte é frescura? É coisa de elite?

A cidade que promove cultura promove educação, conhecimento, autoestima e elegância.

Como desejar uma população culta, educada e com autoestima elevada se não há promoção da cultura?

É bom ressaltar também que Uma Noite na Taverna vende uma imagem super positiva da cidade... Cadê o pessoal do Marketing da Prefeitura para se atentar para esse detalhe?

Como não quero ser leviano em cobrar sem ouvir o outro lado, já enviei um e-mail para a Secretaria de Cultura com o link desta matéria. Vamos aguardar o pronunciamento do secretário sobre a questão aqui levantada.

E para quem quiser prestigiar Uma Noite na Taverna, no próximo sábado (14/01), para comemorar o sucesso do evento, acontecerá o “Especial de 8 Anos”. A apresentação será no SESC, às 17 horas. Você está convidado. A entrada é gratuita.

Agora, assistam abaixo a matéria dos Parceiros do RJTV sobre Uma Noite na Taverna.



Veja também:

Entrevista com Rodrigo Santos

Blog Manifesto Tavernista

3 comentários:

  1. A indústria do Turismo é a que menos polui e que mais valoriza a cultura de uma cidade. Conservatória garante grande parte de sua receita com o turismo, investindo na égide da "Cidade da Seresta".

    Em toda grande banda há um gonçalense. "Uma Noite na Taverna" é um dos maiores eventos de poesia do Estado - quiçá do Brasil. E a prefeitura de São Gonçalo mais uma vez perdendo o bonde da História.

    Parabéns ao blog, e aos meninos da Taverna. Como eles mesmos dizem, EVOÉ!

    ResponderExcluir
  2. Mas esse verdadeiro descaso com as manifestações artísticas e culturais da cidade é patente há anos. Esse descaso oriundo de uma teia de ignorâncias e corrupções é que faz com que grandes artistas de nossa cidade se retirem solenemente de seu cenário político-cultural. Desistem, sufocam. Em tempos de criação da FASG, acreditamos que a partir dali o artista na cidade teria algum tipo de reconhecimento, no sentido também de criação de mecanismos para que ele leve adiante seu trabalho. Isso não aconteceu. Talvez falte a nós, artistas, um pouco mais de coragem e decisão para o enfrentamento dessas questões, afinal, não só o Noite na Taverna, mas vários outros eventos e projetos pensados para cidade, foram negligenciados em sua importância. Não digo que queremos medalhas, mas talvez, uma secretaria de cultura que olhe a própria cultura local e suas manifestações com a seriedade que lhe é devida.

    Um grande abraço aos Tavernistas!
    Valeu pelo levante, Território Gonçalense!

    Reynaldo Dutra
    professor de teatro da cidade

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente nunca consigo ir ao Noite na Taverna... Desta vez, então! lamentei demais por não ter visto a contação teatral Amarante... É outra apresentação que eu estou sempre buscando, mas nunca consigo ir ver!

    O Noite na Taverna está indo muito bem assim, possivelmente melhor do que estaria se precisasse do apoio da negligente Secretaria de Cultura.

    Um abraço aos Tavernistas!

    ResponderExcluir