domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Projeto da Praça da Bíblia e o adeus a única área de lazer esportiva do Alcântara

A futura Praça da Bíblia será construída na área que era reservada para a prática de esportes (onde existiam a quadra poliesportiva e a rampa de skate)


Antes de tecer o meu comentário sobre a futura Praça da Bíblia, gostaria que os leitores lessem primeiro o seu projeto, abaixo:


Projeto Praça da Bíblia

O objeto deste projeto básico são os serviços de engenharia para construção da Praça da Bíblia, no local atualmente conhecido como Parque Chico Mendes, no bairro Raul Veiga, Município de São Gonçalo.


Trata-se de uma praça temática com monumentos simbolizando passagens da história bíblica, desde o Gênesis até a ressurreição de Jesus Cristo, além de um espaço em forma de peixe simbolizando a vida.


Sua concepção visa estimular o turismo religioso em um local de grande movimento situado entre os bairros Alcântara e Raul Veiga, possuindo também espaços destinados a encontros religiosos (deck com púlpito e parlatório).


A praça será construída em uma área de 15.449 m2 com lagos iluminados cercados por gradis de ferro, monumentos temáticos em concreto sobre os lagos, obelisco, púlpito, bancos de concreto, pérgula de madeira em maçaranduba, pisos em lajotas intertravas e pisos de concreto, canteiros com cordões de concreto, reconstrução de meio-fios, casa de máquinas, chafarizes, paisagismo com plantio de árvores, arbustos e ramas e iluminação pública com tecnologia de leds.

Também estão previstos construção de calçadas, rampas para portadores de
necessidades especiais, drenagem de águas pluviais e mureta em concreto com grade de ferro no entorno da parte temática, com portões de acesso, além de complementação de pavimentação da Rua Lindolfo Color.

Texto transcrito do site da EDURSAN (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental do Município de São Gonçalo)




Queridos leitores, eu não vou comentar sobre o caráter religioso da Praça da Bíblia, porque o conceito da nova obra da Prefeitura já está explícito no texto acima: visa somente atrair e agradar o público cristão, principalmente o segmento evangélico.

Eu quero chamar a atenção é para o fim da única área de lazer esportiva em Alcântara.

Será que já não basta o bairro ter perdido a Praça Carlos Gianelli, no Centro, para o mini-shopping Pátio Alcântara?

E agora querem acabar também com área reservada para a prática de esportes, na Praça Chico Mendes?

O bairro já é carente de lazer e ainda querem destruir o único espaço público que restou em Alcântara? Absurdo isso!

O que a Prefeitura tem de fazer naquele local é reformá-lo e promover o esporte e a vida saudável: construir uma belíssima quadra poliesportiva, rampas de skate, academia de ginástica e organizar eventos temáticos relacionados ao meio ambiente e a qualidade de vida (sustentabilidade); e não a religiosidade. Esse papel cabe as igrejas cumprirem dentro de seus recintos!

E por falar em rampa de skate, rolou um papo que ela seria mantida na praça e que há um projeto prevendo a construção de uma nova pista para os skatistas, mas cadê esse projeto? No site da EDURSAN, onde está publicado o projeto da Praça da Bíblia, não há qualquer referência sobre a rampa e tampouco sua instalação numa outra localidade da praça (como você pode conferir AQUI).

É um pecado o que estão fazendo com a Praça Chico Mendes, com os seus frequentadores e moradores da região.

E a pergunta que não quer calar é: será que Deus está agradando disso???


A antiga pista de skate antes de ser demolida




Pista de skate e quadra poliesportiva são demolidas para
ceder lugar para a Praça da Bíblia


6 comentários:

  1. "...também espaços destinados a encontros religiosos (deck com púlpito e parlatório..."

    Na minha real opinião o que não falta em São Gonçalo, são igrejas o que mais tem é espaços destinados a encontros religiosos...
    É simples tire um dia pra andar em qualquer rua a sua escolha e comece a contar quantas igrejas existem... Eu já o fiz e fiquei espantado com o número...

    ResponderExcluir
  2. sem palavras para comentar este absurdo

    ResponderExcluir
  3. Fala Vagner... me desculpe a expressão, mas a nossa prefeita só pode estar de SACANAGEM com o povo.
    Ela chega e imprime a sua vontade sem, se quer, consultar a população que usa o espaço? É assim mesmo que funciona?
    Se ela preservar o espaço poliesportivo é quiser, futuramente, promover os tais encontros cristãos, não haverá qualquer dificuldade.
    A prefeita quer é continuara fazendo o povo de otário mesmo. Não está respeitando a opinião da população. Ou melhor, está ignorando.
    Uma vergonha Vagner, estou com nojo disso tudo.

    Forte Abraço!
    Daniel Rochester

    ResponderExcluir
  4. Fala, Daniel! Tudo bem, meu caro?

    Pois é, rapaz, eu acho um absurdo acabarem com a única área de lazer esportiva do Alcântara.

    O bairro hoje não tem mais praça, a única que sobrou foi a Chico Mendes e agora querem transformá-la em espaço religioso. Sinceramente, não dá para entender uma coisa dessas...

    O ideal seria promover atividades esportivas e eventos ligados ao meio ambiente, já que o local leva o nome do maior ambientalista que o Brasil já teve.

    Eu fico muito chateado com essa política pequena e provinciada em nossa cidade.

    Quando eu penso que São Gonçalo está progredindo...observo o que está em curso é a promoção da involução intelectual, espiritual e cultural em nosso município. Lamentável isso!

    A bela homenagem (o samba) que vocês fizeram a Chico Mendes vai continuar postado na barra ao lado, no topo, até que o seu nome seja respeitado na praça.

    Além de defendermos a homenagem ao seu nome, em toda a extensão daquela área, como sempre foi, temos de defender também o único espaço público de lazer esportivo existente, hoje, em Alcântara.

    Viva Chico Mendes e Viva o esporte!!!

    Valeu, Daniel!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Se com todas as opções de entretenimento que tinha, alguns vândalos ainda arrumavam tempo para depredar a praça, imagine agora se essa MERDA de projeto (Com todo respeito do mundo à religião e sem o menor respeito à quem não me respeita) for de fato concluído! É uma vergonha isso que estamos presenciando. Sem opções de lazer, nossas crianças só terão duas opções: Ficar o dia inteiro entediadas dentro de casa ou cair nas drogas né, igual à muitos jovens que vejo na praça durante todo esse governo que em momento algum tomou providência para ajudar esses cidadãos. Lamentável isso que a Prefeita está fazendo!

    ResponderExcluir
  6. Wagner, o MP sabe disso? O intuito da prefeita deve ser de "puxar o saco" dos evangélicos com propósitos políticos. Chaga de praças, São Gonçalo não vai ficar bonito. O município tem que lutar para ser o primeiro na educação e saúde publicas. Basta de gasto com pracinhas para enganar o povo. Para que gastar com palmeiras imperiais, que custam, naquele tamanho, entorno de três mil reais no Mercado Livre. Como dizem: a saúde, no nosso município, está doente e a educação está burra. O povo precisa também de esporte, e se a Praça Chico Mendes deveria sim ser reformada com o objetivo esportivo e lazer. O povo de Alcantara, pricipalmente, deveria fazer um abaixo-assinado e etrgar ao Ministério Público.

    ResponderExcluir