domingo, 12 de fevereiro de 2012

Parabéns pela metade para a Prefeitura de São Gonçalo


Como já disse aqui no blog, comigo não tem frescuras, picuinhas políticas ou partidarismos: quanto tenho que criticar, eu critico mesmo; quando tenho que elogiar, também elogio.

Não é novidade pra ninguém que eu cobro muito da Prefeitura em relação ao abandono do bairro do Alcântara. É inadmissível que o maior centro comercial do município não receba uma atenção especial por parte das autoridades municipais.

Pois bem. Vamos ser justos. Nos últimos dias, tenho observado que a Prefeitura vem se esforçando para mudar a realidade do lugar. Já não era sem tempo...

Um exemplo de mudança é o inicio da Rua Nestor Pinto Alves (Entrada do Vila Três), que era uma área horrível e decadente, e agora se encontra com uma aparência bem melhor. Ponto para a prefeita!

Veja abaixo as fotos do antes e agora.

Antes
( parte do Centro Popular do Alcântara danificada)




Agora

( a nova pracinha no lugar)






Outro exemplo é o do comércio informal que tomava conta das calçadas obrigando os transeuntes caminharem no meio dos carros embaixo do viaduto. Agora, a Prefeitura proibiu as bancas. Restaram apenas algumas encostadas no paredão.


Antes
(Calçada embaixo do viaduto tomada por bancas de comerciantes informais)



Agora
(Calçada sem as bancas dos comerciantes informais)



Eu gostaria muito de dar um parabéns bem retumbante para a Prefeitura, mas infelizmente não dá. Tem muita coisa ainda para fazer em Alcântara: tirar os pontos finais de linhas de ônibus espalhados pelas ruas do bairro, consertar as calçadas destruídas, arrumar as muretas quebradas das pequenas pontes e principalmente dar um fim nas lixeiras a céu aberto.

E por falar nas lixeiras a céu aberto, aquela na Rua Nestor Pinto Alves (próximo a Igreja Nova Vida) continua firme e forte enojando os nossos estômagos. Veja só que contrassenso: dão um tratamento na entrada do Vila Três (com a construção da nova pracinha), mas, pouco metros adiante, as pessoas se deparam com uma montanha de lixo no meio da rua. Assim fica difícil de comemorar, não é mesmo?

No dia em que o bairro do Alcântara estiver todo bonitinho e bem tratado, então darei muitos parabéns ao Governo Municipal e farei uma matéria especial do antes e depois.

Mas, por enquanto, vai só um reconhecimento que estão tentando fazer alguma coisa...


Problemas antigos que resistem em continuar


Alguns metros atrás da nova praça (foto acima) há uma lixeira a céu aberto como pode ser observada na foto abaixo


A lixeira a céu aberto em frente ao Posto de Saúde Hélio Cruz também continua lá


Os pontos finais de linhas de ônibus também continuam espalhados pelas ruas do bairro, atrapanhando a circulação dos transeuntes nas calçadas




As calçadas também continuam sem manutenção


Muretas de pontes quebradas - tragédia anunciada

Rua João Caetano ( Rua da Feira)

Rua Laureano Rosa (Foto: Ulysses Hermeli Soares)


Todas as fotos são de autoria de Vagner Rosa, exceto a última que é do leitor do blog, Ulyssses Hermeli.


7 comentários:

  1. cara to com medo do viaduto!!caiu tipo q uma massa d cimento em cima do onibus

    ResponderExcluir
  2. Muito boa matéria, criticando mas também elogiando. E inacreditável como problemas tão simples de se resolver, como calçada ,muretas e lixo ainda assolem o bairro que é praticamente o segundo centro da cidade.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Decidério! Tudo bem?

    Tá sumido, hein, rapaz! Por onde andas?

    Sobre o elogio e a crítica presentes na matéria, eu procuro sempre ser coerente em minhas observações.

    Como o Território Gonçalense não é um blog oposicionista e, sim, apartidário, não tem o porquê de eu ficar batendo na mesma tecla fazendo joguinho político, entendeu? Ao contrário do que dizem por aí, eu não trabalho para nenhum político.

    Quanto aos problemas que continuam existindo no bairro, realmente é inacreditável como ainda não foram solucionados. Como você observou muito bem: de fato, são fáceis de serem resolvidos... não consigo entender qual é a dificuldade???

    Espero, se Deus quiser, um dia vê-los resolvidos!

    Meu caro, valeu pela sua participação aqui no blog!

    Grande abraço e um excelente carnaval pra você!

    ResponderExcluir
  4. Mas muito dos problemas citados, é culpa nossa, lixo por exemplo!!

    ResponderExcluir
  5. É necessário um grande trabalho de informação da população, responsável pelo lixo que esta em todo canto. A coleta não é boa porém é visível que o papel jogado em qualquer lugar é o que mais suja. As pessoas que circulam pelo Alcântara estão muito mal educadas. Todo o caminho do valão do Vila3 está de dar vergonha. Lixeiras a cada ponte. carros destruidos nas margens, uma verdadeira favela.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns com muitas ressalvas, até porque a minipraça na entrada do Vila Três não acabou com o camelódromo abandonado, que continua ali adiante, firme e forte.

    Há muito o que se fazer em Alcântara e pequenas obras só vão adiar os problemas.

    O Alcântara merece e precisa de uma completa reestruturação urbanística, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  7. Estou muito preocupada é com a segurança na Rua Nestor Pinto Alves. Levei dois sustos seguidos ao levar minha filha a uma escola no local. Na segunda feira um rapaz nitidamente drogado circulava na calçada, isso as 09:30h da manhã. Já na terça ( 13/02), um outro rapaz fez uma abordagem um tanto estranha no portão da escola.. vejo que se estivessemos sozinhas ( sem a presença do meu marido e de um porteiro da escola ) certamente aquele rapaz iria assaltar a escola... A obra feita pela prefeitura no Campo do Vila Três ( um palco - ou sei lá o que é aquilo ) serve de recanto para "cracudos" já tem cama, fogão e etc.. o consumo de drogas está ali.. para quem quiser ver.. quando o $ acaba, eles vão fazer pequenos assaltos aos moradores e comércios da região.. é lixo, cracudos, trânsito em desordem, esgoto a céu aberto, carros abandonados.. tudo isso ali, ao lado do centro do Alcântara.. De que adianta pracinha lá no comecinho da rua?

    ResponderExcluir