sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PMSG não honra palavra sobre a Praça Chico Mendes e causa indignação nos gonçalenses que são contra a imposição religiosa na cidade

Foto: Vagner Rosa


Na quinta-feira passada (16/02), antes do carnaval, uma leitora do Território Gonçalense entrou em contato comigo para me informar que a Prefeitura havia colocado uma reluzente placa na Praça Chico Mendes anunciando a construção da Praça da Bíblia. 

Ela ficou indignada com o que viu, mas também não era para menos: após um grande protesto nas redes sociais, principalmente no facebook, a favor da preservação da homenagem a Chico Mendes, naquela área de lazer; e duas notas publicadas na coluna da jornalista política Berenice Seara (Jornal Extra), em que a Prefeitura de São Gonçalo jurou que jamais tivera a intenção de mudar o nome da praça, mas apenas construir um Espaço Bíblia (monumento), é mais do que compreensível o seu desapontamento.

A leitora me revelou que estava se sentindo uma otária por ter acreditado nas declarações da Prefeitura, conforme publicadas nas duas notas abaixo.


LinkLeia a matéria "Colunista política do Extra, Berenice Seara, confirma o que a minha fonte informou: a prefeita não vai mais rebatizar a Praça Chico Mendes"





Ao tomar conhecimento, às vésperas do carnaval, dessa nova investida desrespeitosa da Prefeitura, preferi deixar para comentar o assunto somente após a folia carnavalesca, pois imaginei que durante o carnaval ninguém iria se importar com o assunto.

Estava redondamente enganado. Nestes tempos de internet, mesmo durante o carnaval, as pessoas estão atentas. E uma dessas pessoas foi a Carolina Oliveira, moradora da região, que fotografou a placa e postou no mural do Território Gonçalense, no facebook.

A reação foi imediata. Vários gonçalenses manifestaram suas indignações com a atitude desrespeitosa da Prefeitura de São Gonçalo.

Confira abaixo os comentários feitos no facebook, no período de carnaval.

Clique sobre as imagens para ampliá-las




















Comunidade Virtual de São Gonçalo envia e-mail para a Prefeitura solicitando uma justificativa pela construção da Praça da Bíblia no espaço da Praça Chico Mendes



"Prezados senhores da Prefeitura Municipal de São Gonçalo,
Nós, ao final subscritos, na qualidade de cidadãos deste município, solicitamos justificativa oficial da Prefeitura para a frase “Construção da Praça da Bíblia”, na Praça Chico Mendes, conforme se comprova na imagem abaixo (Anexo-001.jpg):"

6 comentários:

  1. Vagner,
    Boa Tarde!
    Sou Morador e acho uma falta de respeito dessa Prefeita mudar o nome da praça, sem antes saber a opinião dos moradores. Nós sabemos a importância do livro sagrado mas queremos o CHICO MENDES PRESERVADO !!!

    JOSE EDUARDO

    ResponderExcluir
  2. Wagner, me desculpe, eu vejo o seu excelente trabalho a frente deste blog, em prol dessa cidade, mas vou te revelar uma coisa e peço que não fique chateado comigo: mas que cidadezinha nojenta essa que você mora hein? Eu não queria nunca morar nesta cidade. Ainda mais com essa ditadura religiosa que vocês vivem ai. Não ia suportar mesmo. Eu se fosse você metia o pé desse lugar. Essa cidade não merece o seu esforço. Essa é minha opinião. Me desculpe se te ofendi.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lohan! Tudo bem?

    Não, meu caro, de forma alguma me ofendi com o seu comentário.

    Realmente para quem é de fora é complicado entender a nossa realidade.

    Mas eu não me sinto um derrotado, não. Não tenho a pretensão de ser o dono da verdade. Apenas promovo um debate sério sobre os fatos de São Gonçalo.

    E a imposição da cultura religiosa, promovida pela Prefeitura, é um deles.

    Não tenho nada contra a religião das pessoas,mas essa imposição é um desrespeito com o Estado Laico.

    Com tantas obras importantes para serem feitas em São Gonçalo e a Prefeitura interessada em construir a Praça da Bíblia, ninguém merece, não é mesmo?

    O debate sobre esse assunto está no ar novamente. Que as pessoas possam então discutir e refletir sobre isso.

    Obrigado pela sua participação no blog!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. É muito revoltante ver uma situação dessa acontecendo em nossa cidade. Mas não é nenhuma surpresa em se tratando dessa familia "Panisset" pois já foram capazes até de deixar uma menina cadeirante (minha neta deficiente física) sem condução quando o carro do pai dela foi avariado por um carro do gabinete da prefeita que avançava sinal vermelho na entrada do Boassu, numa madrugada de sexta feira. Fiz diversas tentativas de falar diretamente com a prefeita e nunca, vejam bem, "NUNCA" conseguí ser recebida em seu gabinete. Entrei com um processo administrativo pedindo reparo do carro, solicitando uma vaga na condução da prefeitura para que minha neta não ficasse sem o tratamento de fisioterapia que fazia na ANDEF e finalmente solicitei ressarcimento do valor que gastamos com o conserto do carro e ABSOLUTAMENTE nenhuma das solicitações foi atendida por essa gente. Ainda tem mais sujeira nessa história que prefiro nem comentar aqui... isso foi apenas uma ilustração do que essa gente é capaz.
    Então, por quê não seriam capazes de cometer um absurdo desses, de mudar o nome da praça CHICO MENDES, pra praça da bíblia mesmo contra a vontade e solicitação dos moradores??? É a volta da DITADURA em benefício próprio, claro. É a intenção de enganar os evangélicos para conquistar o voto deles.

    ResponderExcluir
  5. Desculpem, esqueci de me identificar no comentário sobre o desrespeito da prefeita e sua turma quanto a mudança de nome da praça Chico Mendes para praça da biblia. E no mesmo comentário falo sobre outro absurdo que ela e seu "irmão" Marcio Panisset cometeram em não se importar de terem deixado minha neta cadeirante sem condução para comparecer ao tratamento de fisioterapia na ANDEF.
    Vera Antunes

    ResponderExcluir
  6. Este governo da familha Panisset e fascista RESPETE A LEI

    ResponderExcluir