sábado, 10 de março de 2012

Artista plástica gonçalense expõe na Galeria Macunaíma, no Rio de Janeiro



A artista plástica Ivete Silva estréia, na próxima terça-feira (13/03), a exposição de pinturas “Paisagens Atávicas”, na Galeria Macunaíma – Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Será a primeira exposição individual da pintora gonçalense, com formação em Pintura, na EBA – UFRJ. A curadoria é também de um gonçalense, do pintor e diretor do Grupo CÁFAROartesvisuais, Mário Candido.

Paisagens Atávicas reúne uma série de pinturas que Ivete Silva vem realizando ao longo dos últimos três anos, explorando texturas, diversos materiais e tratando a questão da paisagem de modo a não configurar uma representação, no sentido mais comum implicando neste termo.


Abordagem curatorial – Por Mário Candido

Podemos dizer que tudo o que vemos na obra de Ivete Silva se mostra como um embate plástico sobre a tela, configurando-se em uma mera aparência – aparecência-, não se tratando de uma representação. E é resultado de um atavismo que reduz tudo que ali se vê a resíduos de uma paisagem, de uma natureza e de uma memória pictórica. Paisagens construídas sobre o plano, feitas de elementos da natureza e da paisagem histórica da própria pintura, mas surgidas na ação. Entretanto há algumas questões que permanecem abertas como um ato que sugere um antepor da ideia àquela ação, quase lhe traindo aquele status.

Porém, neste oscilar, devemos considerar o que nos diz a própria artista, de que começou esse conjunto pelo simples fazer, o que podemos chamar, para os dias de hoje, de um prazer quase impune e sacrílego de da textura; sua lida com a tela (tecido) e com a cera (lápis), o que fica sempre, de modo equivocado, como margem de que ao pintor caberia apenas a artesania.


Galeria Macunaíma – Atelier Candido Portinari – Escola de Belas Artes (UFRJ)
Avenida Pedro Calmon, 550/101 – Cidade Universitária – Rio de Janeiro


7 comentários:

  1. São Gonçalo tem muita gente boa e talentosa. Pena que a cultura aqui não receba a merecida atenção. A única coisa que impera nesta cidade é a cultura religiosa.

    ResponderExcluir
  2. Sou Mário Candido,curador da mostra, e venho agradecer a Vagner Rosa pela divulgação.Pedro,ótimo comentário. mas quero dizer que venho há muito tempo tentando e realizando, quando é possível- e é cada vez mais impossível- realizar bons eventos de artes plástica aqui mesmo em São Gonçalo.

    ResponderExcluir
  3. Mário Candido, continue investindo na cidade e em divulgação! Parcerias com escolas talvez seja interessante. Uma turma de Educação Artística poderia fazer um passeio e ir visitar suas exposições. Depois, os alunos motivariam até mesmo os pais a frequentarem exposições. Fica aí a sugestão!

    Eu estudo no Fundão e farei o possível para ir conferir a exposição.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Mário

    Para mim, é uma grande satisfação poder divulgar projetos culturais de artistas gonçalenses.

    Desejo muito sucesso para a exposição!

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  5. Caro Eduardo

    Eu admiro muito o seu carinho pela cidade e pela nossa gente querida e talentosa.

    Você sempre tem palavras positivas e estimulantes.

    Parabéns pela sua rica espiritualidade!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. A abertura da exposição, na terça-feira, foi muito boa. Foram horas agradáveis e com ótima receptividade do público à nossa proposta. Agradeço a todos e espero em breve voltar a realizar um trabalho com o mesmo nível (ou melhor)aqui na nossa cidade, como tantas vezes já fiz. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Mário!!!

    Com certeza será um sucesso aqui também!

    Abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir