domingo, 8 de abril de 2012

Irmãos gonçalenses investem na cultura carioca. Por que não investiram aqui?

Juliana e Frederico Reder com Bibi Ferreira na inauguração do Theatro Net Rio
(Foto: Divulgação)


Fico muito orgulhoso quando vejo a nossa gente se destacando em diversas áreas, além das fronteiras gonçalenses.

Mas também fico triste quando vejo que alguns poderiam investir os seus talentos em nossa cidade, como é o caso dos irmãos gonçalenses e produtores culturais Juliana Reder, 23 anos, e Frederico Reder, 28, que acabaram de assumir a direção do antigo Teatro Tereza Rachel, em Copacabana.

Os irmãos que nasceram no Mutuá e que ainda tem família morando em São Gonçalo, não mediram esforços para se apoderarem do Teatro Tereza Rachel e transformá-lo no Theatro Net Rio.

“Muitos produtores e instituições importantes tentaram e não conseguiram pegar o Teatro Tereza Rachel. Eu, depois de um ano e meio de negociações com a Tereza, consegui que ela aceitasse as condições. Logo em seguida começaram as negociações com a NET e conseguimos o patrocínio. Por isso o teatro se chama Theatro Net Rio” conta Frederico.

Sem dúvida alguma, os dois merecem elogios e os nossos parabéns por terem conseguido atingir seus objetivos, mas, eu, e com certeza muitos gonçalenses, ficaríamos muito mais felizes se esse esforço tivesse sido em prol do crescimento da cultura gonçalense.

Mas o rapaz revela que São Gonçalo não está fora de seus planos.

"Quem sabe um teatro em breve em São Gonçalo. Temos essa ideia. Mereço retribuir a cidade que me construiu, me fez pensar, onde estudei, tenho meus amigos e pela qual serei eternamente grato", prometeu.

Frederico, vamos ficar muito felizes se isso acontecer mesmo. Estamos precisando de gonçalenses visionários que acreditem no potencial desta cidade, principalmente na área da cultura!

E quanto ao Theatro Net Rio, desejamos muita merda (termo usado no meio teatral para sucesso) para este novo espaço cultural da cidade maravilhosa!

Fonte: OSG

4 comentários:

  1. Interessante abordagem, Vagner.

    É importante ressaltar que, no caso de São Gonçalo, eles terão que adequar o conceito de teatro que eles conhecem. Digo isso porque, na Zona Sul do Rio, "ir ao teatro" já faz parte da cultura das pessoas, que têm um perfil socioeconômico extremamente diferente do dos gonçalenses. Em SG, por exemplo, não há condição de sustentar um teatro cobrando 40, 50 reais (ou mais) no ingresso.

    Por exemplo, na Alemanha e, eu acho, em toda a Europa, existe o chamado "abonnement", que é como se fosse um vale pré-pago que permite a entrada em qualquer evento cultural durante um mês. Pode ser que eu esteja enganado, pois estudei isso já faz algum tempo no curso de alemão.

    Creio que seja uma boa ideia, pois faria com que os eventos culturais ficassem mais acessíveis.

    Grande abraço, Vagner!
    Avante, TG!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eduardo! Tudo bem?

    Sem dúvida, o teatro faz parte da realidade dos cariocas da Zona Sul.

    Estou consciente também que os custos são altos para a montagem de uma peça, por isso, o preço do ingresso é caro.

    No nosso caso, o ideal seria uma parceria público privada (construção e manutenção de um teatro) e promover junto as companhias teatrais a apresentação de temporadas populares das peças famosas. Com certeza, público não vai faltar em São Gonçalo.

    Quanto ao sistema alemão, o Congresso Nacional já aprovou um projeto de Lei do Governo Federal parecido com esse da Alemanha, denominado Vale Cultura (R$ 50,00), voltado para o público de classe média baixa. Mas até agora não foi sancionado.

    E ai, está estudando bastante o idioma germânico? Já está falando alguma coisa?

    Quando é que você vai?

    Espero que você continue prestigiando o TG de lá, hein...

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, uma PPP seria uma alternativa viável, ainda mais com a política medíocre que ainda encontramos em nossa cidade.

    Eu apoio a sua colocação. A população de SG não frequenta o teatro por mera falta de hábito. Falo isso por mim mesmo, que adoro teatro, mas por não ter opções perto de casa, acaba sendo inacessível, tanto pelo custo quanto pela distância.

    Estou torcendo para que este Vale Cultura saia do papel!

    Estudo há 4 anos, já consigo me comunicar de alguma forma... rs Irei em meados de julho e com certeza ficarei sempre atualizado sobre o que acontece em SG pelo TG! Fica aí o compromisso de manter o blog sempre atualizado, hein! rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza você ficará muito bem informado sobre a nossa cidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir