segunda-feira, 2 de abril de 2012

Violência não para de crescer em São Gonçalo e tema sobre Segurança Pública não poderá ficar de fora da campanha eleitoral municipal

Reprodução


Segundo matéria publicada ontem(31/03) pelo jornal O DIA, a violência vem aumentando consideravelmente em São Gonçalo e nas cidades vizinhas depois que as UPPs foram instaladas nos morros e favelas das zona sul e Norte do Rio.

Bandidos estão dominando cada vez mais áreas que antes eram consideradas tranquilas.

– Ouvimos relatos de moradores de onde antes você não via nem um revólver enferrujado, e agora tem inúmeros fuzis e gente com granada até o ‘pescoço’ – informa o secretário de Segurança de São Gonçalo, Marcus Jardim.

Pois é, foi-se o tempo em que tínhamos a sensação confortável que a situaçao do lado de cá da Baía, em termos de violência, era mais tranquila. Agora o bicho tá pegando e o tema da segurança pública não poderá ficar de fora da campanha eleitoral.

Os candidatos à prefeitura de São Gonçalo, Niterói, Maricá e Itaboraí terão de discutir esse assunto de forma contundente. A nossa cidade e região não podem se transformar em refúgio de bandidos.

O projeto da UPP (Unidade de Policia Pacificadora) é muito bom, mas essa migração de traficantes para outras localidades tem colocado em xeque sua eficiência. Alguma coisa tem de ser feito.

Leia a matéria “Mapa das áreas de risco aumenta do outro lado da Baía” clicando AQUI.


8 comentários:

  1. O Jorge Roberto,prefeito de Niterói, já se adiantou e realizou um contrato com o Estado e vai conseguir aumentar o efetivo de policiais nas ruas de Niterói. Os policiais vão receber a mais para trabalharem em suas folgas.

    Não vou discutir aqui a eficácia desta atitude, mas,em todo caso, já é uma atitude.

    Cadê São Gonçalo nesta história? Cadê a prefeita aparecendo para falar sobre isso,para se fazer presente no horário nobre da Globo, representando os gonçalenses?

    No Barro Vermelho está tendo tiro quase todo dia e há poucos dias foram rajadas de metralhadora.
    Mas não concordo que isso deva ser material para a campanha eleitoral aqui em São Gonçalo, não. Quer o quê, que seja imiscuído neste assunto grave e urgente a hipocrisia que toda vez impera nesta cidade no período de eleição?

    A coisa é muito mais séria e não há aqui em São Gonçalo político com representatividade suficiente para fazer frente a isso. A coisa não é só de ter aumentado ou não a violência do lado de cá. Quem viu a reportagem do RJ segunda edição, que falou sobre a ação do Jorge Roberto, viu que o Estado tirou uma de dizer que não ia comentar as declarações do Prefeito de Niterói. Querem o quê, esvaziar a importância da crítica que ele e todos nós fazemos?

    E o que foi aquilo da Globo ter entrado logo em seguida mostrando uma estatística sobre a queda da violência no Estado do Rio de Janeiro? Tem mais alguém aqui em São Gonçalo que consegue entender o que isso significa? Quero ver!! Que papel foi esse da Globo?

    Quer dizer: a violência geral diminuiu, mas desde que o diminuto e aceitável aconteça aqui e não lá!!

    Venho dizendo há muito tempo e não recuo: São Gonçalo não sai desse buraco sem brigar e sem ter uma visão muito crítica do que acontece ao seu redor, sobretudo, na cidade do Rio de Janeiro, que sempre teve dois prefeitos: o prefeito e o governador.

    ResponderExcluir
  2. E as autoridades ainda continuam repetindo que os números estão dentro do esperado.

    Só se o plano deles é manter um aumento...

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mário Candido,

    muito bem colocada a sua posição.

    Mas quando eu defendo que o tema de Segurança Pública seja discutido na campanha eleitoral, é justamente para analisarmos a qualidade daqueles que desejam representar São Gonçalo.

    É um absurdo uma cidade considerada o segundo colégio eleitoral do Estado ser tão fraca politicamente.

    Quanto a UPP, eu não sou contra. Acho o projeto muito bom, mas a questão da migração de traficantes para outras localidades precisa ser mais debatida.

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  4. Olá Wagner! Sei da sua intenção ao querer esse debate, mas temo pela hipocrisia, costumeira na política- e intensa aqui na nossa terra.

    Na verdade, penso que somos nós, gonçalenses, independente de governo, que é tão somente uma parte da sociedade, que devemos abrir o olho.

    Há muito tempo que já é assim: tudo à cidade do Rio e nada para as outras. O que proponho é participação cidadã. Se os reizinhos que insistem em nos governar quiserem e tiverem condições reais de participar, que se acheguem.
    Mas a verdade é que esse pessoal não tem condição para isso.

    O detalhe é saber fazer a a leitura do que as autoridades estão dizendo:está tudo dentro do limite... dentro do limite da cidade dos outros, não é mesmo?! É essa a abordagem que interessa aos gonçalenses.

    Vamos parar com esse negócio de que somos todos do Estado do Rio, que temos a cidade maravilhosa como cartão postal. O meio metro de cartão postal que há no Rio só representa retorno e investimento para eles. O que faço aqui é uma ação política... e cidadã.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito, Mário. Respeito a sua opinião.

    Obrigado pela sua participação com o seu contundente comentário.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Concordo que deveria haver uma ação conjunta: Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí para solução dos conflitos relacionados a segurança pública, que é assunto de Estado. Mas, que porcaria de pesquisa foi essa publicada pelo O dia? Eles se utilizam do conceito "áreas não atendidas pela Ampla" para dizer que são áreas violentas???

    O problema do aumento da violência notificada nessas regiões mencionadas na matéria não podem ser pautadas apenas nas UPP's, pois vem acontecendo de forma crescente muito antes da implementação dessas unidades pacificadoras.

    Quem não observa a falta de planejamento ou ma gestão dos comandantes da PM, corrupção, e falta de implementação de uma política de segurança pública plural visando a prevenção e apoio da comunidade.

    ResponderExcluir
  7. Isso também é verdade; você tem razão, mas eu acho que tudo isso, inclusive essa abordagem meio troncha do "O Dia", tem haver com esta falta de representatividade de nossa cidade e continuo chamando a atenção para a postura da Globo de logo em seguida a matéria com o Jorge Robereto, sobre Niterói,ter dado a informação, tão interesssante ao Estado, de que está tudo dentro do limite e que a violência no geral caiu.

    O problema deles é que não volte a aumentar lá; aqui, estão muito pouco preocupados. É a cidade maravilhosa. São Gonçalo e as demais são o quê?

    De toda forma, tem uma contribuição sua aqui que merece destaque. É atribuição do Estado cuidar da segurança pública, mas em todos os lugares de maneira igualitária, no sentidio da importância, e isso não acontece.

    Qualquer Batalhão de Polícia aqui dentro do nosso município não é Batalhão de São Gonçalo, É EM SÃO GONÇALO.

    E para os que acharem que não faz diferença essa questão apenas de preposição, basta pensar na celeuma que deu a lei da ilegibilidade para quem estivesse respondendo a algum processo na justiça, de quando passaria a valer, exatamente por uma questão de preposição.

    isso tem haver com uma questão pela qual muito me dabato que é a imagem de São Gonçalo. precisamos começar a levar isso muito à sério. O mundo é todo feito de construção de valores.

    Bezerra da Silva costumava dizer que a Favela era só atacada e não se defendia. Digo o mesmo de São GOnçalo. Faltam vozes que defendam de verdade esta cidade. É por isso que não topo com os políticos dessa cidade. Fracos e omissos.

    ResponderExcluir
  8. Nós Gonçalenses temos que agradeçer toda esta violência ao nosso Governador SÉRGIO CABRAL, por causa das UPPs mal programadas, ou será que ele não imaginou que a bandidagem iria se entregar, e inclusive tudo que está acontecendo sobre segurança no Rio é culpa destas ações mal resolvidas deste governo. Eu moro num lugar que antes das UPPs eu dormia com minhas janelas abertas, hoje tive que fazer de minha casa uma CADEIA e os bandidos estão soltos no meu bairro(BOASSÚ).

    ResponderExcluir