terça-feira, 1 de maio de 2012

“E assim surge...Jardim Catarina”, o livro que conta a história do maior bairro da América Latina



O famoso bairro gonçalense agora tem um livro para chamar de seu.

Idealizado pelo professor Pitter Mendes, “E assim surge...Jardim Catarina”, será lançado amanhã (02/05), na Escola de Música Nova Sintonia. (maiores informações no final deste artigo)

Confira abaixo o resumo do livro, transcrito da contracapa:

"E assim surge... Jardim Catarina.

O livro resgata a identidade do bairro Jardim Catarina situado na cidade de São Gonçalo no estado do Rio de Janeiro.

Um bairro que como tantos outros, localizado dentro e fora do estado, sofre com problemas sociais, políticos e de infraestrutura desde sua criação.

Através de fontes primárias, documentais e orais, o autor tenta explicar todo processo de seu surgimento a fim de que sejam comparados à hipóteses sobre os possíveis motivos de problemas da atualidade.

O Jardim Catarina sempre foi um bairro muito famoso devido a sua grande extensão territorial, sendo popularmente considerado o maior loteamento da América Latina. Porém, muito pobre... Não somente em sua infraestrutura como também em pesquisas, obras literárias e registros de sua origem.

Seguindo essa escassez de registros, pesquisas e trabalhos acadêmicos, o autor resgatou minuciosamente toda conjuntura da época, que levou a criação do grande loteamento, e posteriormente chegando a posição de bairro.

Um trabalho acadêmico, seguindo toda uma metodologia de pesquisa histórica, história oral e regional. E que agora transforma-se em obra, para que futuramente a sociedade gonçalense possa ter registrado em mãos, todos os motivos, causas e histórias do surgimento do Jardim Catarina."

Clique na imagem para aumentar



O livro estará à venda na Livraria Ler e Arte.

Endereço:
Rua Coronel Moreira César, 97 – loja 10
Centro – São Gonçalo
Tel.: (21) 2723-6502



4 comentários:

  1. José Santos Macedo1 de maio de 2012 às 14:33

    Tomara que apareça livros com a história de outros bairros também. Nossa cidade precisa valorizar a sua cultura.

    ResponderExcluir
  2. Neves já possui alguns livros sobre seu rico passado. Não sei se algum outro bairro também possui.

    Este parece ser um grande trabalho. Vou ver se compro! Aliás, seria ótimo se todos os gonçalenses fizessem o mesmo, para valorizarmos o resgate da história da nossa cidade.

    Parabéns ao autor e ao Jardim Catarina, que ganhou um presentão!

    Ah, acabei de me lembrar que existe um livro contando a história de todos os bairros da cidade na biblioteca do ICBEU. Mas as histórias não são muito detalhadas, acho.

    ResponderExcluir
  3. muito lindo este trabalho do povo de sao gonçalo e adjacencias que e o tapete na celebração de corpus christi.deveria se tornar ponto turistico.

    ResponderExcluir